Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Crislane Barbosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Rosa Milena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042
Resumo: Discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física.
id UFRN-6_3ef8428d36d4b3d9a0ef94f8becf7b2d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/8042
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandensesDiscorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física.Mneme - Revista de Humanidades2016-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 91-1261518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042/6190Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Crislane BarbosaSantos, Rosa Milena2018-07-11T12:15:59Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8042Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2018-07-11T12:15:59Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
title Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
spellingShingle Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
Azevedo, Crislane Barbosa
title_short Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
title_full Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
title_fullStr Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
title_full_unstemmed Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
title_sort Corpo, criança e escola - aspectos da cultura escolar dos grupos escolares norte-rio-grandenses
author Azevedo, Crislane Barbosa
author_facet Azevedo, Crislane Barbosa
Santos, Rosa Milena
author_role author
author2 Santos, Rosa Milena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Crislane Barbosa
Santos, Rosa Milena
description Discorremos sobre o que chamamos de processo de escolarização de corpos presente na cultura escolar dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no início do século XX. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, em perspectiva histórica, atentamos, especificamente sobre: a relação entre grupos escolares, método intuitivo e higiene; a atenção aos corpos em meio a práticas gerais, tais como trabalhos manuais, recreio e exercício de escrita; e, sobretudo, a prática específica de exercícios físicos como a ginástica sueca e a calistenia. Os grupos escolares foram instituições de ensino primário implantadas com uma nova cultura escolar baseada em preceitos pedagógicos modernos considerados essenciais para a construção do cidadão republicano do período. A escolarização nos grupos não era apenas de conhecimentos relativos às matérias escolares, ela era também dos corpos. Por meio dos grupos buscava-se consolidar saberes, práticas, costumes e disciplina moral, psíquica, mas, também, física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8042/6190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 91-126
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769957414731776