Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga Machado, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos Paulo, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Princípios (Natal. Online)
DOI: 10.21680/1983-2109.2020v27n52ID19165
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/19165
Resumo: As trajetórias teórico-práticas das intelectuais Nísia Floresta (1810-1885), Ana Maria Saul (1945) e Maria Lacerda de Moura (1887-1945) contribuíram e contribuem para movimentos de reinvenção da Educação nas dimensões popular, epistemológica, cultural, antropológica e política em uma perspectiva histórica. A compreensão de educação e universidade, neste texto, advém da trajetória das professoras que, em suas vidas e obras, possuem significativas contribuições para repensar a universidade na perspectiva da Educação libertadora. A sua prática profissional como mulheres intelectuais e militantes da Educação é permeada por processos de formação política. Entender esse processo na dimensão ético-política colabora no entendimento da Educação como concepção que disputa o projeto de sociedade. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar as trajetórias teórico-práticas dessas mulheres pioneiras da Educação brasileira. O seu trabalho é pouco conhecido pela academia, que por sua vez é machista. Desta maneira, faz-se necessário conhecer como suas trajetórias na educação brasileira possuem significativos impactos nas pesquisas educacionais, trazendo à vista o pensamento dessas mulheres, que é de suma importância para os estudos de educação e mulheres.
id UFRN-5_4410bb55ed69a19daa8a93b625db7330
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/19165
network_acronym_str UFRN-5
network_name_str Princípios (Natal. Online)
spelling Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuaisPioneiraseducação brasileiramulheresprofessorasintelectuaisfeminismoAs trajetórias teórico-práticas das intelectuais Nísia Floresta (1810-1885), Ana Maria Saul (1945) e Maria Lacerda de Moura (1887-1945) contribuíram e contribuem para movimentos de reinvenção da Educação nas dimensões popular, epistemológica, cultural, antropológica e política em uma perspectiva histórica. A compreensão de educação e universidade, neste texto, advém da trajetória das professoras que, em suas vidas e obras, possuem significativas contribuições para repensar a universidade na perspectiva da Educação libertadora. A sua prática profissional como mulheres intelectuais e militantes da Educação é permeada por processos de formação política. Entender esse processo na dimensão ético-política colabora no entendimento da Educação como concepção que disputa o projeto de sociedade. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar as trajetórias teórico-práticas dessas mulheres pioneiras da Educação brasileira. O seu trabalho é pouco conhecido pela academia, que por sua vez é machista. Desta maneira, faz-se necessário conhecer como suas trajetórias na educação brasileira possuem significativos impactos nas pesquisas educacionais, trazendo à vista o pensamento dessas mulheres, que é de suma importância para os estudos de educação e mulheres.EDUFRN2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1916510.21680/1983-2109.2020v27n52ID19165Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 27 n. 52 (2020): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 181-1971983-21090104-869410.21680/1983-2109.2020v27n52reponame:Princípios (Natal. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/19165/12468Copyright (c) 2020 Rita de Cássia Fraga Machado, Fernanda Santos Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga Machado, Rita de CássiaSantos Paulo, Fernanda 2020-02-03T21:15:29Zoai:periodicos.ufrn.br:article/19165Revistahttps://periodicos.ufrn.br/principiosPUBhttps://periodicos.ufrn.br/principios/oai||principios@cchla.ufrn.br1983-21090104-8694opendoar:2020-02-03T21:15:29Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
title Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
spellingShingle Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
Fraga Machado, Rita de Cássia
Pioneiras
educação brasileira
mulheres
professoras
intelectuais
feminismo
Fraga Machado, Rita de Cássia
Pioneiras
educação brasileira
mulheres
professoras
intelectuais
feminismo
title_short Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
title_full Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
title_fullStr Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
title_full_unstemmed Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
title_sort Pioneiras da Educação no Brasil: Mulheres, professoras e intelectuais
author Fraga Machado, Rita de Cássia
author_facet Fraga Machado, Rita de Cássia
Fraga Machado, Rita de Cássia
Santos Paulo, Fernanda
Santos Paulo, Fernanda
author_role author
author2 Santos Paulo, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga Machado, Rita de Cássia
Santos Paulo, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Pioneiras
educação brasileira
mulheres
professoras
intelectuais
feminismo
topic Pioneiras
educação brasileira
mulheres
professoras
intelectuais
feminismo
description As trajetórias teórico-práticas das intelectuais Nísia Floresta (1810-1885), Ana Maria Saul (1945) e Maria Lacerda de Moura (1887-1945) contribuíram e contribuem para movimentos de reinvenção da Educação nas dimensões popular, epistemológica, cultural, antropológica e política em uma perspectiva histórica. A compreensão de educação e universidade, neste texto, advém da trajetória das professoras que, em suas vidas e obras, possuem significativas contribuições para repensar a universidade na perspectiva da Educação libertadora. A sua prática profissional como mulheres intelectuais e militantes da Educação é permeada por processos de formação política. Entender esse processo na dimensão ético-política colabora no entendimento da Educação como concepção que disputa o projeto de sociedade. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar as trajetórias teórico-práticas dessas mulheres pioneiras da Educação brasileira. O seu trabalho é pouco conhecido pela academia, que por sua vez é machista. Desta maneira, faz-se necessário conhecer como suas trajetórias na educação brasileira possuem significativos impactos nas pesquisas educacionais, trazendo à vista o pensamento dessas mulheres, que é de suma importância para os estudos de educação e mulheres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/19165
10.21680/1983-2109.2020v27n52ID19165
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/19165
identifier_str_mv 10.21680/1983-2109.2020v27n52ID19165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/19165/12468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rita de Cássia Fraga Machado, Fernanda Santos Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rita de Cássia Fraga Machado, Fernanda Santos Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
publisher.none.fl_str_mv EDUFRN
dc.source.none.fl_str_mv Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 27 n. 52 (2020): Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); 181-197
1983-2109
0104-8694
10.21680/1983-2109.2020v27n52
reponame:Princípios (Natal. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Princípios (Natal. Online)
collection Princípios (Natal. Online)
repository.name.fl_str_mv Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||principios@cchla.ufrn.br
_version_ 1822181607225688064
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21680/1983-2109.2020v27n52ID19165