A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899 |
Resumo: | O objeto de estudo deste artigo é o uso dos recursos multimodais para a educação. A pesquisa pretende discutir duas questões: (a) como o uso das tecnologias digitais tem se incorporado ao formato dos gêneros textuais e (b) de que maneira esses textos vêm sendo desenvolvidos para atrair a atenção de jovens leitores. Para responder a elas, o texto entrecruza esses questionamentos, a fundamentação teórica, que tem como suporte a Gramática do Design Visual (GDV) e os dados obtidos em um hiperconto digital. O objetivo da pesquisa foi o de examinar se os recursos multimodais utilizados pelo site inserem o leitor no mundo digital por meio da leitura de hipercontos. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa efetivada com a análise da estrutura de um site, de forma a interpretar as mensagens materializadas em recursos semióticos para a construção de um conto. Os dados foram coletados das páginas do hiperconto e transcritos conforme os aspectos delineados pela GVD. A análise multimodal das páginas permitiu concluir que as estruturas composicionais do site, a combinação das linguagens escrita, oral, visual e outras formas semióticas, simultaneamente, teceram a materialização de um texto literário, permitindo, ao leitor, não só a leitura, mas, também, sua participação, de forma interativa, na produção do hiperconto. |
id |
UFRN-7_106114c4181760f418b7dfac38823ff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/10899 |
network_acronym_str |
UFRN-7 |
network_name_str |
Revista odisséia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho”Multimodalidade. Hiperconto. Tecnologias.O objeto de estudo deste artigo é o uso dos recursos multimodais para a educação. A pesquisa pretende discutir duas questões: (a) como o uso das tecnologias digitais tem se incorporado ao formato dos gêneros textuais e (b) de que maneira esses textos vêm sendo desenvolvidos para atrair a atenção de jovens leitores. Para responder a elas, o texto entrecruza esses questionamentos, a fundamentação teórica, que tem como suporte a Gramática do Design Visual (GDV) e os dados obtidos em um hiperconto digital. O objetivo da pesquisa foi o de examinar se os recursos multimodais utilizados pelo site inserem o leitor no mundo digital por meio da leitura de hipercontos. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa efetivada com a análise da estrutura de um site, de forma a interpretar as mensagens materializadas em recursos semióticos para a construção de um conto. Os dados foram coletados das páginas do hiperconto e transcritos conforme os aspectos delineados pela GVD. A análise multimodal das páginas permitiu concluir que as estruturas composicionais do site, a combinação das linguagens escrita, oral, visual e outras formas semióticas, simultaneamente, teceram a materialização de um texto literário, permitindo, ao leitor, não só a leitura, mas, também, sua participação, de forma interativa, na produção do hiperconto. UFRN2017-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/1089910.21680/1983-2435.2017v2n1ID10899Odisseia; Vol. 2 No. 1 (2017); p. 113 - 132Revue Odisseia; Vol. 2 No. 1 (2017); p. 113 - 132Revista Odisseia; v. 2 n. 1 (2017); p. 113 - 1321983-243510.21680/1983-2435.2017v2n1reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/8245https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10441https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10442https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10443https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10444https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10445Copyright (c) 2017 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCani, Josiane Brunetti2019-06-05T23:45:20Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10899Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2019-06-05T23:45:20Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” |
title |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” |
spellingShingle |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” Cani, Josiane Brunetti Multimodalidade. Hiperconto. Tecnologias. |
title_short |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” |
title_full |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” |
title_fullStr |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” |
title_full_unstemmed |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” |
title_sort |
A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho” |
author |
Cani, Josiane Brunetti |
author_facet |
Cani, Josiane Brunetti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cani, Josiane Brunetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade. Hiperconto. Tecnologias. |
topic |
Multimodalidade. Hiperconto. Tecnologias. |
description |
O objeto de estudo deste artigo é o uso dos recursos multimodais para a educação. A pesquisa pretende discutir duas questões: (a) como o uso das tecnologias digitais tem se incorporado ao formato dos gêneros textuais e (b) de que maneira esses textos vêm sendo desenvolvidos para atrair a atenção de jovens leitores. Para responder a elas, o texto entrecruza esses questionamentos, a fundamentação teórica, que tem como suporte a Gramática do Design Visual (GDV) e os dados obtidos em um hiperconto digital. O objetivo da pesquisa foi o de examinar se os recursos multimodais utilizados pelo site inserem o leitor no mundo digital por meio da leitura de hipercontos. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa efetivada com a análise da estrutura de um site, de forma a interpretar as mensagens materializadas em recursos semióticos para a construção de um conto. Os dados foram coletados das páginas do hiperconto e transcritos conforme os aspectos delineados pela GVD. A análise multimodal das páginas permitiu concluir que as estruturas composicionais do site, a combinação das linguagens escrita, oral, visual e outras formas semióticas, simultaneamente, teceram a materialização de um texto literário, permitindo, ao leitor, não só a leitura, mas, também, sua participação, de forma interativa, na produção do hiperconto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899 10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10899 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899 |
identifier_str_mv |
10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/8245 https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10441 https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10442 https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10443 https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10444 https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899/10445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Odisseia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Odisseia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Odisseia; Vol. 2 No. 1 (2017); p. 113 - 132 Revue Odisseia; Vol. 2 No. 1 (2017); p. 113 - 132 Revista Odisseia; v. 2 n. 1 (2017); p. 113 - 132 1983-2435 10.21680/1983-2435.2017v2n1 reponame:Revista odisséia instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista odisséia |
collection |
Revista odisséia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaodisseia2016@gmail.com |
_version_ |
1809282348466831360 |