A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4212 |
Resumo: | Este artigo pretende fazer uma análise das identidades locais através do trabalho iconográfico do artista holandês Frans Post e a partir deste trabalho com imagens propor a utilização destas fontes pictóricas no ensino de história. Vamos privilegiar o quadro “O Forte Ceulen no Rio Grande”. A pintura foi realizada durante a estadia em Pernambuco, sendo uma de suas características a inclusão na primeira fase da produção do artista. Segundo vários pesquisadores da obra de Post como nos informam Pedro e Bia Corrêa do Lago, a tela incluída nesta fase significa qualidade técnica e composição perfeita, pois além de ter sido pintada no Brasil e a óleo, a obra é uma das sete composições que chegaram até nós e que hoje se encontra conservada no Museu do Louvre, em Paris. Podemos ver a paisagem do Rio Grande durante a dominação da Companhia das Índias Ocidentais, que tinha como administrador o príncipe Maurício de Nassau. A representação se mostra impar para reforçar a memória dos povos indígenas das “terras de poty”, sendo importante enfatizar as identidades locais. O objeto de estudo é a tela O Forte Ceulen e a metodologia empregada foi à leitura de fontes bibliográficas específicas sobre a temática de arte e ensino de História, como também a análise e observação do quadro de Frans Post. |
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