Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8277 |
Resumo: | A educação em saúde caracteriza-se pela perspectiva unidimensional da biomedicina, pelo enfoque em técnicas de ensino e no resultado esperado. Nesse sentido, há a necessidade de proposições que operem mudanças epistemológicas e práticas nesse campo. O objetivo deste artigo é apresentar a Etnoeducação em Saúde como uma metodologia de trabalho para o planejamento de ações de educação em saúde desenvolvidas em serviços da atenção básica para pessoas com enfermidades crônicas, destacando sua definição, fundamentos teóricos e metodológicos. Exploram-se aspectos conceituais, teóricos e metodológicos. Além disso, destaca-se a interface entre a saúde e a antropologia, por meio da ênfase dada às representações e experiências com a enfermidade. Parte-se do pressuposto que tais elementos modulam e orientam as práticas de cuidado. Com isso, busca-se promover práticas de educação em saúde congruentes com as condições de produção e reprodução social de indivíduos ou grupos. |
id |
UFRN-6_5362d364d9ac3f0f80f82c2703cf3d8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/8277 |
network_acronym_str |
UFRN-6 |
network_name_str |
Mneme (Caicó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicosEducação em Saúde. Antropologia Médica. Cultura. Prática de Saúde PúblicaA educação em saúde caracteriza-se pela perspectiva unidimensional da biomedicina, pelo enfoque em técnicas de ensino e no resultado esperado. Nesse sentido, há a necessidade de proposições que operem mudanças epistemológicas e práticas nesse campo. O objetivo deste artigo é apresentar a Etnoeducação em Saúde como uma metodologia de trabalho para o planejamento de ações de educação em saúde desenvolvidas em serviços da atenção básica para pessoas com enfermidades crônicas, destacando sua definição, fundamentos teóricos e metodológicos. Exploram-se aspectos conceituais, teóricos e metodológicos. Além disso, destaca-se a interface entre a saúde e a antropologia, por meio da ênfase dada às representações e experiências com a enfermidade. Parte-se do pressuposto que tais elementos modulam e orientam as práticas de cuidado. Com isso, busca-se promover práticas de educação em saúde congruentes com as condições de produção e reprodução social de indivíduos ou grupos.Mneme - Revista de Humanidades2016-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8277Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 142-1611518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8277/6195Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Lucas Pereira de2018-07-11T12:15:59Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8277Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2018-07-11T12:15:59Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos |
title |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos |
spellingShingle |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos Melo, Lucas Pereira de Educação em Saúde. Antropologia Médica. Cultura. Prática de Saúde Pública |
title_short |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos |
title_full |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos |
title_fullStr |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos |
title_full_unstemmed |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos |
title_sort |
Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos |
author |
Melo, Lucas Pereira de |
author_facet |
Melo, Lucas Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lucas Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde. Antropologia Médica. Cultura. Prática de Saúde Pública |
topic |
Educação em Saúde. Antropologia Médica. Cultura. Prática de Saúde Pública |
description |
A educação em saúde caracteriza-se pela perspectiva unidimensional da biomedicina, pelo enfoque em técnicas de ensino e no resultado esperado. Nesse sentido, há a necessidade de proposições que operem mudanças epistemológicas e práticas nesse campo. O objetivo deste artigo é apresentar a Etnoeducação em Saúde como uma metodologia de trabalho para o planejamento de ações de educação em saúde desenvolvidas em serviços da atenção básica para pessoas com enfermidades crônicas, destacando sua definição, fundamentos teóricos e metodológicos. Exploram-se aspectos conceituais, teóricos e metodológicos. Além disso, destaca-se a interface entre a saúde e a antropologia, por meio da ênfase dada às representações e experiências com a enfermidade. Parte-se do pressuposto que tais elementos modulam e orientam as práticas de cuidado. Com isso, busca-se promover práticas de educação em saúde congruentes com as condições de produção e reprodução social de indivíduos ou grupos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo Teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8277 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8277/6195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Mneme - Revista de Humanidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 37 (2015): Dossiê História do Corpo; 142-161 1518-3394 reponame:Mneme (Caicó. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Mneme (Caicó. Online) |
collection |
Mneme (Caicó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||muirakytan@uol.com.br |
_version_ |
1799769957425217536 |