A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kayapó, Edson
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito, Tamires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445
Resumo: O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental.
id UFRN-6_07ec76661cfaa8832d633f0e7d9c42f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/7445
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?Lei 11.645/08pluralidade étnico-culturaleducação interétnica.O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental.Mneme - Revista de Humanidades2015-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 35 (2014): Dossiê Histórias Indígenas; 38-681518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445/5817Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKayapó, EdsonBrito, Tamires2015-10-18T13:40:12Zoai:periodicos.ufrn.br:article/7445Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2015-10-18T13:40:12Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
spellingShingle A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
Kayapó, Edson
Lei 11.645/08
pluralidade étnico-cultural
educação interétnica.
title_short A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_full A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_fullStr A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_full_unstemmed A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
title_sort A pluralidade étnico-cultural indígena no Brasil: o que a escola tem a ver com isso?
author Kayapó, Edson
author_facet Kayapó, Edson
Brito, Tamires
author_role author
author2 Brito, Tamires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kayapó, Edson
Brito, Tamires
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 11.645/08
pluralidade étnico-cultural
educação interétnica.
topic Lei 11.645/08
pluralidade étnico-cultural
educação interétnica.
description O artigo analisa as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo. No bojo dos debates, será analisado o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, possibilitando a efetivação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7445/5817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 35 (2014): Dossiê Histórias Indígenas; 38-68
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769957399003136