Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto Bandeira de Melo Lima, Jane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva Leão, Samira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista odisséia
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10652
Resumo: No mundo globalizado no qual se vive, a aprendizagem da língua inglesa tornou-se compulsória para aqueles que almejam um lugar no mercado de trabalho ultracapita-lista do século XXI. O que se verifica, portanto, é que a língua inglesa vem despertando, cada vez mais, o interesse das pessoas que desejam manter-se atualizadas com o que está acontecendo no mundo, com as questões culturalmente relevantes da sociedade atual. Sendo assim, a língua inglesa, reconhecida como língua da globalização, é pré-requisito para cada cidadão brasileiro desenvolver-se intelectual e socialmente, contribuindo, em consequência, para o desenvolvimento da sociedade. O professor de ESP (Inglês para Propósitos Específicos) assume funções que vão além da sala de aula. Ele tem, então, cinco papéis principais: professor, criador de cursos e provedor de materiais, colaborador, pesquisador e avaliador. A hipótese que orientou esta pesquisa foi que todo professor universitário, utilizando as estratégias de leitura, está apto a capacitar seu aluno a ler, compreender e interpretar um texto acadêmico em língua inglesa em um curto espaço de tempo. O objetivo desta pesquisa é analisar o papel do professor como mediador nesse contexto. Os autores que nortearam a pesquisa são Dudley-Evans e St. John (1998), Solé (2008), Holmes (1981), dentre outros. Com base nas afirmações dos autores destacados e nos resultados obtidos, constatou-se que a principal ferramenta é o professor quando este age como mediador no processo ensino/aprendizagem.
id UFRN-7_bc187d66009e021441d03fe17d5734f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10652
network_acronym_str UFRN-7
network_name_str Revista odisséia
repository_id_str
spelling Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediadorProfessor. Leitura. Compreensão. Interpretação.No mundo globalizado no qual se vive, a aprendizagem da língua inglesa tornou-se compulsória para aqueles que almejam um lugar no mercado de trabalho ultracapita-lista do século XXI. O que se verifica, portanto, é que a língua inglesa vem despertando, cada vez mais, o interesse das pessoas que desejam manter-se atualizadas com o que está acontecendo no mundo, com as questões culturalmente relevantes da sociedade atual. Sendo assim, a língua inglesa, reconhecida como língua da globalização, é pré-requisito para cada cidadão brasileiro desenvolver-se intelectual e socialmente, contribuindo, em consequência, para o desenvolvimento da sociedade. O professor de ESP (Inglês para Propósitos Específicos) assume funções que vão além da sala de aula. Ele tem, então, cinco papéis principais: professor, criador de cursos e provedor de materiais, colaborador, pesquisador e avaliador. A hipótese que orientou esta pesquisa foi que todo professor universitário, utilizando as estratégias de leitura, está apto a capacitar seu aluno a ler, compreender e interpretar um texto acadêmico em língua inglesa em um curto espaço de tempo. O objetivo desta pesquisa é analisar o papel do professor como mediador nesse contexto. Os autores que nortearam a pesquisa são Dudley-Evans e St. John (1998), Solé (2008), Holmes (1981), dentre outros. Com base nas afirmações dos autores destacados e nos resultados obtidos, constatou-se que a principal ferramenta é o professor quando este age como mediador no processo ensino/aprendizagem.UFRN2016-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10652Odisseia; No. 10 (2013); p. 21 - 34Revue Odisseia; No. 10 (2013); p. 21 - 34Revista Odisseia; n. 10 (2013); p. 21 - 341983-2435reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10652/7564Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto Bandeira de Melo Lima, JaneSilva Leão, Samira2017-05-31T16:29:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10652Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2017-05-31T16:29:13Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
title Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
spellingShingle Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
Pinto Bandeira de Melo Lima, Jane
Professor. Leitura. Compreensão. Interpretação.
title_short Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
title_full Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
title_fullStr Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
title_full_unstemmed Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
title_sort Inglês instrumental e as estratégias de leitura: o papel do professor mediador
author Pinto Bandeira de Melo Lima, Jane
author_facet Pinto Bandeira de Melo Lima, Jane
Silva Leão, Samira
author_role author
author2 Silva Leão, Samira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto Bandeira de Melo Lima, Jane
Silva Leão, Samira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor. Leitura. Compreensão. Interpretação.
topic Professor. Leitura. Compreensão. Interpretação.
description No mundo globalizado no qual se vive, a aprendizagem da língua inglesa tornou-se compulsória para aqueles que almejam um lugar no mercado de trabalho ultracapita-lista do século XXI. O que se verifica, portanto, é que a língua inglesa vem despertando, cada vez mais, o interesse das pessoas que desejam manter-se atualizadas com o que está acontecendo no mundo, com as questões culturalmente relevantes da sociedade atual. Sendo assim, a língua inglesa, reconhecida como língua da globalização, é pré-requisito para cada cidadão brasileiro desenvolver-se intelectual e socialmente, contribuindo, em consequência, para o desenvolvimento da sociedade. O professor de ESP (Inglês para Propósitos Específicos) assume funções que vão além da sala de aula. Ele tem, então, cinco papéis principais: professor, criador de cursos e provedor de materiais, colaborador, pesquisador e avaliador. A hipótese que orientou esta pesquisa foi que todo professor universitário, utilizando as estratégias de leitura, está apto a capacitar seu aluno a ler, compreender e interpretar um texto acadêmico em língua inglesa em um curto espaço de tempo. O objetivo desta pesquisa é analisar o papel do professor como mediador nesse contexto. Os autores que nortearam a pesquisa são Dudley-Evans e St. John (1998), Solé (2008), Holmes (1981), dentre outros. Com base nas afirmações dos autores destacados e nos resultados obtidos, constatou-se que a principal ferramenta é o professor quando este age como mediador no processo ensino/aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10652
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10652/7564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Odisseia; No. 10 (2013); p. 21 - 34
Revue Odisseia; No. 10 (2013); p. 21 - 34
Revista Odisseia; n. 10 (2013); p. 21 - 34
1983-2435
reponame:Revista odisséia
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista odisséia
collection Revista odisséia
repository.name.fl_str_mv Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaodisseia2016@gmail.com
_version_ 1809282348444811264