Escola e infância: processo de institucionalização dos jardins-de-infância na capital do Maranhão no período de 1870 até a década de 1930
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27945 |
Resumo: | A presente pesquisa trata do processo social de institucionalização dos jardins-deinfância na capital do Estado do Maranhão (1870 a 1930). Partimos do pressuposto que o aparecimento dos jardins-de-infância no cenário maranhense ocorreu como um elemento de distinção social no atendimento escolar da criança menor de sete anos de idade, com fases marcadas por oposições e tensões entre grupos sociais que vinham se ocupando do campo da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Para tanto, examinamos jornais não pedagógicos, como Pacotilha, Diário de São Luís, O Combate, O Jornal, Notícias, assim como, jornais pedagógicos, leis, decretos, mensagens governamentais. Também fizemos uso de publicações de autores maranhenses no campo da educação como o livro A Criança (1909) e Questões da Educação (1934). Na análise e interpretação das fontes buscamos levantar marcas distintivas durante o processo de institucionalização dos jardins-de-infância que legitimaram estes estabelecimentos no cenário educacional maranhense. O Jardim de Infância Rosa Nina e o Jardim de Infância Decroly aparecem com destaque nesta pesquisa confirmando o caráter social distintivo devido ao envolvimento com agentes sociais que se ocupavam das questões educacionais de sua época. Ao apresentar o processo de institucionalização destes estabelecimentos esperamos contribuir com a história da educação maranhense e sobre o atendimento escolar para crianças menores de sete anos na capital do Estado do Maranhão. |
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Morais, Rachel Tavares deNascimento, Francinaide de Lima SilvaMorais, Grinaura Medeiros deAquino, Luciene Chaves deMorais, Maria Arisnete Câmara deNunes, Maria Lúcia da SilvaPaiva, Marlucia Menezes deStamatto, Maria Inês Sucupira2019-11-19T22:29:15Z2019-11-19T22:29:15Z2018-02-20MORAIS, Rachel Tavares de. Escola e infância: processo de institucionalização dos jardins-de-infância na capital do Maranhão no período de 1870 até a década de 1930. 2018. 212f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27945A presente pesquisa trata do processo social de institucionalização dos jardins-deinfância na capital do Estado do Maranhão (1870 a 1930). Partimos do pressuposto que o aparecimento dos jardins-de-infância no cenário maranhense ocorreu como um elemento de distinção social no atendimento escolar da criança menor de sete anos de idade, com fases marcadas por oposições e tensões entre grupos sociais que vinham se ocupando do campo da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. Para tanto, examinamos jornais não pedagógicos, como Pacotilha, Diário de São Luís, O Combate, O Jornal, Notícias, assim como, jornais pedagógicos, leis, decretos, mensagens governamentais. Também fizemos uso de publicações de autores maranhenses no campo da educação como o livro A Criança (1909) e Questões da Educação (1934). Na análise e interpretação das fontes buscamos levantar marcas distintivas durante o processo de institucionalização dos jardins-de-infância que legitimaram estes estabelecimentos no cenário educacional maranhense. O Jardim de Infância Rosa Nina e o Jardim de Infância Decroly aparecem com destaque nesta pesquisa confirmando o caráter social distintivo devido ao envolvimento com agentes sociais que se ocupavam das questões educacionais de sua época. Ao apresentar o processo de institucionalização destes estabelecimentos esperamos contribuir com a história da educação maranhense e sobre o atendimento escolar para crianças menores de sete anos na capital do Estado do Maranhão.This research deals with the social process of institutionalization of nursery schools in the capital of the State of Maranhão (1870 to 1930). We start from the assumption that the appearance of nursery schools in the Maranhão scenario occurred as an element of social distinction in the school attendance of the child less than seven years of age, with phases marked by oppositions and tensions between social groups that had been occupying the field of early childhood education. This is a documentary and bibliographical research. Also, we examined non-pedagogical newspapers, such as Pacotilha, Diário de São Luís (The Daily of São Luís), O Combate (The Combat), O Jornal (The Newspaper), Notícias (The News), as well as pedagogical journals, laws, decrees, government messages. We also made use of publications by Maranhão authors in the field of education such as A Criança (The Child), (1909) and Questões da Educação (The Questions of Education), (1934). In the analysis and interpretation of the sources we sought to raise distinctive marks during the process of institutionalization of nursery schools that legitimized these establishments in the Maranhão educational scenario. The Nursery School Rosa and The Nursery School Decroly appear prominently in this research confirming the distinc tive social character due to involvement with social agents who were concerned with the educational issues of their time. Presenting the process of institutionalization of these establishments we hope to contribute to the history of education of Maranhão and to the school attendance for children less than seven years of age in the capital of the State of Maranhão.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOJardim-de-infânciaAtendimento escolarInfânciaMaranhãoEscola e infância: processo de institucionalização dos jardins-de-infância na capital do Maranhão no período de 1870 até a década de 1930info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEscolainfânciaprocesso_Morais_2018.pdf.txtEscolainfânciaprocesso_Morais_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain471656https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27945/2/Escolainf%c3%a2nciaprocesso_Morais_2018.pdf.txt1de8ff6fa6d0bdbc5b2b145ed8d25de7MD52THUMBNAILEscolainfânciaprocesso_Morais_2018.pdf.jpgEscolainfânciaprocesso_Morais_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27945/3/Escolainf%c3%a2nciaprocesso_Morais_2018.pdf.jpg1849a22512e4769a22006fb76c8ce2f8MD53ORIGINALEscolainfânciaprocesso_Morais_2018.pdfapplication/pdf3491837https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27945/1/Escolainf%c3%a2nciaprocesso_Morais_2018.pdfd874fd6e055414f3d5c0642782502e35MD51123456789/279452019-11-24 02:17:39.732oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27945Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:17:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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