PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira de Oliveira, Suelen
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Christiane de Azevedo Machado, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18905
Resumo: Introdução: O SUS deve trabalhar na perspectiva da intersetorialidade. Neste sentido, destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE) que prevê a realização de atividades técnico-assistenciais sob responsabilidade dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), bem como atividades de educação popular em saúde direcionada a professores, pais, comunidades e estudantes. Apesar da importância do PSE, identificam-se fragilidades que comprometem resultados mais efetivos como necessidade de investimentos na educação permanente dos profissionais envolvidos (profissionais da educação e saúde). Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades dos profissionais de saúde do município de Natal/RN para instituir estratégias voltadas à saúde escolar de adolescentes. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa em que foram conduzidos grupos focais envolvendo profissionais da Estratégia Saúde da Família atuantes no Programa Saúde da Escola de territórios onde se localizam as escolas selecionadas para participar do plano de trabalho. Resultados: O estudo comprovou que, apesar de lidar com diversas fragilidades, os profissionais compreendem o conceito de educação em saúde e a necessidade de adequar estratégias pedagógicas ao público-alvo, bem como apontam a necessidade de políticas públicas que garantam sua capacitação profissional constante e a de educadores para que possam juntos promover a integralidade no PSE. Conclusão: A ausência de uma formação pedagógica nos cursos de graduação, insuficiência de insumos, ausência de planejamentos integrados entre as escolas e os serviços de saúde, não reconhecimento pela comunidade da importância das ações de saúde realizadas são fatores que fragilizam o PSE. Apesar das dificuldades, há anseio por condições favoráveis ao desenvolvimento da educação em saúde. Palavras-Chave: Educação em saúde; Promoção da Saúde; PSE; Qualidade de vida.
id UFRN-4_a354ce4146d3fca099718ab137cfa009
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/18905
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDEIntrodução: O SUS deve trabalhar na perspectiva da intersetorialidade. Neste sentido, destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE) que prevê a realização de atividades técnico-assistenciais sob responsabilidade dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), bem como atividades de educação popular em saúde direcionada a professores, pais, comunidades e estudantes. Apesar da importância do PSE, identificam-se fragilidades que comprometem resultados mais efetivos como necessidade de investimentos na educação permanente dos profissionais envolvidos (profissionais da educação e saúde). Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades dos profissionais de saúde do município de Natal/RN para instituir estratégias voltadas à saúde escolar de adolescentes. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa em que foram conduzidos grupos focais envolvendo profissionais da Estratégia Saúde da Família atuantes no Programa Saúde da Escola de territórios onde se localizam as escolas selecionadas para participar do plano de trabalho. Resultados: O estudo comprovou que, apesar de lidar com diversas fragilidades, os profissionais compreendem o conceito de educação em saúde e a necessidade de adequar estratégias pedagógicas ao público-alvo, bem como apontam a necessidade de políticas públicas que garantam sua capacitação profissional constante e a de educadores para que possam juntos promover a integralidade no PSE. Conclusão: A ausência de uma formação pedagógica nos cursos de graduação, insuficiência de insumos, ausência de planejamentos integrados entre as escolas e os serviços de saúde, não reconhecimento pela comunidade da importância das ações de saúde realizadas são fatores que fragilizam o PSE. Apesar das dificuldades, há anseio por condições favoráveis ao desenvolvimento da educação em saúde. Palavras-Chave: Educação em saúde; Promoção da Saúde; PSE; Qualidade de vida.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2020-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1890510.21680/2446-7286.2020v6n1ID18905Revista Ciência Plural; v. 6 n. 1 (2020): Revista Ciência Plural; 56-702446-728610.21680/2446-7286.2020v6n1reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18905/12529Copyright (c) 2020 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira de Oliveira, Suelen Christiane de Azevedo Machado, Flávia2020-07-10T22:27:33Zoai:periodicos.ufrn.br:article/18905Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2020-07-10T22:27:33Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Ferreira de Oliveira, Suelen
title_short PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_full PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
title_sort PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUANTO AOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
author Ferreira de Oliveira, Suelen
author_facet Ferreira de Oliveira, Suelen
Christiane de Azevedo Machado, Flávia
author_role author
author2 Christiane de Azevedo Machado, Flávia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira de Oliveira, Suelen
Christiane de Azevedo Machado, Flávia
description Introdução: O SUS deve trabalhar na perspectiva da intersetorialidade. Neste sentido, destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE) que prevê a realização de atividades técnico-assistenciais sob responsabilidade dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), bem como atividades de educação popular em saúde direcionada a professores, pais, comunidades e estudantes. Apesar da importância do PSE, identificam-se fragilidades que comprometem resultados mais efetivos como necessidade de investimentos na educação permanente dos profissionais envolvidos (profissionais da educação e saúde). Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades dos profissionais de saúde do município de Natal/RN para instituir estratégias voltadas à saúde escolar de adolescentes. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa em que foram conduzidos grupos focais envolvendo profissionais da Estratégia Saúde da Família atuantes no Programa Saúde da Escola de territórios onde se localizam as escolas selecionadas para participar do plano de trabalho. Resultados: O estudo comprovou que, apesar de lidar com diversas fragilidades, os profissionais compreendem o conceito de educação em saúde e a necessidade de adequar estratégias pedagógicas ao público-alvo, bem como apontam a necessidade de políticas públicas que garantam sua capacitação profissional constante e a de educadores para que possam juntos promover a integralidade no PSE. Conclusão: A ausência de uma formação pedagógica nos cursos de graduação, insuficiência de insumos, ausência de planejamentos integrados entre as escolas e os serviços de saúde, não reconhecimento pela comunidade da importância das ações de saúde realizadas são fatores que fragilizam o PSE. Apesar das dificuldades, há anseio por condições favoráveis ao desenvolvimento da educação em saúde. Palavras-Chave: Educação em saúde; Promoção da Saúde; PSE; Qualidade de vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18905
10.21680/2446-7286.2020v6n1ID18905
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18905
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2020v6n1ID18905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/18905/12529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciência Plural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 6 n. 1 (2020): Revista Ciência Plural; 56-70
2446-7286
10.21680/2446-7286.2020v6n1
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1799770061930496000