Proposal for classification of integrated landscapes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Marco Tulio Mendonça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8417
Resumo: Até as décadas de 1960 e 1970 prevalecia na ciênciacomo um todo paradigmas baseados na Física de Newtone no cartesianismo. Nestes paradigmas científicosquestões como o imponderável e o imprevisível nãopoderiam receber atenção. Após o referido período, aciência como um todo tem sofrido diversas mudanças deparadigma, no caso das ciências que tratam da questãoambiental, como no caso da Geografia Física, novastemas como a Teoria da Complexidade, a Teoria do Caos,a Criticalidade Auto-Organizada (CAO), a Teoria dasEstruturas Dissipativas e a Teoria dos Sistemas Geraistem recebido luz por parte dos pesquisadores. Em especiala Teoria dos Sistemas Gerais, formulada por Bertalanfyem fins dos anos 1960 teve grande repercursão sobre opensamento geográfico, seu principal desdobramento é oconceito de Geossistema que passou a categoria de análisena Geografia Física, em especial por influência daGeografia Francesa através de autores como GeorgesBertrand e Jean Tricart. É apresentada uma proposta declassificação das paisagens integradas com base nostrabalhos de Bertrand, Tricart e Bolós onde sãoconsiderados elementos da dinâmica, tipologia,cartografia e taxonomia.
id UFRN-12_dc267163087b0ced7231971134f03fec
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/8417
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Proposal for classification of integrated landscapesProposta de classificação das paisagens integradasAté as décadas de 1960 e 1970 prevalecia na ciênciacomo um todo paradigmas baseados na Física de Newtone no cartesianismo. Nestes paradigmas científicosquestões como o imponderável e o imprevisível nãopoderiam receber atenção. Após o referido período, aciência como um todo tem sofrido diversas mudanças deparadigma, no caso das ciências que tratam da questãoambiental, como no caso da Geografia Física, novastemas como a Teoria da Complexidade, a Teoria do Caos,a Criticalidade Auto-Organizada (CAO), a Teoria dasEstruturas Dissipativas e a Teoria dos Sistemas Geraistem recebido luz por parte dos pesquisadores. Em especiala Teoria dos Sistemas Gerais, formulada por Bertalanfyem fins dos anos 1960 teve grande repercursão sobre opensamento geográfico, seu principal desdobramento é oconceito de Geossistema que passou a categoria de análisena Geografia Física, em especial por influência daGeografia Francesa através de autores como GeorgesBertrand e Jean Tricart. É apresentada uma proposta declassificação das paisagens integradas com base nostrabalhos de Bertrand, Tricart e Bolós onde sãoconsiderados elementos da dinâmica, tipologia,cartografia e taxonomia.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8417Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 1 (2015); 50-652447-3359reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8417/6070Copyright (c) 2015 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Marco Tulio Mendonça2020-04-30T15:41:10Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8417Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2020-04-30T15:41:10Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposal for classification of integrated landscapes
Proposta de classificação das paisagens integradas
title Proposal for classification of integrated landscapes
spellingShingle Proposal for classification of integrated landscapes
Diniz, Marco Tulio Mendonça
title_short Proposal for classification of integrated landscapes
title_full Proposal for classification of integrated landscapes
title_fullStr Proposal for classification of integrated landscapes
title_full_unstemmed Proposal for classification of integrated landscapes
title_sort Proposal for classification of integrated landscapes
author Diniz, Marco Tulio Mendonça
author_facet Diniz, Marco Tulio Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Marco Tulio Mendonça
description Até as décadas de 1960 e 1970 prevalecia na ciênciacomo um todo paradigmas baseados na Física de Newtone no cartesianismo. Nestes paradigmas científicosquestões como o imponderável e o imprevisível nãopoderiam receber atenção. Após o referido período, aciência como um todo tem sofrido diversas mudanças deparadigma, no caso das ciências que tratam da questãoambiental, como no caso da Geografia Física, novastemas como a Teoria da Complexidade, a Teoria do Caos,a Criticalidade Auto-Organizada (CAO), a Teoria dasEstruturas Dissipativas e a Teoria dos Sistemas Geraistem recebido luz por parte dos pesquisadores. Em especiala Teoria dos Sistemas Gerais, formulada por Bertalanfyem fins dos anos 1960 teve grande repercursão sobre opensamento geográfico, seu principal desdobramento é oconceito de Geossistema que passou a categoria de análisena Geografia Física, em especial por influência daGeografia Francesa através de autores como GeorgesBertrand e Jean Tricart. É apresentada uma proposta declassificação das paisagens integradas com base nostrabalhos de Bertrand, Tricart e Bolós onde sãoconsiderados elementos da dinâmica, tipologia,cartografia e taxonomia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8417
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/8417/6070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 1 (2015); 50-65
2447-3359
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052927601278976