ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Castro, Ricardo Dias, de Figueiredo, Suelene Castro, Silva, Sâmara Munique, de Alencar, Sauana Alves Leite, Figueirêdo, Luciana Cabral, de Oliveira, Maria Izabel Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337
Resumo: Introdução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde.
id UFRN-4_4d8e2183381f37c0ebe805dd507012f4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/13337
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIASaúde públicaAtenção primária a saúdeFonoaudiologiaIntrodução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2018-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1333710.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337Revista Ciência Plural; v. 3 n. 3 (2017); 93-1102446-728610.21680/2446-7286.2017v3n3reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337/9355Copyright (c) 2018 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessTolentino Limeira, Rebecca Rhuannyde Castro, Ricardo Diasde Figueiredo, Suelene CastroSilva, Sâmara Muniquede Alencar, Sauana Alves LeiteFigueirêdo, Luciana Cabralde Oliveira, Maria Izabel Ferreira2021-12-01T12:55:22Zoai:periodicos.ufrn.br:article/13337Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T12:55:22Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
title ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
spellingShingle ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny
Saúde pública
Atenção primária a saúde
Fonoaudiologia
title_short ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
title_full ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
title_fullStr ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
title_full_unstemmed ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
title_sort ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA: FORMAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
author Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny
author_facet Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny
de Castro, Ricardo Dias
de Figueiredo, Suelene Castro
Silva, Sâmara Munique
de Alencar, Sauana Alves Leite
Figueirêdo, Luciana Cabral
de Oliveira, Maria Izabel Ferreira
author_role author
author2 de Castro, Ricardo Dias
de Figueiredo, Suelene Castro
Silva, Sâmara Munique
de Alencar, Sauana Alves Leite
Figueirêdo, Luciana Cabral
de Oliveira, Maria Izabel Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolentino Limeira, Rebecca Rhuanny
de Castro, Ricardo Dias
de Figueiredo, Suelene Castro
Silva, Sâmara Munique
de Alencar, Sauana Alves Leite
Figueirêdo, Luciana Cabral
de Oliveira, Maria Izabel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Atenção primária a saúde
Fonoaudiologia
topic Saúde pública
Atenção primária a saúde
Fonoaudiologia
description Introdução: Para acompanhar as mudanças teórico-metodológicas relacionadas às práticas no âmbito da saúde coletiva, é necessário repensar a formação em saúde, especificamente, em fonoaudiologia. Objetivo: Este estudo tem o objetivo de analisar as experiências vivenciadas por estudantes de graduação em Fonoaudiologia durante estágio supervisionado em saúde coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, registrando-se, por quatro alunas de graduação do curso de Fonoaudiologia, seus relatos de experiências, suas impressões pessoais, valores, opiniões, representações e vivência no período de estágio. Resultados: Percebeu-se durante realização do estágio, nas vivências nos setores e processo de trabalho da unidade, atividades educativas em sala de espera, territorialização, visitas domiciliares, visitas técnicas à rede de atenção secundária, gestão, ações de saúde em escolas, grupos de idosos, gestantes e voltadas ao cuidado com o trabalhador. Conclusão: Concluiu-se que o estágio contribui para formação de profissionais com capacidade de atender às demandas reais da população e um cuidado integral em saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337
10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2017v3n3ID13337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/13337/9355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ciência Plural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 3 n. 3 (2017); 93-110
2446-7286
10.21680/2446-7286.2017v3n3
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1809455197011836928