CONHECER E SER-NO-MUNDO: UMA QUESTÃO EPISTEMOLÓGICA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Princípios (Natal. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7579 |
Resumo: | Parece estranho que se pretenda, em pleno século XX,estabelecer uma teoria do conhecimento fundada numa ontologia;aparentemente essa problemática é mais adequada à filosofiamoderna, que se enreda na dualidade realismo e idealismo. PorémSartre, sem qualquer cerimônia, afirma seu projeto filosófico departir do concreto total e chegar ao concreto absoluto, superandoem definitivo tal dualidade. Assim, trata-se aqui de apresentar ediscutir uma teoria do conhecimento contemporânea, aqueladesenvolvida por Sartre como base de sua obra magna epressuposto de toda sua filosofia: O Ser e o Nada, notadamenteinfluenciada pela fenomenologia husserliana e pela analíticaexistencial heideggeriana, mas que tem como ponto de partida ocogito pré-reflexivo, o que coloca a filosofia de Sartre, ainda queextemporaneamente e com necessárias mediações, no campo doIdealismo Problemático. |
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