ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-legere |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é fazer uma esquizoanálise da educação brasileira seguindo os pressupostos teóricos metodológicos apontas por Deleuze & Guattari em sua obra Mil Platôs (traduzida e publicada em cinco volumes no Brasil) e aplicando este modelo de análise como víeis hermenêutico pelo qual se faz uma análise documental do texto/documento da Nova LDB (9394/96) e uma a análise conjuntural das movimentações políticas que precedem e sucedem a sua confecção e publicação no congresso nacional. Tentar-se-á mostrar: (1) como a ideologia neoliberal e os ditames do “Mercado” capitalista global incidem sobre as propostas educacionais para o Brasil e para a América Latina e (2) como o texto/documento que compõe a Nova LDB (9394/96) está atravessada por esses compromissos ideológicos e interesses, muitas vezes, alheios à educação em si mesma. No final do artigo são feitas propostas de análises e de ações que visam ao aprofundamento de nossa compreensão e estudo da educação brasileira e do nosso poder de intervenção cidadã com vistas a promover mudanças políticas e qualitativas no âmbito da educação no Brasil. |
id |
UFRN-9_efa84a49043a6f4a3761c865a2ca2d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/4668 |
network_acronym_str |
UFRN-9 |
network_name_str |
Inter-legere |
repository_id_str |
|
spelling |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação BrasileiraA proposta deste trabalho é fazer uma esquizoanálise da educação brasileira seguindo os pressupostos teóricos metodológicos apontas por Deleuze & Guattari em sua obra Mil Platôs (traduzida e publicada em cinco volumes no Brasil) e aplicando este modelo de análise como víeis hermenêutico pelo qual se faz uma análise documental do texto/documento da Nova LDB (9394/96) e uma a análise conjuntural das movimentações políticas que precedem e sucedem a sua confecção e publicação no congresso nacional. Tentar-se-á mostrar: (1) como a ideologia neoliberal e os ditames do “Mercado” capitalista global incidem sobre as propostas educacionais para o Brasil e para a América Latina e (2) como o texto/documento que compõe a Nova LDB (9394/96) está atravessada por esses compromissos ideológicos e interesses, muitas vezes, alheios à educação em si mesma. No final do artigo são feitas propostas de análises e de ações que visam ao aprofundamento de nossa compreensão e estudo da educação brasileira e do nosso poder de intervenção cidadã com vistas a promover mudanças políticas e qualitativas no âmbito da educação no Brasil.UFRN2013-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668Revista Inter-Legere; n. 7 (2010): ECLETISMO E RESISTÊNCIA1982-1662reponame:Inter-legereinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668/3853Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legereinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Jair2013-12-12T14:50:04Zoai:periodicos.ufrn.br:article/4668Revistahttps://periodicos.ufrn.br/interlegerePUBhttps://periodicos.ufrn.br/interlegere/oai||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br1982-16621982-1662opendoar:2013-12-12T14:50:04Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira |
title |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira |
spellingShingle |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira Araújo, Jair |
title_short |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira |
title_full |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira |
title_fullStr |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira |
title_full_unstemmed |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira |
title_sort |
ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira |
author |
Araújo, Jair |
author_facet |
Araújo, Jair |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Jair |
description |
A proposta deste trabalho é fazer uma esquizoanálise da educação brasileira seguindo os pressupostos teóricos metodológicos apontas por Deleuze & Guattari em sua obra Mil Platôs (traduzida e publicada em cinco volumes no Brasil) e aplicando este modelo de análise como víeis hermenêutico pelo qual se faz uma análise documental do texto/documento da Nova LDB (9394/96) e uma a análise conjuntural das movimentações políticas que precedem e sucedem a sua confecção e publicação no congresso nacional. Tentar-se-á mostrar: (1) como a ideologia neoliberal e os ditames do “Mercado” capitalista global incidem sobre as propostas educacionais para o Brasil e para a América Latina e (2) como o texto/documento que compõe a Nova LDB (9394/96) está atravessada por esses compromissos ideológicos e interesses, muitas vezes, alheios à educação em si mesma. No final do artigo são feitas propostas de análises e de ações que visam ao aprofundamento de nossa compreensão e estudo da educação brasileira e do nosso poder de intervenção cidadã com vistas a promover mudanças políticas e qualitativas no âmbito da educação no Brasil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668/3853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Inter-Legere |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Inter-Legere; n. 7 (2010): ECLETISMO E RESISTÊNCIA 1982-1662 reponame:Inter-legere instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Inter-legere |
collection |
Inter-legere |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-legere - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interlegere@cchla.ufrn.br||analaudelina@uol.com.br |
_version_ |
1798043138452881408 |