A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roiz, Diogo da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1084
Resumo: A história dos conceitos tem começado a apresentar seus primeiros frutos no Brasil. Com alguns trabalhos pioneiros de apropriação desta abordagem nos anos de 1990, seguiria na década seguinte com a tradução de obras fundamentais, como a de Reinhart Koselleck (1999, 2006), além de circunstanciar partes dos debates, com a publicação das obras: História dos conceitos: debates e perspectivas, em 2006, e História dos conceitos: diálogos transatlânticos, no ano seguinte. Por certo, o empreendimento realizado por Marcelo Jasmin e João Feres Júnior não parou por aí. João Feres Júnior agora nos apresenta os primeiros resultados de um trabalho conjunto, com vistas a elaborar um léxico da história dos principais conceitos políticos utilizados no mundo ibero-americano, com destaque, no Brasil, em Portugal e na Espanha, entre 1750 e 1850. Não por acaso, seguindo aos mesmos procedimentos e indicações do projeto levado a cabo por Reinhart Koselleck, Otto Brunner e Werner Conze, que inovou a historiografia mundial e inspirou diversas iniciativas semelhantes em vários países, que foi a da edição dos Conceitos Históricos Fundamentais. Léxico histórico da língua política e social na Alemanha (a Geschichtliche Grundbegriffe), em nove volumes (editados entre 1972 e 1992) – infelizmente ainda não traduzida para o português –, que cobrem 120 conceitos (que surgiram ou sofreram mudanças fundamentais entre 1750 e 1850), em pouco mais de sete mil páginas.
id UFRN-6_90526d72195cbd34236a2fcb374ceab2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/1084
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussõesHistória conceitual. História das ideias. Conceitos.A história dos conceitos tem começado a apresentar seus primeiros frutos no Brasil. Com alguns trabalhos pioneiros de apropriação desta abordagem nos anos de 1990, seguiria na década seguinte com a tradução de obras fundamentais, como a de Reinhart Koselleck (1999, 2006), além de circunstanciar partes dos debates, com a publicação das obras: História dos conceitos: debates e perspectivas, em 2006, e História dos conceitos: diálogos transatlânticos, no ano seguinte. Por certo, o empreendimento realizado por Marcelo Jasmin e João Feres Júnior não parou por aí. João Feres Júnior agora nos apresenta os primeiros resultados de um trabalho conjunto, com vistas a elaborar um léxico da história dos principais conceitos políticos utilizados no mundo ibero-americano, com destaque, no Brasil, em Portugal e na Espanha, entre 1750 e 1850. Não por acaso, seguindo aos mesmos procedimentos e indicações do projeto levado a cabo por Reinhart Koselleck, Otto Brunner e Werner Conze, que inovou a historiografia mundial e inspirou diversas iniciativas semelhantes em vários países, que foi a da edição dos Conceitos Históricos Fundamentais. Léxico histórico da língua política e social na Alemanha (a Geschichtliche Grundbegriffe), em nove volumes (editados entre 1972 e 1992) – infelizmente ainda não traduzida para o português –, que cobrem 120 conceitos (que surgiram ou sofreram mudanças fundamentais entre 1750 e 1850), em pouco mais de sete mil páginas.Mneme - Revista de Humanidades2015-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1084Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 34 (2014): Dossiê Religiões Afro-brasileiras; 279-2851518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1084/5553Roiz, Diogo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-11T15:46:50Zoai:periodicos.ufrn.br:article/1084Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2015-07-11T15:46:50Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
title A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
spellingShingle A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
Roiz, Diogo da Silva
História conceitual. História das ideias. Conceitos.
title_short A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
title_full A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
title_fullStr A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
title_full_unstemmed A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
title_sort A história dos conceitos no Brasil: problemas, abordagens e discussões
author Roiz, Diogo da Silva
author_facet Roiz, Diogo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roiz, Diogo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv História conceitual. História das ideias. Conceitos.
topic História conceitual. História das ideias. Conceitos.
description A história dos conceitos tem começado a apresentar seus primeiros frutos no Brasil. Com alguns trabalhos pioneiros de apropriação desta abordagem nos anos de 1990, seguiria na década seguinte com a tradução de obras fundamentais, como a de Reinhart Koselleck (1999, 2006), além de circunstanciar partes dos debates, com a publicação das obras: História dos conceitos: debates e perspectivas, em 2006, e História dos conceitos: diálogos transatlânticos, no ano seguinte. Por certo, o empreendimento realizado por Marcelo Jasmin e João Feres Júnior não parou por aí. João Feres Júnior agora nos apresenta os primeiros resultados de um trabalho conjunto, com vistas a elaborar um léxico da história dos principais conceitos políticos utilizados no mundo ibero-americano, com destaque, no Brasil, em Portugal e na Espanha, entre 1750 e 1850. Não por acaso, seguindo aos mesmos procedimentos e indicações do projeto levado a cabo por Reinhart Koselleck, Otto Brunner e Werner Conze, que inovou a historiografia mundial e inspirou diversas iniciativas semelhantes em vários países, que foi a da edição dos Conceitos Históricos Fundamentais. Léxico histórico da língua política e social na Alemanha (a Geschichtliche Grundbegriffe), em nove volumes (editados entre 1972 e 1992) – infelizmente ainda não traduzida para o português –, que cobrem 120 conceitos (que surgiram ou sofreram mudanças fundamentais entre 1750 e 1850), em pouco mais de sete mil páginas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1084
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1084/5553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 15 n. 34 (2014): Dossiê Religiões Afro-brasileiras; 279-285
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769956905123840