Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fenerick, José Adriano
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mneme (Caicó. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351
Resumo: Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica.      
id UFRN-6_ae07215c7eeaabe59c131a95490a6468
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/351
network_acronym_str UFRN-6
network_name_str Mneme (Caicó. Online)
repository_id_str
spelling Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930SambaMúsica popular brasileiraMúsico popular brasileiroNoel RosaEste artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica.      Mneme - Revista de Humanidades2010-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351Mneme - Revista de Humanidades; v. 8 n. 20 (2006): Revista Mneme 201518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351/324Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFenerick, José Adriano2011-12-22T12:19:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/351Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2011-12-22T12:19Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
title Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
spellingShingle Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
Fenerick, José Adriano
Samba
Música popular brasileira
Músico popular brasileiro
Noel Rosa
title_short Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
title_full Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
title_fullStr Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
title_full_unstemmed Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
title_sort Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
author Fenerick, José Adriano
author_facet Fenerick, José Adriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fenerick, José Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Samba
Música popular brasileira
Músico popular brasileiro
Noel Rosa
topic Samba
Música popular brasileira
Músico popular brasileiro
Noel Rosa
description Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica.      
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351
url https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351/324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv Mneme - Revista de Humanidades; v. 8 n. 20 (2006): Revista Mneme 20
1518-3394
reponame:Mneme (Caicó. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Mneme (Caicó. Online)
collection Mneme (Caicó. Online)
repository.name.fl_str_mv Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||muirakytan@uol.com.br
_version_ 1799769956531830784