Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042 |
Resumo: | Discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física. |
id |
UFRN-6_3ef8428d36d4b3d9a0ef94f8becf7b2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/8042 |
network_acronym_str |
UFRN-6 |
network_name_str |
Mneme (Caicó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandensesDiscorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física.Mneme - Revista de Humanidades2016-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 91-1261518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042/6190Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane BarbosaSantos, Rosa Milena2018-07-11T12:15:59Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8042Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2018-07-11T12:15:59Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses |
title |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses |
spellingShingle |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses Azevedo, Crislane Barbosa |
title_short |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses |
title_full |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses |
title_fullStr |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses |
title_full_unstemmed |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses |
title_sort |
Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses |
author |
Azevedo, Crislane Barbosa |
author_facet |
Azevedo, Crislane Barbosa Santos, Rosa Milena |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rosa Milena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Crislane Barbosa Santos, Rosa Milena |
description |
Discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042/6190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 91-126 1518-3394 reponame:Mneme (Caicó. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Mneme (Caicó. Online) |
collection |
Mneme (Caicó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||muirakytan@uol.com.br |
_version_ |
1799769957414731776 |