AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Aneide Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Júnior, Valdério Freire de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambiente Contábil
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1907
Resumo: O profissional de Contabilidade necessita lidar tanto com a pluralidade quanto com a singularidade de fatos, para os quais não existem roteiros claros e consistentes que o possam guiar a uma solução bem sucedida. Para tanto, torna-se relevante desenvolver nos profissionais dessa área, quando em processo de formação, uma atitude reflexiva a respeito dos eventos a sua volta e não apenas a reprodução de conhecimentos reunidos em compêndios e manuais de procedimentos. O presente estudo teve como propósito analisar a utilização da técnica do portfólio no ensino e avaliação da aprendizagem em uma disciplina do curso de ciências contábeis, tendo como pressuposto que essa técnica contribui para essa formação reflexiva. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas a pesquisa-ação por meio da observação participante, questionários, como também da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o portfólio foi capaz de promover a mobilização do estudante em busca da própria aprendizagem, bem como o desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito do seu rendimento escolar. Embora os resultados não sejam conclusivos em termos da eficácia da aprendizagem, eles oferecem a oportunidade de discussão de mais uma alternativa no processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Portfólio. Contabilidade. ABSTRACT The accounting professional need to deal with both the plurality and the uniqueness of events, for which there are no clear and consistent routes that can lead to a successful solution. To this end, it becomes important to develop professionals in this area, when in process of formation, a reflective about the events around them and not just the reproduction of knowledge gathered in textbooks and procedure manuals. This study aimed to analyze the use of the technique of portfolio assessment in teaching and learning in a course in the accounting sciences, with the assumption that this technique contributes to this reflexive formation. To this end, besides the literature were used action research through participant observation, questionnaires, as well as the technique of content analysis. The results showed that the portfolio was able to promote the mobilization of the student in search of their own learning as well as the development of a critical consciousness about their school performance. Although the results are not conclusive in terms of learning effectiveness, they offer the opportunity to discuss an alternative teaching-learning process. Keywords:  School. Apprentice. Portfólio. Accountant.
id UFRN-3_115928b5456209a1827047f11c6fac41
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/1907
network_acronym_str UFRN-3
network_name_str Revista Ambiente Contábil
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.O profissional de Contabilidade necessita lidar tanto com a pluralidade quanto com a singularidade de fatos, para os quais não existem roteiros claros e consistentes que o possam guiar a uma solução bem sucedida. Para tanto, torna-se relevante desenvolver nos profissionais dessa área, quando em processo de formação, uma atitude reflexiva a respeito dos eventos a sua volta e não apenas a reprodução de conhecimentos reunidos em compêndios e manuais de procedimentos. O presente estudo teve como propósito analisar a utilização da técnica do portfólio no ensino e avaliação da aprendizagem em uma disciplina do curso de ciências contábeis, tendo como pressuposto que essa técnica contribui para essa formação reflexiva. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas a pesquisa-ação por meio da observação participante, questionários, como também da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o portfólio foi capaz de promover a mobilização do estudante em busca da própria aprendizagem, bem como o desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito do seu rendimento escolar. Embora os resultados não sejam conclusivos em termos da eficácia da aprendizagem, eles oferecem a oportunidade de discussão de mais uma alternativa no processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Portfólio. Contabilidade. ABSTRACT The accounting professional need to deal with both the plurality and the uniqueness of events, for which there are no clear and consistent routes that can lead to a successful solution. To this end, it becomes important to develop professionals in this area, when in process of formation, a reflective about the events around them and not just the reproduction of knowledge gathered in textbooks and procedure manuals. This study aimed to analyze the use of the technique of portfolio assessment in teaching and learning in a course in the accounting sciences, with the assumption that this technique contributes to this reflexive formation. To this end, besides the literature were used action research through participant observation, questionnaires, as well as the technique of content analysis. The results showed that the portfolio was able to promote the mobilization of the student in search of their own learning as well as the development of a critical consciousness about their school performance. Although the results are not conclusive in terms of learning effectiveness, they offer the opportunity to discuss an alternative teaching-learning process. Keywords:  School. Apprentice. Portfólio. Accountant.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2012-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1907REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 4 No. 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 4 Núm. 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 4 n. 1 (2012): Jan./Jun.; 36-502176-9036reponame:Revista Ambiente Contábilinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1907/1334Copyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Aneide OliveiraJúnior, Valdério Freire de Moraes2019-10-09T22:35:20Zoai:periodicos.ufrn.br:article/1907Revistahttps://periodicos.ufrn.br/ambientePUBhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/oai||prof.mauriciocsilva@gmail.com2176-90362176-9036opendoar:2019-10-09T22:35:20Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Araujo, Aneide Oliveira
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
author Araujo, Aneide Oliveira
author_facet Araujo, Aneide Oliveira
Júnior, Valdério Freire de Moraes
author_role author
author2 Júnior, Valdério Freire de Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Aneide Oliveira
Júnior, Valdério Freire de Moraes
description O profissional de Contabilidade necessita lidar tanto com a pluralidade quanto com a singularidade de fatos, para os quais não existem roteiros claros e consistentes que o possam guiar a uma solução bem sucedida. Para tanto, torna-se relevante desenvolver nos profissionais dessa área, quando em processo de formação, uma atitude reflexiva a respeito dos eventos a sua volta e não apenas a reprodução de conhecimentos reunidos em compêndios e manuais de procedimentos. O presente estudo teve como propósito analisar a utilização da técnica do portfólio no ensino e avaliação da aprendizagem em uma disciplina do curso de ciências contábeis, tendo como pressuposto que essa técnica contribui para essa formação reflexiva. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas a pesquisa-ação por meio da observação participante, questionários, como também da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o portfólio foi capaz de promover a mobilização do estudante em busca da própria aprendizagem, bem como o desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito do seu rendimento escolar. Embora os resultados não sejam conclusivos em termos da eficácia da aprendizagem, eles oferecem a oportunidade de discussão de mais uma alternativa no processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Portfólio. Contabilidade. ABSTRACT The accounting professional need to deal with both the plurality and the uniqueness of events, for which there are no clear and consistent routes that can lead to a successful solution. To this end, it becomes important to develop professionals in this area, when in process of formation, a reflective about the events around them and not just the reproduction of knowledge gathered in textbooks and procedure manuals. This study aimed to analyze the use of the technique of portfolio assessment in teaching and learning in a course in the accounting sciences, with the assumption that this technique contributes to this reflexive formation. To this end, besides the literature were used action research through participant observation, questionnaires, as well as the technique of content analysis. The results showed that the portfolio was able to promote the mobilization of the student in search of their own learning as well as the development of a critical consciousness about their school performance. Although the results are not conclusive in terms of learning effectiveness, they offer the opportunity to discuss an alternative teaching-learning process. Keywords:  School. Apprentice. Portfólio. Accountant.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1907
url https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1907/1334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 4 No. 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 4 Núm. 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 4 n. 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50
2176-9036
reponame:Revista Ambiente Contábil
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ambiente Contábil
collection Revista Ambiente Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||prof.mauriciocsilva@gmail.com
_version_ 1799770186615619584