Etnoeducação em Saúde: definição, fundamentos teóricos e metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lucas Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8277
Resumo: A educação em saúde caracteriza-se pela perspectiva unidimensional da biomedicina, pelo enfoque em técnicas de ensino e no resultado esperado. Nesse sentido, há a necessidade de proposições que operem mudanças epistemológicas e práticas nesse campo. O objetivo deste artigo é apresentar a Etnoeducação em Saúde como uma metodologia de trabalho para o planejamento de ações de educação em saúde desenvolvidas em serviços da atenção básica para pessoas com enfermidades crônicas, destacando sua definição, fundamentos teóricos e metodológicos. Exploram-se aspectos conceituais, teóricos e metodológicos. Além disso, destaca-se a interface entre a saúde e a antropologia, por meio da ênfase dada às representações e experiências com a enfermidade. Parte-se do pressuposto que tais elementos modulam e orientam as práticas de cuidado. Com isso, busca-se promover práticas de educação em saúde congruentes com as condições de produção e reprodução social de indivíduos ou grupos.
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