Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carley Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14290
Resumo: The Novena of St. Anthony in Pradoso, is an annual celebration that takes place between June 1 and June 13. Since its preparation to the conclusion of the celebration are employed traditional knowledges and techniques, which are shared by the community. Such knowledges, built over generations, associated with popular religion, form it into the educational processes that build, through orality, practices and experiences of everyday life, the sense of belonging. An analysis of scenes, knowledges and subjects involved in the celebration, shows the form and content of practices capable of building symbolic territories of belonging. Thus, the Novena of St. Anthony in Pradoso, while an human territoriality, is designed as a locus of learning of belonging, reaffirming community values such as solidarity, service, brotherhood, integration, among others. While empirical reference for an analysis of the importance of belonging, the Novena of St. Anthony in Pradoso, offers subsidies for the production of knowledge, focused on understanding the need for a reconnection of technical and humanistic knowledges
id UFRN_01ee29dc57fb9f67d5c0c11684bddebf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14290
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Carley RodriguesCarley Rodrigues Alveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6Silva, Valdenildo Pedro dahttp://lattes.cnpq.br/7841947038984958Rocha, Raimundo Nonato Araújo dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8Silva, Aldo Aloisio Dantas dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727380P0Paiva, Marlúcia Menezes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4Assunção, Luiz Carvalho dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6Aragão, Ana Lúcia Assunção2014-12-17T14:36:12Z2010-11-242014-12-17T14:36:12Z2010-12-21ALVES, Carley Rodrigues. Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana. 2010. 18 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14290The Novena of St. Anthony in Pradoso, is an annual celebration that takes place between June 1 and June 13. Since its preparation to the conclusion of the celebration are employed traditional knowledges and techniques, which are shared by the community. Such knowledges, built over generations, associated with popular religion, form it into the educational processes that build, through orality, practices and experiences of everyday life, the sense of belonging. An analysis of scenes, knowledges and subjects involved in the celebration, shows the form and content of practices capable of building symbolic territories of belonging. Thus, the Novena of St. Anthony in Pradoso, while an human territoriality, is designed as a locus of learning of belonging, reaffirming community values such as solidarity, service, brotherhood, integration, among others. While empirical reference for an analysis of the importance of belonging, the Novena of St. Anthony in Pradoso, offers subsidies for the production of knowledge, focused on understanding the need for a reconnection of technical and humanistic knowledgesA Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, é um festejo anual, que se realiza entre os dias 1º e 13 de junho. Desde a sua preparação até a realização do festejo são empregados saberes e técnicas tradicionais, que são compartilhados pela comunidade. Estes saberes, construídos ao longo de gerações, ligados à religiosidade popular, se constituem em processos educativos que constroem, por meio da oralidade, de práticas e experiências do cotidiano, o sentimento de pertencimento. Uma análise das cenas, dos saberes e dos sujeitos envolvidos no festejo, revela a forma e o conteúdo de práticas capazes de construir territórios simbólicos de pertencimento. Sendo assim, a Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, enquanto territorialidade humana, é concebida enquanto um locus de aprendizado do pertencimento, reafirmando valores comunitários como: a solidariedade, o serviço, a fraternidade, a integração, dentre outros. Enquanto referência empírica para uma análise da importância do pertencimento, a Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, oferece subsídios para uma produção de conhecimentos pautada pela compreensão da necessidade de uma religação dos saberes técnicos e humanísticos.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducaçãoAprendizagemIdentidade CulturalTrezena de Santo AntônioVitória da Conquista BahiaEducationLearningCultural IdentityTrezena de Santo AntônioVitória da Conquista BahiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCarleyRA_TESE.pdfapplication/pdf89405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14290/1/CarleyRA_TESE.pdf15f862f15d941a539379fe8f3ce72896MD51TEXTCarleyRA_TESE.pdf.txtCarleyRA_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain24376https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14290/6/CarleyRA_TESE.pdf.txt62cde4e397a383b668bf198a9c59bca3MD56THUMBNAILCarleyRA_TESE.pdf.jpgCarleyRA_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1925https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14290/7/CarleyRA_TESE.pdf.jpg40396dad1b8ab2f62de666546038dd52MD57123456789/142902017-11-01 13:46:01.094oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14290Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T16:46:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
title Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
spellingShingle Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
Alves, Carley Rodrigues
Educação
Aprendizagem
Identidade Cultural
Trezena de Santo Antônio
Vitória da Conquista Bahia
Education
Learning
Cultural Identity
Trezena de Santo Antônio
Vitória da Conquista Bahia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
title_full Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
title_fullStr Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
title_full_unstemmed Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
title_sort Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
author Alves, Carley Rodrigues
author_facet Alves, Carley Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv Carley Rodrigues Alves
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Silva, Valdenildo Pedro da
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7841947038984958
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Silva, Aldo Aloisio Dantas da
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727380P0
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Paiva, Marlúcia Menezes de
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv Assunção, Luiz Carvalho de
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carley Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragão, Ana Lúcia Assunção
contributor_str_mv Aragão, Ana Lúcia Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Identidade Cultural
Trezena de Santo Antônio
Vitória da Conquista Bahia
topic Educação
Aprendizagem
Identidade Cultural
Trezena de Santo Antônio
Vitória da Conquista Bahia
Education
Learning
Cultural Identity
Trezena de Santo Antônio
Vitória da Conquista Bahia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Learning
Cultural Identity
Trezena de Santo Antônio
Vitória da Conquista Bahia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The Novena of St. Anthony in Pradoso, is an annual celebration that takes place between June 1 and June 13. Since its preparation to the conclusion of the celebration are employed traditional knowledges and techniques, which are shared by the community. Such knowledges, built over generations, associated with popular religion, form it into the educational processes that build, through orality, practices and experiences of everyday life, the sense of belonging. An analysis of scenes, knowledges and subjects involved in the celebration, shows the form and content of practices capable of building symbolic territories of belonging. Thus, the Novena of St. Anthony in Pradoso, while an human territoriality, is designed as a locus of learning of belonging, reaffirming community values such as solidarity, service, brotherhood, integration, among others. While empirical reference for an analysis of the importance of belonging, the Novena of St. Anthony in Pradoso, offers subsidies for the production of knowledge, focused on understanding the need for a reconnection of technical and humanistic knowledges
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-24
2014-12-17T14:36:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Carley Rodrigues. Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana. 2010. 18 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14290
identifier_str_mv ALVES, Carley Rodrigues. Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana. 2010. 18 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14290/1/CarleyRA_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14290/6/CarleyRA_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14290/7/CarleyRA_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15f862f15d941a539379fe8f3ce72896
62cde4e397a383b668bf198a9c59bca3
40396dad1b8ab2f62de666546038dd52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117765156306944