Identidades e memórias: um estudo sobre as práticas educativas quilombolas na Escola Municipal São Luiz na Macambira em Lagoa Nova/RN (C.2003-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ana Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47172
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada na Comunidade Remanescente de Quilombo da Macambira, localizada no município de Lagoa Nova- RN. Tem como principal objetivo analisar em que medida, e como, a Escola Municipal São Luiz, realiza seu Projeto Político Pedagógico - alinhado com a história local da comunidade e legislação específica para a Educação Quilombola, entre os anos de 2003 a 2020. Buscase ainda contextualizar historicamente a Macambira, onde vivem os estudantes e atuam os outros atores da comunidade escolar; discorre sobre as Diretrizes Curriculares étnico raciais; investiga se a Educação Escolar Quilombola como política pública afirmativa, mediante a Lei 10.639/03 está sendo aplicada na escola; apresenta uma breve contextualização da história da escola e reflete sobre suas condições físicas e estruturais; tece algumas reflexões sobre o currículo em ação, a fim de compreender como está se delineando a educação quilombola, como modalidade de ensino. Metodologicamente trabalhamos com os recursos da História oral através da memória individual e coletiva da comunidade e elabora-se uma reflexão a partir de um conjunto bibliográfico pertinente ao tema. A pesquisa também tem um cunho avaliativo qualitativo, uma vez que aplicamos questionários em forma de entrevistas a moradores, professores e a profissionais que trabalharam na Escola. Os resultados desvelam que a Educação Escolar Quilombola vem ganhando espaço no cenário das políticas públicas, embora ainda enfrente muitos desafios para ser implementada no chão das escolas brasileiras. Na Escola Municipal São Luiz identificamos inúmeros problemas de infraestrutura e a falta de um PPP que dialogue com a realidade da comunidade. Contudo, durante o percurso desta pesquisa, a escola passou por uma reconstrução, acorreu a primeira formação continuada voltada para a Educação Escolar Quilombola e a equipe pedagógica começou a se articular no processo de reescrita e atualização do PPP da escola. Como produto final, construímos um material didático (caixa de memória) e uma página na rede mundial de computadores para auxiliar professores e estudantes nas aulas de história local, assim como promover a visibilidade política a comunidade.
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Tem como principal objetivo analisar em que medida, e como, a Escola Municipal São Luiz, realiza seu Projeto Político Pedagógico - alinhado com a história local da comunidade e legislação específica para a Educação Quilombola, entre os anos de 2003 a 2020. Buscase ainda contextualizar historicamente a Macambira, onde vivem os estudantes e atuam os outros atores da comunidade escolar; discorre sobre as Diretrizes Curriculares étnico raciais; investiga se a Educação Escolar Quilombola como política pública afirmativa, mediante a Lei 10.639/03 está sendo aplicada na escola; apresenta uma breve contextualização da história da escola e reflete sobre suas condições físicas e estruturais; tece algumas reflexões sobre o currículo em ação, a fim de compreender como está se delineando a educação quilombola, como modalidade de ensino. Metodologicamente trabalhamos com os recursos da História oral através da memória individual e coletiva da comunidade e elabora-se uma reflexão a partir de um conjunto bibliográfico pertinente ao tema. A pesquisa também tem um cunho avaliativo qualitativo, uma vez que aplicamos questionários em forma de entrevistas a moradores, professores e a profissionais que trabalharam na Escola. Os resultados desvelam que a Educação Escolar Quilombola vem ganhando espaço no cenário das políticas públicas, embora ainda enfrente muitos desafios para ser implementada no chão das escolas brasileiras. Na Escola Municipal São Luiz identificamos inúmeros problemas de infraestrutura e a falta de um PPP que dialogue com a realidade da comunidade. Contudo, durante o percurso desta pesquisa, a escola passou por uma reconstrução, acorreu a primeira formação continuada voltada para a Educação Escolar Quilombola e a equipe pedagógica começou a se articular no processo de reescrita e atualização do PPP da escola. Como produto final, construímos um material didático (caixa de memória) e uma página na rede mundial de computadores para auxiliar professores e estudantes nas aulas de história local, assim como promover a visibilidade política a comunidade.This dissertation is the result of a research carried out in the Remaining Community of Quilombo da Macambira, located in the municipality of Lagoa Nova-RN. Its main objective is to analyze to what extent, and how, the São Luiz Municipal School carries out its Political Pedagogical Project - aligned with the local history of the community and specific legislation for Quilombola Education, between the years 2003 to 2020. still historically contextualize Macambira, where students live and other actors in the school community work; discusses the Ethnic Racial Curriculum Guidelines; investigates whether Quilombola School Education as an affirmative public policy, through Law 10.639/03, is being applied in schools; presents a brief contextualization of the school's history and reflects on its physical and structural conditions; it makes some reflections on the curriculum in action, in order to understand how quilombola education is taking shape as a teaching modality. Methodologically, we work with the resources of oral history through the individual and collective memory of the community and a reflection is elaborated based on a bibliographic set relevant to the theme. The research also has a qualitative evaluative nature, since we applied questionnaires in the form of interviews with residents, teachers and professionals who worked at the School. The results reveal that Quilombo School Education has been gaining ground in the public policy scenario, although it still faces many challenges to be implemented on the ground of Brazilian schools. At Escola Municipal São Luiz, we identified numerous infrastructure problems and the lack of a PPP that would dialogue with the reality of the community. However, during the course of this research, the school underwent a reconstruction, the first continuing education focused on Quilombola School Education took place, and the pedagogical team began to articulate itself in the process of rewriting and updating the school's PPP. As a final product, we built a didactic material (memory box) and a page on the world wide web to help teachers and students in local history classes, as well as to promote the community's political visibility.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilEducação Escolar QuilombolaEnsino de História LocalMacambiraProjeto Político PedagógicoIdentidades e memórias: um estudo sobre as práticas educativas quilombolas na Escola Municipal São Luiz na Macambira em Lagoa Nova/RN (C.2003-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIdentidadesmemoriasestudo_Bezerra_2021.pdfapplication/pdf5931065https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47172/1/Identidadesmemoriasestudo_Bezerra_2021.pdfeb9d963b0fa7f27638b0a16e7ca6665dMD51123456789/471722022-05-11 19:49:26.476oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47172Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-11T22:49:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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