ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciência Plural |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337 |
Resumo: | Introdução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde. |
id |
UFRN-4_4d8e2183381f37c0ebe805dd507012f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/13337 |
network_acronym_str |
UFRN-4 |
network_name_str |
Revista Ciência Plural |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIASaúde públicaAtenção primária a saúdeFonoaudiologiaIntrodução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2018-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1333710.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337Revista Ciência Plural; v. 3 n. 3 (2017); 93-1102446-728610.21680/2446-7286.2017v3n3reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337/9355Copyright (c) 2018 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessTolentino Limeira, Rebecca Rhuannyde Castro, Ricardo Diasde Figueiredo, Suelene CastroSilva, Sâmara Muniquede Alencar, Sauana Alves LeiteFigueirêdo, Luciana Cabralde Oliveira, Maria Izabel Ferreira2021-12-01T12:55:22Zoai:periodicos.ufrn.br:article/13337Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T12:55:22Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
title |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
spellingShingle |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny Saúde pública Atenção primária a saúde Fonoaudiologia |
title_short |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
title_full |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
title_fullStr |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
title_sort |
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA |
author |
Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny |
author_facet |
Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny de Castro, Ricardo Dias de Figueiredo, Suelene Castro Silva, Sâmara Munique de Alencar, Sauana Alves Leite Figueirêdo, Luciana Cabral de Oliveira, Maria Izabel Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
de Castro, Ricardo Dias de Figueiredo, Suelene Castro Silva, Sâmara Munique de Alencar, Sauana Alves Leite Figueirêdo, Luciana Cabral de Oliveira, Maria Izabel Ferreira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny de Castro, Ricardo Dias de Figueiredo, Suelene Castro Silva, Sâmara Munique de Alencar, Sauana Alves Leite Figueirêdo, Luciana Cabral de Oliveira, Maria Izabel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde pública Atenção primária a saúde Fonoaudiologia |
topic |
Saúde pública Atenção primária a saúde Fonoaudiologia |
description |
Introdução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337 10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337 |
identifier_str_mv |
10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337/9355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural; v. 3 n. 3 (2017); 93-110 2446-7286 10.21680/2446-7286.2017v3n3 reponame:Revista Ciência Plural instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista Ciência Plural |
collection |
Revista Ciência Plural |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||irisdoceu.ufrn@gmail.com |
_version_ |
1809455197011836928 |