CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Eliza Trajano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5311
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir questões de ativismo político e ocompartilhamento de informações, por meio da relação com a cultura hacker.Analisar, com base na atuação dos fenômenos hackers de mais expressãoatualmente, um pouco da cultura desses que ainda são tidos por muitos comocriminosos, aqui com o entendimento de que hackers são pessoas que usam seuconhecimento computacional em prol da construção de algo. Trataremosbrevemente dos grupos dos criadores do Software Livre, os WikiLeaks e oAnonymous. Utilizaremos para análise Levy & Lemos, Sérgio Amadeu, Himanen,Castells, Morin & Deleuze. As ações dos três grupos hackers mostradas nessetrabalho tem meios e fins específicos, mas convergem no sentido de serem açõespolíticas marcadas pelo ativismo e pelo compartilhamento de conhecimento einformações. Essas práticas contribuem e provocam discussões e resultados a fimde começar a “abalar” as grandes estruturas dominantes, pois criam furos nosbloqueios centrais.
id UFRN-9_1beb7c648f0c4f3f5a174e1272620499
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/5311
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)Este trabalho tem por objetivo discutir questões de ativismo político e ocompartilhamento de informações, por meio da relação com a cultura hacker.Analisar, com base na atuação dos fenômenos hackers de mais expressãoatualmente, um pouco da cultura desses que ainda são tidos por muitos comocriminosos, aqui com o entendimento de que hackers são pessoas que usam seuconhecimento computacional em prol da construção de algo. Trataremosbrevemente dos grupos dos criadores do Software Livre, os WikiLeaks e oAnonymous. Utilizaremos para análise Levy & Lemos, Sérgio Amadeu, Himanen,Castells, Morin & Deleuze. As ações dos três grupos hackers mostradas nessetrabalho tem meios e fins específicos, mas convergem no sentido de serem açõespolíticas marcadas pelo ativismo e pelo compartilhamento de conhecimento einformações. Essas práticas contribuem e provocam discussões e resultados a fimde começar a “abalar” as grandes estruturas dominantes, pois criam furos nosbloqueios centrais.UFRN2014-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5311Revista Inter-Legere; n. 14 (2014): CIBERCULTURA1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5311/4286Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Ana Eliza Trajano2014-05-12T18:52:13Zoai:periodicos.ufrn.br:article/5311Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2014-05-12T18:52:13Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
title CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
spellingShingle CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
Soares, Ana Eliza Trajano
title_short CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
title_full CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
title_fullStr CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
title_full_unstemmed CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
title_sort CULTURA HACKER: OS NOVOS SUJEITOS DO COMUM(S)
author Soares, Ana Eliza Trajano
author_facet Soares, Ana Eliza Trajano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Eliza Trajano
description Este trabalho tem por objetivo discutir questões de ativismo político e ocompartilhamento de informações, por meio da relação com a cultura hacker.Analisar, com base na atuação dos fenômenos hackers de mais expressãoatualmente, um pouco da cultura desses que ainda são tidos por muitos comocriminosos, aqui com o entendimento de que hackers são pessoas que usam seuconhecimento computacional em prol da construção de algo. Trataremosbrevemente dos grupos dos criadores do Software Livre, os WikiLeaks e oAnonymous. Utilizaremos para análise Levy & Lemos, Sérgio Amadeu, Himanen,Castells, Morin & Deleuze. As ações dos três grupos hackers mostradas nessetrabalho tem meios e fins específicos, mas convergem no sentido de serem açõespolíticas marcadas pelo ativismo e pelo compartilhamento de conhecimento einformações. Essas práticas contribuem e provocam discussões e resultados a fimde começar a “abalar” as grandes estruturas dominantes, pois criam furos nosbloqueios centrais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5311
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5311/4286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 14 (2014): CIBERCULTURA
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138855534592