Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4592 |
Resumo: | A sociedade brasileira apresenta, na primeira década do século XXI, um alto índice de violência praticada contra crianças praticada no âmbito familiar. O Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada (IPEA/2003) vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, informa que 84% dos abrigamentos64 decorrem de violência infringida pelos responsáveis pela criança. Quando articulamos tais dados com o índice de desenvolvimento da educação básica vemos que a violência intrafamiliar pode ser uma das causas do baixo rendimento da aprendizagem apresentado por crianças brasileiras. O Rio Grande do Norte é um dos Estados de mais baixo índice de desempenho escolar no país, advindo daí a preocupação de fazermos uma pesquisa direcionada para a verificação dessa problemática, articulando violência intrafamiliar e desenvolvimento da educação básica, na cidade de Natal... |
id |
UFRN-9_b284bba836c76314ec5505a30bc3cee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4592 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisaA sociedade brasileira apresenta, na primeira década do século XXI, um alto índice de violência praticada contra crianças praticada no âmbito familiar. O Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada (IPEA/2003) vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, informa que 84% dos abrigamentos64 decorrem de violência infringida pelos responsáveis pela criança. Quando articulamos tais dados com o índice de desenvolvimento da educação básica vemos que a violência intrafamiliar pode ser uma das causas do baixo rendimento da aprendizagem apresentado por crianças brasileiras. O Rio Grande do Norte é um dos Estados de mais baixo índice de desempenho escolar no país, advindo daí a preocupação de fazermos uma pesquisa direcionada para a verificação dessa problemática, articulando violência intrafamiliar e desenvolvimento da educação básica, na cidade de Natal...UFRN2013-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4592Revista Inter-Legere; n. 6 (2010): CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4592/3756Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Adriana AparecidaGermano, José Willington2013-12-13T13:32:42Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4592Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-13T13:32:42Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa |
title |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa |
spellingShingle |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa de Souza, Adriana Aparecida |
title_short |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa |
title_full |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa |
title_fullStr |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa |
title_sort |
Violência intrafamiliar e suas consequências no desenvolvimento da aprendizagem das crianças: notas prévias de pesquisa |
author |
de Souza, Adriana Aparecida |
author_facet |
de Souza, Adriana Aparecida Germano, José Willington |
author_role |
author |
author2 |
Germano, José Willington |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Adriana Aparecida Germano, José Willington |
description |
A sociedade brasileira apresenta, na primeira década do século XXI, um alto índice de violência praticada contra crianças praticada no âmbito familiar. O Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada (IPEA/2003) vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, informa que 84% dos abrigamentos64 decorrem de violência infringida pelos responsáveis pela criança. Quando articulamos tais dados com o índice de desenvolvimento da educação básica vemos que a violência intrafamiliar pode ser uma das causas do baixo rendimento da aprendizagem apresentado por crianças brasileiras. O Rio Grande do Norte é um dos Estados de mais baixo índice de desempenho escolar no país, advindo daí a preocupação de fazermos uma pesquisa direcionada para a verificação dessa problemática, articulando violência intrafamiliar e desenvolvimento da educação básica, na cidade de Natal... |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4592 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4592/3756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 6 (2010): CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138417229824 |