As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Angélica Almeida de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58097
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo avaliar os resultados do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) período de 2016 a 2019. Para tanto, tem os seguintes objetivos específicos: Apresentar um panorama sobre o modelo de gestão do Programa de Integração Ensino e Extensão; Mapear os projetos do PEEX, atividades e seus participantes; Verificar o nível de integração entre as atividades de ensino e de extensão realizadas no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação por meio do Programa; Identificar as contribuições do PEEX para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bolsistas e voluntários do projeto; Identificar os desafios para a efetividade do PEEX; e Propor ações de melhoria da efetividade do Programa. Esses objetivos foram desenvolvidos com base em um referencial teórico com ênfase na avaliação de resultados de políticas públicas por uma ótica multicêntrica, positiva e construtiva. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que adotará uma abordagem quali-quantitativa e utilizará o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a realização dessa pesquisa fora adotadas duas principais técnicas de coleta de dados: levantamento (survey) e pesquisa documental. Para cada técnica foram utilizados instrumentos de pesquisa diferenciados a saber: questionário estruturado e planilha, respectivamente. Os dados coletados foram analisados de acordo com sua natureza quantitativa ou qualitativa por meio das técnicas de análise do conteúdo e de análise estatística descritiva básica. A partir da pesquisa realizada avalia-se que o PEEX tem contribuído satisfatoriamente para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UFCA, na medida em que permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes bolsistas e voluntários do projeto. A avaliação permitiu ainda identificar os desafios enfrentados pelo Programa e propor ações de melhoria da sua efetividade ressaltando a relevância empírica dessa proposta, que permitiu trazer dados e informações que poderão angariar elementos para a gestão universitária repensar sua política, fazer os ajustes necessários para que a referida política possa ser melhorada e alcançar o seu sucesso.
id UFRN_015b9bbb562c2c62bdaa979d1d19f401
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58097
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sousa, Angélica Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/5412439181137865http://lattes.cnpq.br/9451364933481439Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silvahttps://orcid.org/0000-0003-4884-8599http://lattes.cnpq.br/5716461725901505Silva, Francisco Raniere Moreira daBrandão, Pamela de Medeiros2024-04-10T21:47:09Z2024-04-10T21:47:09Z2023-12-27SOUSA, Angélica Almeida de. As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Orientadora: Dra. Pamela de Medeiros Brandão. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58097Essa dissertação tem como objetivo avaliar os resultados do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) período de 2016 a 2019. Para tanto, tem os seguintes objetivos específicos: Apresentar um panorama sobre o modelo de gestão do Programa de Integração Ensino e Extensão; Mapear os projetos do PEEX, atividades e seus participantes; Verificar o nível de integração entre as atividades de ensino e de extensão realizadas no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação por meio do Programa; Identificar as contribuições do PEEX para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bolsistas e voluntários do projeto; Identificar os desafios para a efetividade do PEEX; e Propor ações de melhoria da efetividade do Programa. Esses objetivos foram desenvolvidos com base em um referencial teórico com ênfase na avaliação de resultados de políticas públicas por uma ótica multicêntrica, positiva e construtiva. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que adotará uma abordagem quali-quantitativa e utilizará o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a realização dessa pesquisa fora adotadas duas principais técnicas de coleta de dados: levantamento (survey) e pesquisa documental. Para cada técnica foram utilizados instrumentos de pesquisa diferenciados a saber: questionário estruturado e planilha, respectivamente. Os dados coletados foram analisados de acordo com sua natureza quantitativa ou qualitativa por meio das técnicas de análise do conteúdo e de análise estatística descritiva básica. A partir da pesquisa realizada avalia-se que o PEEX tem contribuído satisfatoriamente para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UFCA, na medida em que permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes bolsistas e voluntários do projeto. A avaliação permitiu ainda identificar os desafios enfrentados pelo Programa e propor ações de melhoria da sua efetividade ressaltando a relevância empírica dessa proposta, que permitiu trazer dados e informações que poderão angariar elementos para a gestão universitária repensar sua política, fazer os ajustes necessários para que a referida política possa ser melhorada e alcançar o seu sucesso.This dissertation aims to evaluate the outcomes of the Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) for the education of undergraduate students at the Universidade Federal do Cariri (UFCA) from 2016 to 2019.To achieve this, it has the following specific objectives: Present an overview of the management model of the Teaching and Extension Integration Program; Map the projects of PEEX, activities, and their participants; Verify the level of integration between teaching and extension activities carried out within undergraduate courses through the Program; Identify the contributions of PEEX to the development of competencies and skills of students, scholarship holders, and project volunteers; Identify challenges for the effectiveness of PEEX; and Propose actions to improve the effectiveness of the Program. These objectives were developed based on a theoretical framework with an emphasis on evaluating the results of public policies from a multi-centric, positive, and constructive perspective. It is an exploratory-descriptive study that will adopt a qualitative-quantitative approach and use the case study as a research strategy. For the realization of this research, two main data collection techniques were adopted: survey and documentary research. Different research instruments were used for each technique: structured questionnaire and spreadsheet, respectively. The collected data were analyzed according to their quantitative or qualitative nature through content analysis techniques and basic descriptive statistical analysis. Based on the conducted research, it is evaluated that PEEX has satisfactorily contributed to the education of UFCA undergraduate students, as it allowed the development of competencies and skills of scholarship holders and project volunteers. The evaluation also identified the challenges faced by the Program and proposed actions to improve its effectiveness, highlighting the empirical relevance of this proposal, which allowed bringing data and information that could provide elements for university management to rethink its policy, make necessary adjustments for the said policy to be improved, and achieve its success.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAvaliação de políticas públicasExtensão universitáriaPrograma de Integração Ensino e ExtensãoUniversidade Federal do CaririAs contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContribuicoesProgramaIntegracao_Sousa_2023.pdfapplication/pdf4396042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58097/1/ContribuicoesProgramaIntegracao_Sousa_2023.pdf1d4cdd9b857ea7cac30e4c7a65d97b2aMD51123456789/580972024-04-10 18:47:52.772oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58097Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-10T21:47:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
title As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
spellingShingle As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Sousa, Angélica Almeida de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Avaliação de políticas públicas
Extensão universitária
Programa de Integração Ensino e Extensão
Universidade Federal do Cariri
title_short As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
title_full As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
title_fullStr As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
title_full_unstemmed As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
title_sort As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
author Sousa, Angélica Almeida de
author_facet Sousa, Angélica Almeida de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5412439181137865
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9451364933481439
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4884-8599
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5716461725901505
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Francisco Raniere Moreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Angélica Almeida de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brandão, Pamela de Medeiros
contributor_str_mv Brandão, Pamela de Medeiros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Avaliação de políticas públicas
Extensão universitária
Programa de Integração Ensino e Extensão
Universidade Federal do Cariri
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de políticas públicas
Extensão universitária
Programa de Integração Ensino e Extensão
Universidade Federal do Cariri
description Essa dissertação tem como objetivo avaliar os resultados do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) período de 2016 a 2019. Para tanto, tem os seguintes objetivos específicos: Apresentar um panorama sobre o modelo de gestão do Programa de Integração Ensino e Extensão; Mapear os projetos do PEEX, atividades e seus participantes; Verificar o nível de integração entre as atividades de ensino e de extensão realizadas no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação por meio do Programa; Identificar as contribuições do PEEX para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bolsistas e voluntários do projeto; Identificar os desafios para a efetividade do PEEX; e Propor ações de melhoria da efetividade do Programa. Esses objetivos foram desenvolvidos com base em um referencial teórico com ênfase na avaliação de resultados de políticas públicas por uma ótica multicêntrica, positiva e construtiva. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que adotará uma abordagem quali-quantitativa e utilizará o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a realização dessa pesquisa fora adotadas duas principais técnicas de coleta de dados: levantamento (survey) e pesquisa documental. Para cada técnica foram utilizados instrumentos de pesquisa diferenciados a saber: questionário estruturado e planilha, respectivamente. Os dados coletados foram analisados de acordo com sua natureza quantitativa ou qualitativa por meio das técnicas de análise do conteúdo e de análise estatística descritiva básica. A partir da pesquisa realizada avalia-se que o PEEX tem contribuído satisfatoriamente para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UFCA, na medida em que permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes bolsistas e voluntários do projeto. A avaliação permitiu ainda identificar os desafios enfrentados pelo Programa e propor ações de melhoria da sua efetividade ressaltando a relevância empírica dessa proposta, que permitiu trazer dados e informações que poderão angariar elementos para a gestão universitária repensar sua política, fazer os ajustes necessários para que a referida política possa ser melhorada e alcançar o seu sucesso.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T21:47:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-10T21:47:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Angélica Almeida de. As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Orientadora: Dra. Pamela de Medeiros Brandão. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58097
identifier_str_mv SOUSA, Angélica Almeida de. As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Orientadora: Dra. Pamela de Medeiros Brandão. 2023. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58097/1/ContribuicoesProgramaIntegracao_Sousa_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d4cdd9b857ea7cac30e4c7a65d97b2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117756573712384