Desinformação tem tratamento: leitura crítica contra a pandemia de fake news e pós-verdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Geoci da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57862
Resumo: A sociedade está em processo de digitalização acentuada. Com isso, diversas possibilidades de interações instantâneas em espaços virtuais se abrem aos indivíduos, assim como o acesso a informações provenientes de fontes diversas. Não obstante, não se pode desconsiderar que, para além do potencial benéfico dessas interações, isso tem feito emergir novos problemas, agravados pela grande difusão de conteúdos em rede e à formação de espaços de afinidade, as chamadas bolhas, pouco permeáveis a pensamentos divergentes. Um dos resultados disso é a criação de grupos cujos indivíduos, mutuamente, reforçam vieses de confirmação compartilhados, os quais se fundam em aspectos intersubjetivos, como crenças, valores e ideologias. Nesse contexto, torna-se notável a formação de “ecossistemas” em que fake news e pós-verdades se proliferam com maior intensidade justamente por se servirem desses vieses para manipular a percepção das pessoas em relação à realidade, propondo fatos e verdades alternativas sem o lastro de situações concretas. O resultado disso é uma desestabilização do debate público acerca de temas de grande relevância para a sociedade brasileira, como as opções de enfrentamento da pandemia desencadeada pelo SARS-CoV-2, causador da Covid-19, cujo resultado, como se viu, foi o agravamento dos problemas de saúde pública por levarem parte da população a comportamentos de risco nos momentos mais delicados da pandemia. A crença em panaceias e em discursos anticiência - promovida, inclusive, por figuras políticas - motivou, em parte, o relaxamento quanto a medidas de biossegurança, como o distanciamento social e o uso de máscaras, em contrapartida, estimulou a adoção de supostos tratamentos (sem qualquer eficácia comprovada) em detrimento das medidas anteriormente citadas e da vacinação, principal medida profilática para evitar quadros graves de Covid. Dentre outras consequências, o Brasil teve de lidar com um número de perdas bastante expressivo. Diante disso, e visto que fake news e pós-verdades continuam a influenciar negativamente os rumos do país, tomamos como objeto de estudo a assunção de princípios de leitura crítica voltada à identificação de desinformações veiculadas em textos compartilhados em redes sociais e mensageiros. Em decorrência do cenário descrito e do objeto de pesquisa apresentado, nesta tese, temos como objetivo geral investigar, a partir da análise dos dados, a emergência de princípios de leitura crítica responsivos a fake news e pós-verdades. Para alcançá-lo, traçamos dois objetivos específicos: identificar estratégias recorrentes na construção discursiva de pós-verdades e sua articulação com fake news; e analisar de que forma os princípios emergentes dos dados, se houver, podem ser utilizados para desvelar estratégias adotadas na construção de pós-verdades. A fim de alcançarmos esses objetivos, estabelecemos uma interface, no seio da Linguística Aplicada, entre os estudos de letramento de vertente sociocultural, a pedagogia dos multiletramentos, a Nova Retórica e a argumentação como processo interacional. Quanto aos dados do corpus, eles foram gerados com base nas metodologias documental e bibliográfica, contemplando algumas fake news de grande alcance, compartilhadas em redes sociais e em grupos de mensageiros, e a análise dos discursos veiculados se deu com base no paradigma qualitativo e interpretativista. Nosso estudo identificou a emergência de alguns princípios que podem fundamentar o ensino-aprendizagem de leitura crítica, voltados à formação de leitores capazes de identificar conteúdos falsos e de (re)agir responsivamente diante deles. Ademais, com base nos resultados da pesquisa, elaboramos, como produto destacável, um e-book com 10 oficinas de multiletramentos voltadas ao ensino-aprendizagem dos princípios de leitura crítica inferidos a partir da análise dos dados e em consonância com as estratégias identificadas e mapeadas.
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Com isso, diversas possibilidades de interações instantâneas em espaços virtuais se abrem aos indivíduos, assim como o acesso a informações provenientes de fontes diversas. Não obstante, não se pode desconsiderar que, para além do potencial benéfico dessas interações, isso tem feito emergir novos problemas, agravados pela grande difusão de conteúdos em rede e à formação de espaços de afinidade, as chamadas bolhas, pouco permeáveis a pensamentos divergentes. Um dos resultados disso é a criação de grupos cujos indivíduos, mutuamente, reforçam vieses de confirmação compartilhados, os quais se fundam em aspectos intersubjetivos, como crenças, valores e ideologias. Nesse contexto, torna-se notável a formação de “ecossistemas” em que fake news e pós-verdades se proliferam com maior intensidade justamente por se servirem desses vieses para manipular a percepção das pessoas em relação à realidade, propondo fatos e verdades alternativas sem o lastro de situações concretas. O resultado disso é uma desestabilização do debate público acerca de temas de grande relevância para a sociedade brasileira, como as opções de enfrentamento da pandemia desencadeada pelo SARS-CoV-2, causador da Covid-19, cujo resultado, como se viu, foi o agravamento dos problemas de saúde pública por levarem parte da população a comportamentos de risco nos momentos mais delicados da pandemia. A crença em panaceias e em discursos anticiência - promovida, inclusive, por figuras políticas - motivou, em parte, o relaxamento quanto a medidas de biossegurança, como o distanciamento social e o uso de máscaras, em contrapartida, estimulou a adoção de supostos tratamentos (sem qualquer eficácia comprovada) em detrimento das medidas anteriormente citadas e da vacinação, principal medida profilática para evitar quadros graves de Covid. Dentre outras consequências, o Brasil teve de lidar com um número de perdas bastante expressivo. Diante disso, e visto que fake news e pós-verdades continuam a influenciar negativamente os rumos do país, tomamos como objeto de estudo a assunção de princípios de leitura crítica voltada à identificação de desinformações veiculadas em textos compartilhados em redes sociais e mensageiros. Em decorrência do cenário descrito e do objeto de pesquisa apresentado, nesta tese, temos como objetivo geral investigar, a partir da análise dos dados, a emergência de princípios de leitura crítica responsivos a fake news e pós-verdades. Para alcançá-lo, traçamos dois objetivos específicos: identificar estratégias recorrentes na construção discursiva de pós-verdades e sua articulação com fake news; e analisar de que forma os princípios emergentes dos dados, se houver, podem ser utilizados para desvelar estratégias adotadas na construção de pós-verdades. A fim de alcançarmos esses objetivos, estabelecemos uma interface, no seio da Linguística Aplicada, entre os estudos de letramento de vertente sociocultural, a pedagogia dos multiletramentos, a Nova Retórica e a argumentação como processo interacional. Quanto aos dados do corpus, eles foram gerados com base nas metodologias documental e bibliográfica, contemplando algumas fake news de grande alcance, compartilhadas em redes sociais e em grupos de mensageiros, e a análise dos discursos veiculados se deu com base no paradigma qualitativo e interpretativista. Nosso estudo identificou a emergência de alguns princípios que podem fundamentar o ensino-aprendizagem de leitura crítica, voltados à formação de leitores capazes de identificar conteúdos falsos e de (re)agir responsivamente diante deles. Ademais, com base nos resultados da pesquisa, elaboramos, como produto destacável, um e-book com 10 oficinas de multiletramentos voltadas ao ensino-aprendizagem dos princípios de leitura crítica inferidos a partir da análise dos dados e em consonância com as estratégias identificadas e mapeadas.Society is in a process of accentuated digitalization. As a result, different possibilities for instantaneous interactions in virtual spaces open up for individuals, as well as access to information from different sources. However, it cannot be disregarded that, in addition to the potential benefit, this has led to the rise of new problems, worsened by the great dissemination of content on the Internet and the creation of affinity spaces, the so-called bubbles, which are not very permeable to divergent thoughts. One of the results of this is the creation of groups whose individuals mutually reinforce shared confirmation biases, which are based on intersubjective aspects, such as beliefs, values and ideologies. In this context, the formation of “ecosystems” becomes remarkable, in which fake news and post-truths proliferate with greater intensity precisely because they use these biases to manipulate people's perception of reality, by proposing facts and alternative truths without the ballast of concrete situations. The result of this it’s the destabilization of the public debate on topics of great relevance to Brazilian society, such as the options for coping with the pandemic triggered by SARS-CoV-2, cause of the Covid-19, which effects, as we have seen, were the worsening of public health problems. This situation arose due to the promotion of panacea beliefs and anti-scientific discourses, which led part of the population to engage in risky behaviors at the most sensitive moments of the pandemic. Therefore, and given that fake news and post-truths still continue to negatively influence the direction of the country, we took as an object of study the assumption of principles of critical reading aimed at identifying misinformation conveyed in texts shared on social networks and messaging apps. The general goal is to investigate which principles emerge from the analysis of texts that have disseminated fake news and post-truth about the Covid-19 pandemic and that can inform critical reading to respond to these types of discourses. Our aim is to analyze how the principles emerging from the data can be used to reveal the strategies adopted in the construction of post-truths, and to identify which recurring strategies in the discursive construction of post-truths highlight their articulation with fake news. In order to achieve these purposes, we established an interface, within Applied Linguistics, between Literacy Studies from a sociocultural perspective, the pedagogy of multiliteracies, New Rhetoric and argumentation as an interactional process. As for the corpus data, they were generated based on documentary and bibliographic methodologies, contemplating some farreaching fake news shared on social networks and in groups of messengers, and the analysis of the transmitted speeches was based on the qualitative and interpretive paradigm. Our study identified the emergence of four principles related to critical reading, which can lead to the identification of fake news and post-truths in an actively responsive manner. Furthermore, we have identified eleven strategies that are frequently utilized in the creation and dissemination of false information and post-truths. These strategies can be revealed by implementing the aforementioned principles. At last, according to the research findings, an e-book has been created that includes ten multi-learning workshops aimed at teaching the principles of critical readingUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMultiletramentosLeitura críticaInteração argumentativaFake newsPós-verdadeDesinformação tem tratamento: leitura crítica contra a pandemia de fake news e pós-verdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesinformaçãoTratamento_Silva_2023application/pdf38674472https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57862/1/Desinforma%c3%a7%c3%a3oTratamento_Silva_202318dadb63b00501f69fa7c2ea79f40222MD51123456789/578622024-03-13 19:48:30.203oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57862Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-13T22:48:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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