Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Princípios (Natal. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431
Resumo: Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo.
id UFRN-5_0060a37de8b99b0095376c1760d6a30e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/431
network_acronym_str UFRN-5
network_name_str Princípios (Natal. Online)
repository_id_str
spelling Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianasInvestigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo.EDUFRN2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 15 n. 24 (2008): Princípios: revista de filosofia; 209-2231983-21090104-8694reponame:Princípios (Natal. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431/369Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)info:eu-repo/semantics/openAccessKahlmeyer-Mertens, Roberto S.2016-12-16T17:00:08Zoai:periodicos.ufrn.br:article/431Revistahttps://periodicos.ufrn.br/principiosPUBhttps://periodicos.ufrn.br/principios/oai||principios@cchla.ufrn.br1983-21090104-8694opendoar:2016-12-16T17:00:08Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
spellingShingle Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
title_short Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_full Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_fullStr Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_full_unstemmed Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
title_sort Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas
author Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
author_facet Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kahlmeyer-Mertens, Roberto S.
description Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências ressignificando sua existência. Etapas precedidas por uma apropriaçáo filosófica da educaçáo e das experiências existenciais dos que estáo envolvidos no processo de educar para a época atual. A filosofia de Heidegger, que sabemos resguardar muitos pormenores, será tratada aqui de maneira simplificada e, embora respeitando seu cânon, buscaremos traduzi-la em linguagem acessível, de modo a náo nos perdermos em especificidades que poderiam obstruir nosso caminho de argumentaçáo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/431/369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
dc.source.none.fl_str_mv Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 15 n. 24 (2008): Princípios: revista de filosofia; 209-223
1983-2109
0104-8694
reponame:Princípios (Natal. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Princípios (Natal. Online)
collection Princípios (Natal. Online)
repository.name.fl_str_mv Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||principios@cchla.ufrn.br
_version_ 1799769976721113088