O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Naiara Medeiros de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Weissheimer, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10944
Resumo: Os programas de imersão têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar quais são os fatores que auxiliam os estudantes a adquirirem uma segunda língua quando estão imersos na cultura de um país estrangeiro e analisar os desafios que podem impactar a aprendizagem da língua alvo. Para isso, é usada a técnica de entrevista semiestruturada com estudantes brasileiros que participaram do programa Ciências sem Fronteiras. Os dados qualitativos coletados são analisados por meio da categorização de declarações que possam fornecer uma compreensão de como a experiência dos estudantes influenciou a aprendizagem da língua inglesa. Os resultados obtidos evidenciam que a real necessidade de comunicação, a motivação e atividades acadêmicas são os principais fatores que influenciaram a aquisição da língua alvo. Destaca-se ainda o choque cultural que, apesar de ser citado como um obstáculo, impactou positivamente a aprendizagem. Ademais, verifica-se que os participantes indicaram uma melhoria significativa nas habilidades de escrita, leitura, fala e compreensão auditiva. Desse modo, o estudo conclui que o programa Ciências sem Fronteiras ofereceu uma experiência de imersão significativa na aquisição da língua alvo e, ainda, mostra as limitações do ensino da língua inglesa no Brasil, uma vez os cursos e escolas, em sua maioria, não se preocupam com o uso real da língua em sala de aula.
id UFRN-7_2b144c9cece5e1f6b3510ed9b12c1053
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10944
network_acronym_str UFRN-7
network_name_str Revista odisséia
repository_id_str
spelling O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda línguaProgramas de imersão. Cultura. Segunda língua. Aprendizagem.Os programas de imersão têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar quais são os fatores que auxiliam os estudantes a adquirirem uma segunda língua quando estão imersos na cultura de um país estrangeiro e analisar os desafios que podem impactar a aprendizagem da língua alvo. Para isso, é usada a técnica de entrevista semiestruturada com estudantes brasileiros que participaram do programa Ciências sem Fronteiras. Os dados qualitativos coletados são analisados por meio da categorização de declarações que possam fornecer uma compreensão de como a experiência dos estudantes influenciou a aprendizagem da língua inglesa. Os resultados obtidos evidenciam que a real necessidade de comunicação, a motivação e atividades acadêmicas são os principais fatores que influenciaram a aquisição da língua alvo. Destaca-se ainda o choque cultural que, apesar de ser citado como um obstáculo, impactou positivamente a aprendizagem. Ademais, verifica-se que os participantes indicaram uma melhoria significativa nas habilidades de escrita, leitura, fala e compreensão auditiva. Desse modo, o estudo conclui que o programa Ciências sem Fronteiras ofereceu uma experiência de imersão significativa na aquisição da língua alvo e, ainda, mostra as limitações do ensino da língua inglesa no Brasil, uma vez os cursos e escolas, em sua maioria, não se preocupam com o uso real da língua em sala de aula.UFRN2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10944Odisseia; No. 14 (2015); p. 129 - 138Revue Odisseia; No. 14 (2015); p. 129 - 138Revista Odisseia; n. 14 (2015); p. 129 - 1381983-2435reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10944/7713Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Naiara Medeiros deWeissheimer, Janaina2017-05-31T16:30:15Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10944Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2017-05-31T16:30:15Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
title O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
spellingShingle O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
Oliveira, Naiara Medeiros de
Programas de imersão. Cultura. Segunda língua. Aprendizagem.
title_short O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
title_full O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
title_fullStr O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
title_full_unstemmed O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
title_sort O aspecto cultural dos programas de imersão e a aquisição de segunda língua
author Oliveira, Naiara Medeiros de
author_facet Oliveira, Naiara Medeiros de
Weissheimer, Janaina
author_role author
author2 Weissheimer, Janaina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Naiara Medeiros de
Weissheimer, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de imersão. Cultura. Segunda língua. Aprendizagem.
topic Programas de imersão. Cultura. Segunda língua. Aprendizagem.
description Os programas de imersão têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar quais são os fatores que auxiliam os estudantes a adquirirem uma segunda língua quando estão imersos na cultura de um país estrangeiro e analisar os desafios que podem impactar a aprendizagem da língua alvo. Para isso, é usada a técnica de entrevista semiestruturada com estudantes brasileiros que participaram do programa Ciências sem Fronteiras. Os dados qualitativos coletados são analisados por meio da categorização de declarações que possam fornecer uma compreensão de como a experiência dos estudantes influenciou a aprendizagem da língua inglesa. Os resultados obtidos evidenciam que a real necessidade de comunicação, a motivação e atividades acadêmicas são os principais fatores que influenciaram a aquisição da língua alvo. Destaca-se ainda o choque cultural que, apesar de ser citado como um obstáculo, impactou positivamente a aprendizagem. Ademais, verifica-se que os participantes indicaram uma melhoria significativa nas habilidades de escrita, leitura, fala e compreensão auditiva. Desse modo, o estudo conclui que o programa Ciências sem Fronteiras ofereceu uma experiência de imersão significativa na aquisição da língua alvo e, ainda, mostra as limitações do ensino da língua inglesa no Brasil, uma vez os cursos e escolas, em sua maioria, não se preocupam com o uso real da língua em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10944
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10944/7713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Odisseia; No. 14 (2015); p. 129 - 138
Revue Odisseia; No. 14 (2015); p. 129 - 138
Revista Odisseia; n. 14 (2015); p. 129 - 138
1983-2435
reponame:Revista odisséia
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista odisséia
collection Revista odisséia
repository.name.fl_str_mv Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaodisseia2016@gmail.com
_version_ 1809282348469977088