O papel do input na aquisição das vogais médias postônicas finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Susana Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10741
Resumo: O presente trabalho busca investigar o papel do input no processo variável de alçamento das vogais médias postônicas finais – [e] ~ [i], [o] ~ [u] –, considerando os dados longitudinais de oito crianças, com idade entre 1:3 e 2:0 (ano:meses), moradoras das cidades de Pelotas (PEL), Porto Alegre (POA) e Vista Alegre do Prata (VAP), estado do  Rio Grande do Sul, e de produções de seus respectivos cuidadores. No que se refere aos dados de PEL/POA, a análise estatística evidenciou que o quadro postônico final é constituído de três vogais [a, i, u].  Este resultado está em conformidade com os dos cuidadores, os quais produziram o processo de alçamento de forma quase categórica. Quanto aos dados de VAP, os resultados revelaram a presença de duas pautas postônicas, uma, menos expressiva, constituída de três vogais [a, i, u] e outra, mais expressiva, constituída de cinco vogais [a, i, e, o, u]. Resultados semelhantes também foram encontrados nos dados dos cuidadores. Dessa forma, conclui-se que há uma relação positiva entre os dados das crianças e de seus cuidadores, pois as crianças, desde as faixas etárias iniciais, produziram a pauta postônica final correspondente a do seu input. Pode-se, portanto, sugerir que as crianças de PEL/POA, com produções recorrentes das vogais altas, não aplicam o processo de alçamento, mas apresentam pauta de apenas três vogais em posição átona final.
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