DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da religião e do ensino de Sociologia na educação básica. Com base em questionários qualitativos e na observação participante com alunos, estagiários e professores da rede pública e privada, esta pesquisa discute a respeito de um tema aparentemente “naturalizado” ou oculto em sala de aula. A abordagem da temática religião vem ao encontro de um desafio central à imaginação sociológica. A proposta está em pensar como a religião pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Sociologia, quando trabalhada como atividade interlocutora dessa ação, levando em conta as observações das categorias de pensamento. |
id |
UFRN-9_ac02cdf05adba0dc3c03d382b400a316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/10816 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIAEnsino de Sociologia. Religião. Formação docente. Antropologia da Educação. Categorias de pensamentoO presente trabalho tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da religião e do ensino de Sociologia na educação básica. Com base em questionários qualitativos e na observação participante com alunos, estagiários e professores da rede pública e privada, esta pesquisa discute a respeito de um tema aparentemente “naturalizado” ou oculto em sala de aula. A abordagem da temática religião vem ao encontro de um desafio central à imaginação sociológica. A proposta está em pensar como a religião pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Sociologia, quando trabalhada como atividade interlocutora dessa ação, levando em conta as observações das categorias de pensamento.UFRN2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1081610.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 95-1151982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816/7633Copyright (c) 2016 Andréa Lúcia da Silva Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Andréa Lúcia da Silva2021-11-30T20:58:24Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10816Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:58:24Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA |
title |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA |
spellingShingle |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA Paiva, Andréa Lúcia da Silva Ensino de Sociologia. Religião. Formação docente. Antropologia da Educação. Categorias de pensamento |
title_short |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA |
title_full |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA |
title_fullStr |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA |
title_sort |
DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA |
author |
Paiva, Andréa Lúcia da Silva |
author_facet |
Paiva, Andréa Lúcia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Andréa Lúcia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia. Religião. Formação docente. Antropologia da Educação. Categorias de pensamento |
topic |
Ensino de Sociologia. Religião. Formação docente. Antropologia da Educação. Categorias de pensamento |
description |
O presente trabalho tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da religião e do ensino de Sociologia na educação básica. Com base em questionários qualitativos e na observação participante com alunos, estagiários e professores da rede pública e privada, esta pesquisa discute a respeito de um tema aparentemente “naturalizado” ou oculto em sala de aula. A abordagem da temática religião vem ao encontro de um desafio central à imaginação sociológica. A proposta está em pensar como a religião pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Sociologia, quando trabalhada como atividade interlocutora dessa ação, levando em conta as observações das categorias de pensamento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816 |
identifier_str_mv |
10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816/7633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andréa Lúcia da Silva Paiva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Andréa Lúcia da Silva Paiva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 95-115 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043139278110720 |