ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingrassia Pereira, Thiago
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-legere
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818
Resumo: A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curricular da área de ciências sociais na escola. A introdução da sociologia no ensino médio mostra-se contemporânea da discussão sobre a própria reorganização desse nível de ensino, criando um cenário de insegurança em relação aos processos acadêmico-formativos e profissionais. Assim sendo, disputar o sentido das reformas curriculares em curso pode representar uma oportunidade de tornar visível a contribuição formativa da sociologia, problematizando o seu lugar na escola pública. A sustentação teórico-prática em princípios da educação popular sinaliza para um compromisso político com desdobramentos epistemológicos e metodológicos, reconhecendo a contribuição do pensamento freireano na construção de uma escola pública e popular.
id UFRN-9_dd9b1618a879495c164ba0092c8c1016
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10818
network_acronym_str UFRN-9
network_name_str Inter-legere
repository_id_str
spelling ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICAEnsino de sociologia. Educação popular. Escola pública.A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curricular da área de ciências sociais na escola. A introdução da sociologia no ensino médio mostra-se contemporânea da discussão sobre a própria reorganização desse nível de ensino, criando um cenário de insegurança em relação aos processos acadêmico-formativos e profissionais. Assim sendo, disputar o sentido das reformas curriculares em curso pode representar uma oportunidade de tornar visível a contribuição formativa da sociologia, problematizando o seu lugar na escola pública. A sustentação teórico-prática em princípios da educação popular sinaliza para um compromisso político com desdobramentos epistemológicos e metodológicos, reconhecendo a contribuição do pensamento freireano na construção de uma escola pública e popular.UFRN2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/1081810.21680/1982-1662.2016v1n18ID10818Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 133-1491982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818/7635Copyright (c) 2016 Thiago Ingrassia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessIngrassia Pereira, Thiago2021-11-30T20:58:18Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10818Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2021-11-30T20:58:18Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
title ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
spellingShingle ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
Ingrassia Pereira, Thiago
Ensino de sociologia. Educação popular. Escola pública.
title_short ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
title_full ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
title_fullStr ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
title_full_unstemmed ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
title_sort ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA
author Ingrassia Pereira, Thiago
author_facet Ingrassia Pereira, Thiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ingrassia Pereira, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia. Educação popular. Escola pública.
topic Ensino de sociologia. Educação popular. Escola pública.
description A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curricular da área de ciências sociais na escola. A introdução da sociologia no ensino médio mostra-se contemporânea da discussão sobre a própria reorganização desse nível de ensino, criando um cenário de insegurança em relação aos processos acadêmico-formativos e profissionais. Assim sendo, disputar o sentido das reformas curriculares em curso pode representar uma oportunidade de tornar visível a contribuição formativa da sociologia, problematizando o seu lugar na escola pública. A sustentação teórico-prática em princípios da educação popular sinaliza para um compromisso político com desdobramentos epistemológicos e metodológicos, reconhecendo a contribuição do pensamento freireano na construção de uma escola pública e popular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818
10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10818
url https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818
identifier_str_mv 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10818/7635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Thiago Ingrassia Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Thiago Ingrassia Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRN
publisher.none.fl_str_mv UFRN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Inter-Legere; v. 1 n. 18 (2016): DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS; 133-149
1982-1662
reponame:Inter-legere
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Inter-legere
collection Inter-legere
repository.name.fl_str_mv Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv ||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br
_version_ 1798043139281256448