INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Juliana Mota
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kulbok, Pamela, Silva, Carlos Antonio Bruno da, Andrade, Fábia Barbosa de, Costa, Iris do Céu Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13152
Resumo: Objetivo: Apresentar a síntese dos indicadores de qualidade relacionados a resultados, com foco nas condições de saúde na atenção primária, presentes na literatura internacional e, a partir destes, descrever as intervenções ou estratégias utilizadas no Brasil para alcançar melhores resultados em saúde nos últimos anos. Métodos: Estudo de revisão integrativa dividido em duas etapas. Primeiro, foi realizada revisão da literatura, buscando identificar quais os indicadores relacionados a resultados utilizados para qualificar a atenção primária, sendo selecionados 6 estudos. Na segunda etapa, realizou-se revisão sistemática nas bases de dados MEDLINE, LILACS e CINAHL, na busca de artigos publicados no período de 2011 a 2017 que descrevessem intervenções realizadas no Brasil. Foram selecionados 25 artigos. Resultados: Compilou-se 18 domínios de indicadores de qualidade para atenção primária. Destes, 4 foram selecionados para a etapa posterior: diabetes mellitus, hipertensão arterial, imunização e/ou vacinação, e tabagismo e/ou alcoolismo. As intervenções ou estratégias estudadas foram, em sua maioria, direcionadas para promoção da saúde e prevenção de agravos, e mostraram resultados positivos de forma geral, utilizando educação em saúde, orientação farmacêutica e nutricional, recursos tecnológicos, entre outros. Conclusão: Os resultados apresentados fornecem suporte adicional para o monitoramento da qualidade da atenção primária no Brasil, ressaltando quais indicadores são internacionalmente reconhecidos com essenciais para melhoria da prestação do cuidado em saúde.
id UFRN-4_05e685e76df7efa1df02cf6d148c971f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/13152
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVAAtenção primária à saúdequalidade da assistência à saúdeindicadores de qualidadediabetes mellitushipertensãoObjetivo: Apresentar a síntese dos indicadores de qualidade relacionados a resultados, com foco nas condições de saúde na atenção primária, presentes na literatura internacional e, a partir destes, descrever as intervenções ou estratégias utilizadas no Brasil para alcançar melhores resultados em saúde nos últimos anos. Métodos: Estudo de revisão integrativa dividido em duas etapas. Primeiro, foi realizada revisão da literatura, buscando identificar quais os indicadores relacionados a resultados utilizados para qualificar a atenção primária, sendo selecionados 6 estudos. Na segunda etapa, realizou-se revisão sistemática nas bases de dados MEDLINE, LILACS e CINAHL, na busca de artigos publicados no período de 2011 a 2017 que descrevessem intervenções realizadas no Brasil. Foram selecionados 25 artigos. Resultados: Compilou-se 18 domínios de indicadores de qualidade para atenção primária. Destes, 4 foram selecionados para a etapa posterior: diabetes mellitus, hipertensão arterial, imunização e/ou vacinação, e tabagismo e/ou alcoolismo. As intervenções ou estratégias estudadas foram, em sua maioria, direcionadas para promoção da saúde e prevenção de agravos, e mostraram resultados positivos de forma geral, utilizando educação em saúde, orientação farmacêutica e nutricional, recursos tecnológicos, entre outros. Conclusão: Os resultados apresentados fornecem suporte adicional para o monitoramento da qualidade da atenção primária no Brasil, ressaltando quais indicadores são internacionalmente reconhecidos com essenciais para melhoria da prestação do cuidado em saúde.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2018-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1315210.21680/2446-7286.2017v3n3ID13152Revista Ciência Plural; v. 3 n. 3 (2017); 45-682446-728610.21680/2446-7286.2017v3n3reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13152/9352Copyright (c) 2018 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Juliana MotaKulbok, PamelaSilva, Carlos Antonio Bruno daAndrade, Fábia Barbosa deCosta, Iris do Céu Clara2021-12-01T12:55:34Zoai:periodicos.ufrn.br:article/13152Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T12:55:34Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
spellingShingle INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Ferreira, Juliana Mota
Atenção primária à saúde
qualidade da assistência à saúde
indicadores de qualidade
diabetes mellitus
hipertensão
title_short INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_fullStr INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_full_unstemmed INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
title_sort INDICADORES DE QUALIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
author Ferreira, Juliana Mota
author_facet Ferreira, Juliana Mota
Kulbok, Pamela
Silva, Carlos Antonio Bruno da
Andrade, Fábia Barbosa de
Costa, Iris do Céu Clara
author_role author
author2 Kulbok, Pamela
Silva, Carlos Antonio Bruno da
Andrade, Fábia Barbosa de
Costa, Iris do Céu Clara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Juliana Mota
Kulbok, Pamela
Silva, Carlos Antonio Bruno da
Andrade, Fábia Barbosa de
Costa, Iris do Céu Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
qualidade da assistência à saúde
indicadores de qualidade
diabetes mellitus
hipertensão
topic Atenção primária à saúde
qualidade da assistência à saúde
indicadores de qualidade
diabetes mellitus
hipertensão
description Objetivo: Apresentar a síntese dos indicadores de qualidade relacionados a resultados, com foco nas condições de saúde na atenção primária, presentes na literatura internacional e, a partir destes, descrever as intervenções ou estratégias utilizadas no Brasil para alcançar melhores resultados em saúde nos últimos anos. Métodos: Estudo de revisão integrativa dividido em duas etapas. Primeiro, foi realizada revisão da literatura, buscando identificar quais os indicadores relacionados a resultados utilizados para qualificar a atenção primária, sendo selecionados 6 estudos. Na segunda etapa, realizou-se revisão sistemática nas bases de dados MEDLINE, LILACS e CINAHL, na busca de artigos publicados no período de 2011 a 2017 que descrevessem intervenções realizadas no Brasil. Foram selecionados 25 artigos. Resultados: Compilou-se 18 domínios de indicadores de qualidade para atenção primária. Destes, 4 foram selecionados para a etapa posterior: diabetes mellitus, hipertensão arterial, imunização e/ou vacinação, e tabagismo e/ou alcoolismo. As intervenções ou estratégias estudadas foram, em sua maioria, direcionadas para promoção da saúde e prevenção de agravos, e mostraram resultados positivos de forma geral, utilizando educação em saúde, orientação farmacêutica e nutricional, recursos tecnológicos, entre outros. Conclusão: Os resultados apresentados fornecem suporte adicional para o monitoramento da qualidade da atenção primária no Brasil, ressaltando quais indicadores são internacionalmente reconhecidos com essenciais para melhoria da prestação do cuidado em saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13152
10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13152
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13152
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13152/9352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 3 n. 3 (2017); 45-68
2446-7286
10.21680/2446-7286.2017v3n3
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1799770061749092352