EPVLVM IOVIS: o espetáculo da ordem sagrada na Roma republicana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1085 |
Resumo: | A conceituaçáo da religiáo romana como “ordem sagrada” permite discutir seus rituais como mecanismos de um sistema que sacralizava uma determinada ordem político-social, pois, mais do que concernindo a sentimentos ou percepções individuais, a religiáo é relacionada e diz respeito à sociedade e à manutençáo da ordem social. Apresentaremos uma análise da espetacularizaçáo da ordem sagrada em uma forma de lectisternium que perdurou por vários séculos, o epulum Iouis, no qual senadores e magistrados banqueteavam pro populo com Júpiter, Juno e Minerva, no Capitólio. Essas representações, inscritas nas instituições romanas e explicitadas nos rituais, reforçavam e garantiam a confiança no ritual e o engajamento dos indivíduos às normas da vida comunitária |
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EPVLVM IOVIS: o espetáculo da ordem sagrada na Roma republicanaReligião romanaLectisterniaOrdem sagrada A conceituaçáo da religiáo romana como “ordem sagrada” permite discutir seus rituais como mecanismos de um sistema que sacralizava uma determinada ordem político-social, pois, mais do que concernindo a sentimentos ou percepções individuais, a religiáo é relacionada e diz respeito à sociedade e à manutençáo da ordem social. Apresentaremos uma análise da espetacularizaçáo da ordem sagrada em uma forma de lectisternium que perdurou por vários séculos, o epulum Iouis, no qual senadores e magistrados banqueteavam pro populo com Júpiter, Juno e Minerva, no Capitólio. Essas representações, inscritas nas instituições romanas e explicitadas nos rituais, reforçavam e garantiam a confiança no ritual e o engajamento dos indivíduos às normas da vida comunitáriaMneme - Revista de Humanidades2011-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa históricaapplication/https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1085Mneme - Revista de Humanidades; v. 12 n. 30 (2011): Dossiê O Mundo Antigo em perspectiva: aspectos culturais e políticos da Antiguidade Clássica1518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1085/1067https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1085/1068https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1085/1070https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1085/1098Copyright (c) 2014 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Claudia Beltrão2015-07-16T19:31:08Zoai:periodicos.ufrn.br:article/1085Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2015-07-16T19:31:08Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A conceituaçáo da religiáo romana como “ordem sagrada” permite discutir seus rituais como mecanismos de um sistema que sacralizava uma determinada ordem político-social, pois, mais do que concernindo a sentimentos ou percepções individuais, a religiáo é relacionada e diz respeito à sociedade e à manutençáo da ordem social. Apresentaremos uma análise da espetacularizaçáo da ordem sagrada em uma forma de lectisternium que perdurou por vários séculos, o epulum Iouis, no qual senadores e magistrados banqueteavam pro populo com Júpiter, Juno e Minerva, no Capitólio. Essas representações, inscritas nas instituições romanas e explicitadas nos rituais, reforçavam e garantiam a confiança no ritual e o engajamento dos indivíduos às normas da vida comunitária |
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