Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica. |
id |
UFRN-6_ae07215c7eeaabe59c131a95490a6468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/351 |
network_acronym_str |
UFRN-6 |
network_name_str |
Mneme (Caicó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930SambaMúsica popular brasileiraMúsico popular brasileiroNoel RosaEste artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica. Mneme - Revista de Humanidades2010-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351Mneme - Revista de Humanidades; v. 8 n. 20 (2006): Revista Mneme 201518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351/324Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFenerick, José Adriano2011-12-22T12:19:00Zoai:periodicos.ufrn.br:article/351Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2011-12-22T12:19Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
spellingShingle |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 Fenerick, José Adriano Samba Música popular brasileira Músico popular brasileiro Noel Rosa |
title_short |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_full |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_fullStr |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_full_unstemmed |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
title_sort |
Noel Rosa e as transformações do samba na década de 1930 |
author |
Fenerick, José Adriano |
author_facet |
Fenerick, José Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fenerick, José Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Samba Música popular brasileira Músico popular brasileiro Noel Rosa |
topic |
Samba Música popular brasileira Músico popular brasileiro Noel Rosa |
description |
Este artigo apresenta algumas considerações sobre as transformações (simbólicas) do samba em meio ao processo de modernizaçáo da música popular brasileira da década de 1930. Partimos do pressuposto de que as polêmicas travadas entre sambistas no Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, mais do que indicar as várias transformações técnico-musicais pelas quais o samba passava, inseriam-se no processo de estruturaçáo de um mercado musical, onde o sambista, cada vez mais, tornava-se um "profissional do samba". Esse período, a década de 1930, foi o tempo de atuaçáo de Noel Rosa como compositor de sambas, e tendo sido a sua participaçáo marcante em todo o processo, o Poeta da Vila nos serviu como uma referência analítica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/351/324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidades |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mneme - Revista de Humanidades; v. 8 n. 20 (2006): Revista Mneme 20 1518-3394 reponame:Mneme (Caicó. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Mneme (Caicó. Online) |
collection |
Mneme (Caicó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||muirakytan@uol.com.br |
_version_ |
1799769956531830784 |