A felicidade do povo brasileiro: notas sobre a visão do mundo construído no discurso oficial a respeito de etnicidade e nações indígenas no Brasil e os embates de disputa simbólica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/223 |
Resumo: | A língua e as suas classificações é o terrreno de embates, de definições e valorizações de categorias sociais que defendem uma construçáo sociocultural do mundo, a imagem de si mesma e a posiçáo dos outros grupos. Nesse sentido, vale explorar alguns pontos da ideologia étnica no Brasil, com suas imagens do que seja o "brasileiro" e a sua relaçáo com outros, em especial os povos englobados pelo termo "'índio". Os estereótipos e estigmatizações do "'índio" circulam na sociedade em geral, mas esse conjunto de representações também deve ser visto no quadro da concepçáo do Estado-Naçáo que é ativamente propagada pelo Estado Nacional. O exemplo discutido de uma tentativa estatal de formar e conformar as concepções societais, demonstra como um discurso, de aparência anti-racista, mantêm as identidades em jogo fundamentadas nas mesmas noções substancialistas que fundam o racismo e servem para tentar coibir a açáo de movimentos reivindicatórios dos discriminados, índios e negros. |
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A felicidade do povo brasileiro: notas sobre a visão do mundo construído no discurso oficial a respeito de etnicidade e nações indígenas no Brasil e os embates de disputa simbólicaIdeologia ÉtnicaDiscurso EstatalPovos IndígenasA língua e as suas classificações é o terrreno de embates, de definições e valorizações de categorias sociais que defendem uma construçáo sociocultural do mundo, a imagem de si mesma e a posiçáo dos outros grupos. Nesse sentido, vale explorar alguns pontos da ideologia étnica no Brasil, com suas imagens do que seja o "brasileiro" e a sua relaçáo com outros, em especial os povos englobados pelo termo "'índio". Os estereótipos e estigmatizações do "'índio" circulam na sociedade em geral, mas esse conjunto de representações também deve ser visto no quadro da concepçáo do Estado-Naçáo que é ativamente propagada pelo Estado Nacional. O exemplo discutido de uma tentativa estatal de formar e conformar as concepções societais, demonstra como um discurso, de aparência anti-racista, mantêm as identidades em jogo fundamentadas nas mesmas noções substancialistas que fundam o racismo e servem para tentar coibir a açáo de movimentos reivindicatórios dos discriminados, índios e negros. Mneme - Revista de Humanidades2010-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/223Mneme - Revista de Humanidades; v. 5 n. 11 (2004): Revista Mneme 111518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/223/202Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessReesink, Edwin B.2011-12-12T19:08:17Zoai:periodicos.ufrn.br:article/223Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2011-12-12T19:08:17Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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