Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Daniel Camurça
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Lucas Araújo, Cardoso, Gleudson Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/16913
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a atuação dos bacharéis em Direito da Academia Cearense, entre 1896 a 1914 em Fortaleza, em meio ao processo de idealização da sociedade republicana recém proclamada, conferindo ao Direito nas suas produções acadêmicas a função de alicerce assegurador do Estado dito “moderno” e de uma sociedade “civilizada", aos moldes dos padrões europeus. A partir de das trajetórias acadêmicas e políticas, esses intelectuais partilharam de leituras científicas que os ajudaram a pensar novas concepções acerca do Direito e, no exercício da sua escrita, começaram a idealizar um regime republicano atrelado à noção de governo das leis e da razão científica, amplamente moderno. Neste sentido, pretende-se analisar a atuação destes bacharéis por meio de suas práticas letradas, entendendo-as como ações de intervenção social, atreladas a um saber jurídico com função tanto de legitimar seus atos quanto de propor uma normatização e conformação do meio social que acompanhasse um processo de modernização que resultaria em um modelo societário assegurado pela força normativa do Direito. As principais fontes históricas manuseadas foram a Revista da Academia Cearense, a qual foi amplamente divulgada em diferentes instituições de saber da época e o "Diccionario Bio-Bibliographico" de Guilherme Studart.
id UFRN-6_429600ffe5b9285d940c91f2da77efac
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/16913
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)Este trabalho tem por objetivo analisar a atuação dos bacharéis em Direito da Academia Cearense, entre 1896 a 1914 em Fortaleza, em meio ao processo de idealização da sociedade republicana recém proclamada, conferindo ao Direito nas suas produções acadêmicas a função de alicerce assegurador do Estado dito “moderno” e de uma sociedade “civilizada", aos moldes dos padrões europeus. A partir de das trajetórias acadêmicas e políticas, esses intelectuais partilharam de leituras científicas que os ajudaram a pensar novas concepções acerca do Direito e, no exercício da sua escrita, começaram a idealizar um regime republicano atrelado à noção de governo das leis e da razão científica, amplamente moderno. Neste sentido, pretende-se analisar a atuação destes bacharéis por meio de suas práticas letradas, entendendo-as como ações de intervenção social, atreladas a um saber jurídico com função tanto de legitimar seus atos quanto de propor uma normatização e conformação do meio social que acompanhasse um processo de modernização que resultaria em um modelo societário assegurado pela força normativa do Direito. As principais fontes históricas manuseadas foram a Revista da Academia Cearense, a qual foi amplamente divulgada em diferentes instituições de saber da época e o "Diccionario Bio-Bibliographico" de Guilherme Studart.Mneme - Revista de Humanidades2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/16913Mneme - Revista de Humanidades; v. 21 n. 44 (2020): Dossiê: Memória e espaços culturais1518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/16913/17729Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidadeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Daniel CamurçaGomes, Lucas AraújoCardoso, Gleudson Passos2023-12-16T21:07:32Zoai:periodicos.ufrn.br:article/16913Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2023-12-16T21:07:32Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
title Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
spellingShingle Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
Correia, Daniel Camurça
title_short Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
title_full Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
title_fullStr Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
title_full_unstemmed Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
title_sort Atuação dos bacharéis em Direito na academia cearense e a idealização da sociedade republicana (1896-1914)
author Correia, Daniel Camurça
author_facet Correia, Daniel Camurça
Gomes, Lucas Araújo
Cardoso, Gleudson Passos
author_role author
author2 Gomes, Lucas Araújo
Cardoso, Gleudson Passos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Daniel Camurça
Gomes, Lucas Araújo
Cardoso, Gleudson Passos
description Este trabalho tem por objetivo analisar a atuação dos bacharéis em Direito da Academia Cearense, entre 1896 a 1914 em Fortaleza, em meio ao processo de idealização da sociedade republicana recém proclamada, conferindo ao Direito nas suas produções acadêmicas a função de alicerce assegurador do Estado dito “moderno” e de uma sociedade “civilizada", aos moldes dos padrões europeus. A partir de das trajetórias acadêmicas e políticas, esses intelectuais partilharam de leituras científicas que os ajudaram a pensar novas concepções acerca do Direito e, no exercício da sua escrita, começaram a idealizar um regime republicano atrelado à noção de governo das leis e da razão científica, amplamente moderno. Neste sentido, pretende-se analisar a atuação destes bacharéis por meio de suas práticas letradas, entendendo-as como ações de intervenção social, atreladas a um saber jurídico com função tanto de legitimar seus atos quanto de propor uma normatização e conformação do meio social que acompanhasse um processo de modernização que resultaria em um modelo societário assegurado pela força normativa do Direito. As principais fontes históricas manuseadas foram a Revista da Academia Cearense, a qual foi amplamente divulgada em diferentes instituições de saber da época e o "Diccionario Bio-Bibliographico" de Guilherme Studart.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/16913
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/16913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/16913/17729
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 21 n. 44 (2020): Dossiê: Memória e espaços culturais
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769957611864064