O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO RN EM MEIO AO ESTADO DE COERÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco, Antônio Elder
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Bruno Laurentino, Silva de Oliveira, Robson Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12470
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo suscitar discussões e reflexões acerca dos desafios e obstáculos enfrentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, na dinamização de sua proposta de currículo para ensino de sociologia no estado do RN, no contexto de ameaça da Medida Provisória nº 746/16 do Ministério da Educação, sancionada pelo presidente ilegítimo Michel Temer, que visa a reformulação da estrutura curricular educacional vigente no ensino médio brasileiro. Para tanto, procuramos conjecturar uma reflexão objetiva sobre o contexto político educacional vivenciado, bem como a importância da formulação de uma proposta curricular crítica para a disciplina de sociologia do Rio Grande do Norte, a fim de fortalecer e reafirmar a legitimidade do ensino da mesma no Ensino Médio, direito conquistado através da Lei nº 11.684 de 2008. Compreendendo, pois, todo um cenário de desconstrução, desarticulação e vislumbrando a possibilidade de um grande retrocesso, sentimo-nos incitados a tal discussão. Apresentaremos também os avanços já conquistados acerca de nossa proposta curricular para a disciplina de sociologia, tendo como “laboratório” de experienciação as escolas pertencentes a rede estadual de ensino, escolas parceiras do PIBID de Ciências Sociais na cidade de Mossoró - RN. Ao final deste trabalho, denotaremos a importância de que todas as ações tomadas a nível de educação nacional sejam amplamente discutidas pelos órgãos competentes ligados à educação, politica, e a sociedade em geral objetivando sempre a criação, reflexão e implantação de propostas favoráveis à construção sócio educacional, longe da unilateralidade condicionada por forças arbitrárias do ‘poder’ num estado de coerção.
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