A hora da estrela: entre o masculino e o feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Nunes, Kenia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4164
Resumo: Este artigo é fruto da pesquisa e conclusão da monografia, onde foi estudada a maneira como se dá a produção do feminino a partir das relações estabelecidas entre os personagens da obra literária A hora da estrela (1998) de Clarice Lispector. Relações estas organizadas sobre o prisma da união entre duas regiões o Nordeste (sertão de Alagoas) e o Sudeste (Rio de Janeiro) fonte da construção das identidades dos personagens presentes no romance investigado. O trabalho se deu através do processo de reflexão e análise que das teorias e conceitos de autores como Pierre Bourdieu, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Judith Butler dentre outros, recaem sobre a obra. Portanto, trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Uma pesquisa que tenta traçar o modo como se dá a construção da identidade da personagem principal, Macabéa. Uma identidade que é pensada a partir da produção de si através do contato com o outro, Olímpico. Nesse caso o encontro com o personagem masculino Olímpico de Jesus produz Macabéa com uma feminilidade avessa ao “cabra-macho”. A personagem principal é vista neste artigo a partir da relação que ela estabelece com esse personagem masculino em conjunto com a narração de Rodrigo S.M, um narrador-personagem que a coloniza sobre a visão masculina do que é ser mulher nas relações dadas. 
id UFRN-9_b90602a65a47764156974ffc3791f7db
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/4164
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling A hora da estrela: entre o masculino e o femininoEste artigo é fruto da pesquisa e conclusão da monografia, onde foi estudada a maneira como se dá a produção do feminino a partir das relações estabelecidas entre os personagens da obra literária A hora da estrela (1998) de Clarice Lispector. Relações estas organizadas sobre o prisma da união entre duas regiões o Nordeste (sertão de Alagoas) e o Sudeste (Rio de Janeiro) fonte da construção das identidades dos personagens presentes no romance investigado. O trabalho se deu através do processo de reflexão e análise que das teorias e conceitos de autores como Pierre Bourdieu, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Judith Butler dentre outros, recaem sobre a obra. Portanto, trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Uma pesquisa que tenta traçar o modo como se dá a construção da identidade da personagem principal, Macabéa. Uma identidade que é pensada a partir da produção de si através do contato com o outro, Olímpico. Nesse caso o encontro com o personagem masculino Olímpico de Jesus produz Macabéa com uma feminilidade avessa ao “cabra-macho”. A personagem principal é vista neste artigo a partir da relação que ela estabelece com esse personagem masculino em conjunto com a narração de Rodrigo S.M, um narrador-personagem que a coloniza sobre a visão masculina do que é ser mulher nas relações dadas. UFRN2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4164Revista Inter-Legere; n. 13 (2013): POLÍTICAS PÚBLICAS, TEORIAS E EXPERIÊNCIAS; 46-631982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4164/3398Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Nunes, Kenia2014-05-06T13:48:45Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4164Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2014-05-06T13:48:45Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
title A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
spellingShingle A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
Almeida Nunes, Kenia
title_short A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
title_full A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
title_fullStr A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
title_full_unstemmed A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
title_sort A hora da estrela: entre o masculino e o feminino
author Almeida Nunes, Kenia
author_facet Almeida Nunes, Kenia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Nunes, Kenia
description Este artigo é fruto da pesquisa e conclusão da monografia, onde foi estudada a maneira como se dá a produção do feminino a partir das relações estabelecidas entre os personagens da obra literária A hora da estrela (1998) de Clarice Lispector. Relações estas organizadas sobre o prisma da união entre duas regiões o Nordeste (sertão de Alagoas) e o Sudeste (Rio de Janeiro) fonte da construção das identidades dos personagens presentes no romance investigado. O trabalho se deu através do processo de reflexão e análise que das teorias e conceitos de autores como Pierre Bourdieu, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Judith Butler dentre outros, recaem sobre a obra. Portanto, trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Uma pesquisa que tenta traçar o modo como se dá a construção da identidade da personagem principal, Macabéa. Uma identidade que é pensada a partir da produção de si através do contato com o outro, Olímpico. Nesse caso o encontro com o personagem masculino Olímpico de Jesus produz Macabéa com uma feminilidade avessa ao “cabra-macho”. A personagem principal é vista neste artigo a partir da relação que ela estabelece com esse personagem masculino em conjunto com a narração de Rodrigo S.M, um narrador-personagem que a coloniza sobre a visão masculina do que é ser mulher nas relações dadas. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4164
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4164/3398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; n. 13 (2013): POLÍTICAS PÚBLICAS, TEORIAS E EXPERIÊNCIAS; 46-63
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043138027159552