REVER O PENSAMENTO DE SÓCRATES NA OBRA DE ESPINOSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Princípios (Natal. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7528 |
Resumo: | Sócrates e Espinosa são biotipologicamente diferentes, masiguais no pensamento filosófico e, consequentemente, também naopção política. Consideram ambos que os preconceitos cristalizadosna ideologia do senso comum são o maior obstáculo aodesenvolvimento da democracia e à emancipação humana. Daí adeterminação de ambos em desconstruir as falsas verdades,denunciando ao mesmo tempo os poderes sociais que, nasrespetivas pátrias, estribam na credulidade do povo a continuidadeda sua dominação ilegítima. Os métodos são diferentes. O primeirousa a interpelação oral, refutando nos seus diálogos de rua apresunção de verdade dos preconceitos ideológicos e abstendo-se(aparentemente) de ir além da mera refutação. O segundo usa amediação do texto escrito e, por isso, a dimensão construtiva do seudiscurso filosófico é mais patente e elaborada. No entanto, como severá, as premissas antropológicas e a compreensão do sentido davida e do mundo são exatamente as mesmas. Por isso, lendo a obrade Espinosa, facilmente reconhecemos aí, quase decalcado, opensamento de Sócrates. |
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REVER O PENSAMENTO DE SÓCRATES NA OBRA DE ESPINOSAPreconceitosIdeologiaDominaçãoÉticaLibertaçãoSócrates e Espinosa são biotipologicamente diferentes, masiguais no pensamento filosófico e, consequentemente, também naopção política. Consideram ambos que os preconceitos cristalizadosna ideologia do senso comum são o maior obstáculo aodesenvolvimento da democracia e à emancipação humana. Daí adeterminação de ambos em desconstruir as falsas verdades,denunciando ao mesmo tempo os poderes sociais que, nasrespetivas pátrias, estribam na credulidade do povo a continuidadeda sua dominação ilegítima. Os métodos são diferentes. O primeirousa a interpelação oral, refutando nos seus diálogos de rua apresunção de verdade dos preconceitos ideológicos e abstendo-se(aparentemente) de ir além da mera refutação. O segundo usa amediação do texto escrito e, por isso, a dimensão construtiva do seudiscurso filosófico é mais patente e elaborada. No entanto, como severá, as premissas antropológicas e a compreensão do sentido davida e do mundo são exatamente as mesmas. Por isso, lendo a obrade Espinosa, facilmente reconhecemos aí, quase decalcado, opensamento de Sócrates.EDUFRN2015-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7528Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 20 n. 33 (2013): Princípios: revista de filosofia; 531-5551983-21090104-8694reponame:Princípios (Natal. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7528/5598Copyright (c) 2013 Fernando Cabral Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Fernando Cabral2016-12-16T17:05:02Zoai:periodicos.ufrn.br:article/7528Revistahttps://periodicos.ufrn.br/principiosPUBhttps://periodicos.ufrn.br/principios/oai||principios@cchla.ufrn.br1983-21090104-8694opendoar:2016-12-16T17:05:02Princípios (Natal. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Sócrates e Espinosa são biotipologicamente diferentes, masiguais no pensamento filosófico e, consequentemente, também naopção política. Consideram ambos que os preconceitos cristalizadosna ideologia do senso comum são o maior obstáculo aodesenvolvimento da democracia e à emancipação humana. Daí adeterminação de ambos em desconstruir as falsas verdades,denunciando ao mesmo tempo os poderes sociais que, nasrespetivas pátrias, estribam na credulidade do povo a continuidadeda sua dominação ilegítima. Os métodos são diferentes. O primeirousa a interpelação oral, refutando nos seus diálogos de rua apresunção de verdade dos preconceitos ideológicos e abstendo-se(aparentemente) de ir além da mera refutação. O segundo usa amediação do texto escrito e, por isso, a dimensão construtiva do seudiscurso filosófico é mais patente e elaborada. No entanto, como severá, as premissas antropológicas e a compreensão do sentido davida e do mundo são exatamente as mesmas. Por isso, lendo a obrade Espinosa, facilmente reconhecemos aí, quase decalcado, opensamento de Sócrates. |
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