A representação do diabo em um culto espírita na cidade de Brighton (1859)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8396 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar um discurso específico que cria representações – inclusive diabólicas – sobre o Oriente, ainda no século XIX. A análise parte do texto produzido pelo escritor francês Léon Gozlan (1803-1866), através da observação de uma sessão espírita realizada na cidade de Brighton (Inglaterra), em 1859. A perspectiva acerca dessa reunião foi divulgada na imprensa da época e retransmitida também no Brasil, a qual foi traduzida e publicada no Diário de Pernambuco, ao longo de 5 edições em 1860. Na descrição do escritor francês, percebemos mais um artefato a corroborar com a teoria de Edward Said (2003), defendida na obra Orientalismo: o Oriente como invenção Ocidental. O interessante observado nesse fato é que a partir de práticas religiosas, também podemos refletir sobre a invenção do oriente pelo ocidente. Desse modo, pretendemos com este trabalho, refletir e questionar sobre a figura do diabo ser representada no culto espírita, em Brighton, através de Nana Sahib, líder indiano que viveu a primeira guerra de independência (1857-1858) contra os ingleses. Tal representação é tão forte no imaginário inglês que entra em contradição com os próprios postulados espiritistas sobre a existência do diabo. |
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A representação do diabo em um culto espírita na cidade de Brighton (1859)Representação. Diabo. Sessão espírita. Orientalismo. Nana Sahib.Este artigo tem como objetivo analisar um discurso específico que cria representações – inclusive diabólicas – sobre o Oriente, ainda no século XIX. A análise parte do texto produzido pelo escritor francês Léon Gozlan (1803-1866), através da observação de uma sessão espírita realizada na cidade de Brighton (Inglaterra), em 1859. A perspectiva acerca dessa reunião foi divulgada na imprensa da época e retransmitida também no Brasil, a qual foi traduzida e publicada no Diário de Pernambuco, ao longo de 5 edições em 1860. Na descrição do escritor francês, percebemos mais um artefato a corroborar com a teoria de Edward Said (2003), defendida na obra Orientalismo: o Oriente como invenção Ocidental. O interessante observado nesse fato é que a partir de práticas religiosas, também podemos refletir sobre a invenção do oriente pelo ocidente. Desse modo, pretendemos com este trabalho, refletir e questionar sobre a figura do diabo ser representada no culto espírita, em Brighton, através de Nana Sahib, líder indiano que viveu a primeira guerra de independência (1857-1858) contra os ingleses. Tal representação é tão forte no imaginário inglês que entra em contradição com os próprios postulados espiritistas sobre a existência do diabo.Mneme - Revista de Humanidades2016-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8396Mneme - Revista de Humanidades; v. 17 n. 38 (2016): Dossiê História e Tecnologias da Saúde; 161-1771518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8396/7067Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaz e Albuquerque, Túlio Augusto2016-08-13T14:42:52Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8396Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2016-08-13T14:42:52Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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