Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Simone Cabral Marinho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4617
Resumo: Trata-se de notas prévias de pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa dePós-Graduação em Ciências Sociais (Doutorado), da Universidade Federal do RioGrande do Norte, no período de 2008 a 2010, em municípios localizados na regiãooestana do Estado potiguar. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir para odebate em torno do direito à educação do campo como uma ação estratégica deemancipação e afirmação das relações de pertença, ao mesmo tempo diferenciadase abertas. O modelo de educação que se investiga preconiza o respeito àsdiversidades culturais, além de ser uma alternativa à hegemonia do modelourbanizado da educação brasileira. Nesse viés, a educação, enquanto organizadorae produtora da cultura de um povo e produzida por uma cultura — a cultura docampo —, não pode seguir a lógica da exclusão do direito à educação de qualidadepara todos e todas. Essa proposta, articulada com a discussão de Boaventura deSousa Santos (2002) sobre globalização contra-hegemônica, que representa asuperação do determinismo e supremacia da globalização econômica, configura umespaço da emergência de alternativas de grupos localizados em diferentes espaçosde atuação na defesa da ação humana e da participação política dos individuoscomo sujeitos de sua história. Desse modo, pensar uma educação do campoexpressa a necessidade de que homens e mulheres, submetidos a um modeloagrícola hegemônico, excludente, insustentável e seletivo, deem conta dacompreensão crítica dos mecanismos que o produzem e sustentam, assim como daspossibilidades de os sujeitos produzirem mudanças nessa dinâmica.Palavras-chave: Movimentos sociais; Educação do campo; Contra-hegemonia.
id UFRN-9_4f444fe7fc2d9b226947acdb48fd90bd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4617
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociaisTrata-se de notas prévias de pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa dePós-Graduação em Ciências Sociais (Doutorado), da Universidade Federal do RioGrande do Norte, no período de 2008 a 2010, em municípios localizados na regiãooestana do Estado potiguar. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir para odebate em torno do direito à educação do campo como uma ação estratégica deemancipação e afirmação das relações de pertença, ao mesmo tempo diferenciadase abertas. O modelo de educação que se investiga preconiza o respeito àsdiversidades culturais, além de ser uma alternativa à hegemonia do modelourbanizado da educação brasileira. Nesse viés, a educação, enquanto organizadorae produtora da cultura de um povo e produzida por uma cultura — a cultura docampo —, não pode seguir a lógica da exclusão do direito à educação de qualidadepara todos e todas. Essa proposta, articulada com a discussão de Boaventura deSousa Santos (2002) sobre globalização contra-hegemônica, que representa asuperação do determinismo e supremacia da globalização econômica, configura umespaço da emergência de alternativas de grupos localizados em diferentes espaçosde atuação na defesa da ação humana e da participação política dos individuoscomo sujeitos de sua história. Desse modo, pensar uma educação do campoexpressa a necessidade de que homens e mulheres, submetidos a um modeloagrícola hegemônico, excludente, insustentável e seletivo, deem conta dacompreensão crítica dos mecanismos que o produzem e sustentam, assim como daspossibilidades de os sujeitos produzirem mudanças nessa dinâmica.Palavras-chave: Movimentos sociais; Educação do campo; Contra-hegemonia.UFRN2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4617Revista Inter-Legere; n. 5 (2009): REFLEXÕES1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4617/3776Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Simone Cabral Marinho2013-12-13T13:31:07Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4617Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-13T13:31:07Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
title Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
spellingShingle Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
dos Santos, Simone Cabral Marinho
title_short Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
title_full Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
title_fullStr Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
title_full_unstemmed Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
title_sort Educação do campo nas políticas públicas: interface com os movimentos sociais
author dos Santos, Simone Cabral Marinho
author_facet dos Santos, Simone Cabral Marinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Simone Cabral Marinho
description Trata-se de notas prévias de pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa dePós-Graduação em Ciências Sociais (Doutorado), da Universidade Federal do RioGrande do Norte, no período de 2008 a 2010, em municípios localizados na regiãooestana do Estado potiguar. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir para odebate em torno do direito à educação do campo como uma ação estratégica deemancipação e afirmação das relações de pertença, ao mesmo tempo diferenciadase abertas. O modelo de educação que se investiga preconiza o respeito àsdiversidades culturais, além de ser uma alternativa à hegemonia do modelourbanizado da educação brasileira. Nesse viés, a educação, enquanto organizadorae produtora da cultura de um povo e produzida por uma cultura — a cultura docampo —, não pode seguir a lógica da exclusão do direito à educação de qualidadepara todos e todas. Essa proposta, articulada com a discussão de Boaventura deSousa Santos (2002) sobre globalização contra-hegemônica, que representa asuperação do determinismo e supremacia da globalização econômica, configura umespaço da emergência de alternativas de grupos localizados em diferentes espaçosde atuação na defesa da ação humana e da participação política dos individuoscomo sujeitos de sua história. Desse modo, pensar uma educação do campoexpressa a necessidade de que homens e mulheres, submetidos a um modeloagrícola hegemônico, excludente, insustentável e seletivo, deem conta dacompreensão crítica dos mecanismos que o produzem e sustentam, assim como daspossibilidades de os sujeitos produzirem mudanças nessa dinâmica.Palavras-chave: Movimentos sociais; Educação do campo; Contra-hegemonia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4617
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4617/3776
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 5 (2009): REFLEXÕES
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138440298496