O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2069 |
Resumo: | Este breve artigo representa uma reflexáo sobre os momentos e as figuras mais relevantes do Barroco Italiano. Também quer ser uma tentativa de mostrar e demonstrar - através de um excursus relativamente completo de artistas e obras da época - como este período histórico tenha sido de importância fundamental para que a arte e a ciência modernas se abrissem a novos horizontes, tanto na pesquisa cientifica como na criaçáo artística. O objetivo que se pretende alcançar é aquele de dar mais uma contribuiçáo para superar de vez aquele preconceito em relaçáo ao barroco, percebido como algo negativo e sem grande valor artístico, mas também enfatizar o valor da cultura italiana para que este fenômeno se concretizasse, dando um novo rumo à cultura ocidental. |
id |
UFRN-7_aea7a6454c3890a652cab650a440eeec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/2069 |
network_acronym_str |
UFRN-7 |
network_name_str |
Revista odisséia |
repository_id_str |
|
spelling |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕESBarroco ItalianoGiambattista MarinoGalileo GalileiLorenzo BeriniRomaEste breve artigo representa uma reflexáo sobre os momentos e as figuras mais relevantes do Barroco Italiano. Também quer ser uma tentativa de mostrar e demonstrar - através de um excursus relativamente completo de artistas e obras da época - como este período histórico tenha sido de importância fundamental para que a arte e a ciência modernas se abrissem a novos horizontes, tanto na pesquisa cientifica como na criaçáo artística. O objetivo que se pretende alcançar é aquele de dar mais uma contribuiçáo para superar de vez aquele preconceito em relaçáo ao barroco, percebido como algo negativo e sem grande valor artístico, mas também enfatizar o valor da cultura italiana para que este fenômeno se concretizasse, dando um novo rumo à cultura ocidental.UFRN2012-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2069Odisseia; No. 6 (2011)Revue Odisseia; No. 6 (2011)Revista Odisseia; n. 6 (2011)1983-2435reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2069/1503Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinna, Massimo2017-11-23T09:58:40Zoai:periodicos.ufrn.br:article/2069Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2017-11-23T09:58:40Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES |
title |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES |
spellingShingle |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES Pinna, Massimo Barroco Italiano Giambattista Marino Galileo Galilei Lorenzo Berini Roma |
title_short |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES |
title_full |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES |
title_fullStr |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES |
title_full_unstemmed |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES |
title_sort |
O BARROCO NA ITÁLIA: SUA BELEZA E CONTRADIÇÕES |
author |
Pinna, Massimo |
author_facet |
Pinna, Massimo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinna, Massimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barroco Italiano Giambattista Marino Galileo Galilei Lorenzo Berini Roma |
topic |
Barroco Italiano Giambattista Marino Galileo Galilei Lorenzo Berini Roma |
description |
Este breve artigo representa uma reflexáo sobre os momentos e as figuras mais relevantes do Barroco Italiano. Também quer ser uma tentativa de mostrar e demonstrar - através de um excursus relativamente completo de artistas e obras da época - como este período histórico tenha sido de importância fundamental para que a arte e a ciência modernas se abrissem a novos horizontes, tanto na pesquisa cientifica como na criaçáo artística. O objetivo que se pretende alcançar é aquele de dar mais uma contribuiçáo para superar de vez aquele preconceito em relaçáo ao barroco, percebido como algo negativo e sem grande valor artístico, mas também enfatizar o valor da cultura italiana para que este fenômeno se concretizasse, dando um novo rumo à cultura ocidental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2069 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2069/1503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Odisseia; No. 6 (2011) Revue Odisseia; No. 6 (2011) Revista Odisseia; n. 6 (2011) 1983-2435 reponame:Revista odisséia instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista odisséia |
collection |
Revista odisséia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaodisseia2016@gmail.com |
_version_ |
1809282348015943680 |