A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/366 |
Resumo: | A imagem fotográfica se instala como campo alternativo para a construçáo, elaboraçáo, (re) elaboraçáo e percepçáo da paisagem. Nesse contexto, objetivouse aqui promover a compreensáo da paisagem citadina de Jardim do Seridó/RN por meio da "leitura" do texto simbólico construído a partir da sua representaçáo fotográfica composta no período entre 1950-1980 por José Modesto de Azevedo, fotógrafo jardinense, conhecido mais comumente pelo codinome de "Zé Boinho". Desse modo, a narrativa fotográfica do espaço urbano jardinense construída por Zé Boinho constitui-se em um elemento primordial para o entendimento de como a paisagem se constitui enquanto representaçáo simbólica instituída pela bagagem cultural de quem a significa. |
id |
UFRN-6_1206a1b4e489fef919cd114ce8757061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/366 |
network_acronym_str |
UFRN-6 |
network_name_str |
Mneme (Caicó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do SeridóFotografiaJardim do Seridó/RNImaginário A imagem fotográfica se instala como campo alternativo para a construçáo, elaboraçáo, (re) elaboraçáo e percepçáo da paisagem. Nesse contexto, objetivouse aqui promover a compreensáo da paisagem citadina de Jardim do Seridó/RN por meio da "leitura" do texto simbólico construído a partir da sua representaçáo fotográfica composta no período entre 1950-1980 por José Modesto de Azevedo, fotógrafo jardinense, conhecido mais comumente pelo codinome de "Zé Boinho". Desse modo, a narrativa fotográfica do espaço urbano jardinense construída por Zé Boinho constitui-se em um elemento primordial para o entendimento de como a paisagem se constitui enquanto representaçáo simbólica instituída pela bagagem cultural de quem a significa. Mneme - Revista de Humanidades2010-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/366Mneme - Revista de Humanidades; v. 8 n. 22 (2006): Revista Mneme 221518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/366/339Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMélo, Evaneide Maria de2011-12-22T14:10:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/366Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2011-12-22T14:10Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó |
title |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó |
spellingShingle |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó Mélo, Evaneide Maria de Fotografia Jardim do Seridó/RN Imaginário |
title_short |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó |
title_full |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó |
title_fullStr |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó |
title_full_unstemmed |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó |
title_sort |
A fotografia como escrita do urbano: um olhar sobre Jardim do Seridó |
author |
Mélo, Evaneide Maria de |
author_facet |
Mélo, Evaneide Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mélo, Evaneide Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Jardim do Seridó/RN Imaginário |
topic |
Fotografia Jardim do Seridó/RN Imaginário |
description |
A imagem fotográfica se instala como campo alternativo para a construçáo, elaboraçáo, (re) elaboraçáo e percepçáo da paisagem. Nesse contexto, objetivouse aqui promover a compreensáo da paisagem citadina de Jardim do Seridó/RN por meio da "leitura" do texto simbólico construído a partir da sua representaçáo fotográfica composta no período entre 1950-1980 por José Modesto de Azevedo, fotógrafo jardinense, conhecido mais comumente pelo codinome de "Zé Boinho". Desse modo, a narrativa fotográfica do espaço urbano jardinense construída por Zé Boinho constitui-se em um elemento primordial para o entendimento de como a paisagem se constitui enquanto representaçáo simbólica instituída pela bagagem cultural de quem a significa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/366 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/366/339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades; v. 8 n. 22 (2006): Revista Mneme 22 1518-3394 reponame:Mneme (Caicó. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Mneme (Caicó. Online) |
collection |
Mneme (Caicó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||muirakytan@uol.com.br |
_version_ |
1799769956550705152 |