O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ambiente Contábil |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317 |
Resumo: | O Efeito Framing afirma que postura do ser humano muda com as alterações na forma de apresentação dos problemas. Essa pesquisa consiste em verificar se o ensino de controladoria minimiza os vieses cognitivos acarretados pelo efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 3 cenários experimentais junto a uma amostra composta por 103 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo 52, do 1º e 2º períodos, e 51, do 7º e 8º períodos. Os resultados revelaram que dos 51 respondentes, que já tinham o conhecimento da disciplina de controladoria, apenas 8% tomaram a decisão errada, a qual correspondeu ao julgamento da decisão de vender no Ceará como uma alternativa de bom negócio, enquanto que os demais, 52, que não tinham esse conhecimento, corresponderam a 29%. Diante dos resultados, pode-se concluir que o ensino de controladoria minimizou a ocorrência de vieses cognitivos decorrentes do efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade da amostra pesquisada e que os gestores podem ser influenciados quando a informação é enviesada, tendo como obrigação a elaboração de informações que não levem a ocorrência desses vieses. |
id |
UFRN-3_4047a6dc8ab586de92ff8becccb83d86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/1317 |
network_acronym_str |
UFRN-3 |
network_name_str |
Revista Ambiente Contábil |
repository_id_str |
|
spelling |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMINGO Efeito Framing afirma que postura do ser humano muda com as alterações na forma de apresentação dos problemas. Essa pesquisa consiste em verificar se o ensino de controladoria minimiza os vieses cognitivos acarretados pelo efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 3 cenários experimentais junto a uma amostra composta por 103 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo 52, do 1º e 2º períodos, e 51, do 7º e 8º períodos. Os resultados revelaram que dos 51 respondentes, que já tinham o conhecimento da disciplina de controladoria, apenas 8% tomaram a decisão errada, a qual correspondeu ao julgamento da decisão de vender no Ceará como uma alternativa de bom negócio, enquanto que os demais, 52, que não tinham esse conhecimento, corresponderam a 29%. Diante dos resultados, pode-se concluir que o ensino de controladoria minimizou a ocorrência de vieses cognitivos decorrentes do efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade da amostra pesquisada e que os gestores podem ser influenciados quando a informação é enviesada, tendo como obrigação a elaboração de informações que não levem a ocorrência desses vieses.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2011-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 No. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 3 n. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-882176-9036reponame:Revista Ambiente Contábilinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317/1025https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317/10075Copyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036info:eu-repo/semantics/openAccessViana de Souza, Fábia Jaianyde Macedo Farias, Maria das Vitóriasde Oliveira Quirino, Márcio CésarFerreira da Cunha Vieira, Edzana Roberta2019-10-09T22:37:24Zoai:periodicos.ufrn.br:article/1317Revistahttps://periodicos.ufrn.br/ambientePUBhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/oai||prof.mauriciocsilva@gmail.com2176-90362176-9036opendoar:2019-10-09T22:37:24Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
title |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
spellingShingle |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING Viana de Souza, Fábia Jaiany |
title_short |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
title_full |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
title_fullStr |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
title_full_unstemmed |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
title_sort |
O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING |
author |
Viana de Souza, Fábia Jaiany |
author_facet |
Viana de Souza, Fábia Jaiany de Macedo Farias, Maria das Vitórias de Oliveira Quirino, Márcio César Ferreira da Cunha Vieira, Edzana Roberta |
author_role |
author |
author2 |
de Macedo Farias, Maria das Vitórias de Oliveira Quirino, Márcio César Ferreira da Cunha Vieira, Edzana Roberta |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana de Souza, Fábia Jaiany de Macedo Farias, Maria das Vitórias de Oliveira Quirino, Márcio César Ferreira da Cunha Vieira, Edzana Roberta |
description |
O Efeito Framing afirma que postura do ser humano muda com as alterações na forma de apresentação dos problemas. Essa pesquisa consiste em verificar se o ensino de controladoria minimiza os vieses cognitivos acarretados pelo efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 3 cenários experimentais junto a uma amostra composta por 103 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo 52, do 1º e 2º períodos, e 51, do 7º e 8º períodos. Os resultados revelaram que dos 51 respondentes, que já tinham o conhecimento da disciplina de controladoria, apenas 8% tomaram a decisão errada, a qual correspondeu ao julgamento da decisão de vender no Ceará como uma alternativa de bom negócio, enquanto que os demais, 52, que não tinham esse conhecimento, corresponderam a 29%. Diante dos resultados, pode-se concluir que o ensino de controladoria minimizou a ocorrência de vieses cognitivos decorrentes do efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade da amostra pesquisada e que os gestores podem ser influenciados quando a informação é enviesada, tendo como obrigação a elaboração de informações que não levem a ocorrência desses vieses. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317/1025 https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317/10075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 No. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 3 n. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88 2176-9036 reponame:Revista Ambiente Contábil instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Ambiente Contábil |
collection |
Revista Ambiente Contábil |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||prof.mauriciocsilva@gmail.com |
_version_ |
1799770186554802176 |