A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues Pereira, Tarciana Karla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629
Resumo: Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, em sentido particular, pelo que foi estabelecido por Voloshinov ([1976], ([2005]); Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochínov (2014). Os aspectos metodológicos estabelecem uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. O corpus foi constituído por quatro enunciados referentes à discursivização da mulher em blogs, website e grupo do facebook. Como resultado, foi constatado que a enunciação da imagem feminina constrói sentidos a partir do cruzamento das enunciações de diversas vozes sociais e que essas vozes sociais constituem o sujeito mulher como um ser social em devir.
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