AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ingrid Karem Rangel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pessoa, Daniela Mendes da Veiga, Macêdo, Giulian Lennon de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciência Plural
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16839
Resumo: Introdução: O tratamento odontológico durante o pré-natal desencadeia medo nas mães, visto que ainda circunda o mito de que seria prejudicial à saúde do bebê e da gestante, proporcionando o distanciamento da gestante à atenção odontológica. Objetivo: Identificar autopercepção das gestantes sobre pré-natal odontológico. Métodologia: Pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Foi aplicado um instrumento com questões abertas, contendo dados socioeconômicos e informações sobre a percepção do pré-natal odontológico pelas gestantes usuárias dos serviços de uma Unidade Básica de Saúde do interior do Rio Grande do Norte. Para análise dos dados foi realizada a triangulação dos resultados obtidos pelas técnicas de coleta: entrevista, análise documental e teoria científica. Resultados: 83,3% das gestantes ouviram falar em pré-natal odontológico, 75% delas afirmaram que foram orientadas por algum profissional de saúde sobre a importância de se fazer o pré-natal odontológico, onde os enfermeiros foram os mais citados. Todas as gestantes afirmaram ser importante ir a uma consulta odontológica durante a gestação, 91,7% das usuárias foram a uma consulta odontológica durante a gravidez e 91,7% acreditam que alguma alteração na boca durante a gestação pode interferir na saúde geral do bebê. Conclusão: As gestantes consideram importante o pré-natal odontológico, pois veem como uma oportunidade de acesso aos serviços de saúde, compareceram a consulta odontológica e apresentaram um grau de adesão ao aconselhamento fornecido pelos profissionais de saúde.
id UFRN-4_db368e63f09a9123bb97b42a13dda631
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/16839
network_acronym_str UFRN-4
network_name_str Revista Ciência Plural
repository_id_str
spelling AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDEIntrodução: O tratamento odontológico durante o pré-natal desencadeia medo nas mães, visto que ainda circunda o mito de que seria prejudicial à saúde do bebê e da gestante, proporcionando o distanciamento da gestante à atenção odontológica. Objetivo: Identificar autopercepção das gestantes sobre pré-natal odontológico. Métodologia: Pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Foi aplicado um instrumento com questões abertas, contendo dados socioeconômicos e informações sobre a percepção do pré-natal odontológico pelas gestantes usuárias dos serviços de uma Unidade Básica de Saúde do interior do Rio Grande do Norte. Para análise dos dados foi realizada a triangulação dos resultados obtidos pelas técnicas de coleta: entrevista, análise documental e teoria científica. Resultados: 83,3% das gestantes ouviram falar em pré-natal odontológico, 75% delas afirmaram que foram orientadas por algum profissional de saúde sobre a importância de se fazer o pré-natal odontológico, onde os enfermeiros foram os mais citados. Todas as gestantes afirmaram ser importante ir a uma consulta odontológica durante a gestação, 91,7% das usuárias foram a uma consulta odontológica durante a gravidez e 91,7% acreditam que alguma alteração na boca durante a gestação pode interferir na saúde geral do bebê. Conclusão: As gestantes consideram importante o pré-natal odontológico, pois veem como uma oportunidade de acesso aos serviços de saúde, compareceram a consulta odontológica e apresentaram um grau de adesão ao aconselhamento fornecido pelos profissionais de saúde.Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/1683910.21680/2446-7286.2018v4n2ID16839Revista Ciência Plural; v. 4 n. 2 (2018); 60-722446-728610.21680/2446-7286.2018v4n2reponame:Revista Ciência Pluralinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16839/11267Copyright (c) 2019 Revista Ciência Pluralinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ingrid Karem RangelPessoa, Daniela Mendes da VeigaMacêdo, Giulian Lennon de2021-12-01T12:35:59Zoai:periodicos.ufrn.br:article/16839Revistahttps://periodicos.ufrn.br/rcpPUBhttps://periodicos.ufrn.br/rcp/oai||irisdoceu.ufrn@gmail.com2446-72862446-7286opendoar:2021-12-01T12:35:59Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
title AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
spellingShingle AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Lopes, Ingrid Karem Rangel
title_short AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
title_full AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
title_fullStr AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
title_full_unstemmed AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
title_sort AUTOPERCEPÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO PELAS GESTANTES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
author Lopes, Ingrid Karem Rangel
author_facet Lopes, Ingrid Karem Rangel
Pessoa, Daniela Mendes da Veiga
Macêdo, Giulian Lennon de
author_role author
author2 Pessoa, Daniela Mendes da Veiga
Macêdo, Giulian Lennon de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ingrid Karem Rangel
Pessoa, Daniela Mendes da Veiga
Macêdo, Giulian Lennon de
description Introdução: O tratamento odontológico durante o pré-natal desencadeia medo nas mães, visto que ainda circunda o mito de que seria prejudicial à saúde do bebê e da gestante, proporcionando o distanciamento da gestante à atenção odontológica. Objetivo: Identificar autopercepção das gestantes sobre pré-natal odontológico. Métodologia: Pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Foi aplicado um instrumento com questões abertas, contendo dados socioeconômicos e informações sobre a percepção do pré-natal odontológico pelas gestantes usuárias dos serviços de uma Unidade Básica de Saúde do interior do Rio Grande do Norte. Para análise dos dados foi realizada a triangulação dos resultados obtidos pelas técnicas de coleta: entrevista, análise documental e teoria científica. Resultados: 83,3% das gestantes ouviram falar em pré-natal odontológico, 75% delas afirmaram que foram orientadas por algum profissional de saúde sobre a importância de se fazer o pré-natal odontológico, onde os enfermeiros foram os mais citados. Todas as gestantes afirmaram ser importante ir a uma consulta odontológica durante a gestação, 91,7% das usuárias foram a uma consulta odontológica durante a gravidez e 91,7% acreditam que alguma alteração na boca durante a gestação pode interferir na saúde geral do bebê. Conclusão: As gestantes consideram importante o pré-natal odontológico, pois veem como uma oportunidade de acesso aos serviços de saúde, compareceram a consulta odontológica e apresentaram um grau de adesão ao aconselhamento fornecido pelos profissionais de saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16839
10.21680/2446-7286.2018v4n2ID16839
url https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16839
identifier_str_mv 10.21680/2446-7286.2018v4n2ID16839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/16839/11267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciência Plural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciência Plural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Plural; v. 4 n. 2 (2018); 60-72
2446-7286
10.21680/2446-7286.2018v4n2
reponame:Revista Ciência Plural
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista Ciência Plural
collection Revista Ciência Plural
repository.name.fl_str_mv Revista Ciência Plural - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||irisdoceu.ufrn@gmail.com
_version_ 1809455197650419712