Pontos de vista e representações discursivas: uma análise da narrativa em evangelhos sinóticos
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32786 |
Resumo: | Nesta dissertação, são analisados textos bíblicos encontrados nos evangelhos sinóticos de Mateus e Lucas, considerando eventos em comum narrados pelos dois autores. O estudo se interessa pela análise das escolhas sintático-semânticas de cada narrador, buscando interpretar as diferentes construções de ordem discursiva suscitadas pelos evangelistas na concretização de seus textos, entendendo que, ainda que sejam considerados evangelhos sinóticos (o que significa “mesma visão”), cada livro é constituído de marcas autorais que promovem diferentes significados em um determinado co(n)texto, e isto pode ser percebido no modo pelo qual o narrador evidencia determinado personagem. A pesquisa tem por base os postulados da linguística textual em Koch (2015, 2016, 2018) e Marcuschi (2008, 2012), concentrando-se, mais especificamente, nos pressupostos teóricos da Análise Textual dos Discursos (ATD) de Adam (2008, 2017, 2019) e na teorização de Rabatel (2009, 2016, 2019) sobre pontos de vista (PDV). A análise textual estabelecida neste trabalho, portanto, se concentra na identificação de diferentes pontos de vista evocados nas narrativas, sob a hipótese de que as diferenças entre as marcas textuais analisadas nos dois sinóticos e, consequentemente, as imagens discursivas (re)construídas a partir destas marcas são assertivas sobre as perspectivas social, política, cultural de cada evangelista ao constituírem seus textos, partindo da ideia de que o autor faz escolhas para seu texto que remetem a uma proposição de sua realidade e de seus posicionamentos acerca dela. Entende-se, então, que as marcas textuais podem servir de pistas para uma interpretação do mundo psicossocial e cultural de seus locutores/enunciadores. Somou-se também às análises desta pesquisa o conceito de representações discursivas (Rd), visto em Adam (2008) – e trabalhado por Rodrigues (2014), Rodrigues et al. (2010, 2012) e Passeggi (2001) – como meio de (re)construir, a partir de objetos de discurso referenciados e predicados, representações discursivas relevantes para a compreensão do universo semântico dos evangelistas. As análises demonstram que, apesar de retratarem um mesmo evento, os evangelistas suscitam, através dos personagens atuantes, pontos de vista diferentes em seus textos, os quais corroboram para a construção de diferentes imagens discursivas sobre o universo da narrativa. Lucas, por exemplo, quando comparado a Mateus, evidencia bem mais o ponto de vista das mulheres, quando estas estão presentes na narrativa, dando ênfase às suas perspectivas. Além disso, dispensa atenção à representação do Messias pautada em sua força e sua humanidade. Mateus, por seu turno, demonstra-se mais incisivo e veemente ao referenciar personagens que se colocam como opositores da missão de Jesus, retratando-os como fracos diante da força do Cristo, e assim o faz atribuindo-lhes predicados semanticamente negativos. O trabalho com os evangelhos sinóticos, dentro da perspectiva teórica desta dissertação, se depara como um objeto de análise ao mesmo tempo amplo e complexo, totalmente útil para uma abordagem que – menos interessada em questões teológicas e mais atenta à importância simbólica da Bíblia – enxerga o texto bíblico primordialmente como texto. |
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O estudo se interessa pela análise das escolhas sintático-semânticas de cada narrador, buscando interpretar as diferentes construções de ordem discursiva suscitadas pelos evangelistas na concretização de seus textos, entendendo que, ainda que sejam considerados evangelhos sinóticos (o que significa “mesma visão”), cada livro é constituído de marcas autorais que promovem diferentes significados em um determinado co(n)texto, e isto pode ser percebido no modo pelo qual o narrador evidencia determinado personagem. A pesquisa tem por base os postulados da linguística textual em Koch (2015, 2016, 2018) e Marcuschi (2008, 2012), concentrando-se, mais especificamente, nos pressupostos teóricos da Análise Textual dos Discursos (ATD) de Adam (2008, 2017, 2019) e na teorização de Rabatel (2009, 2016, 2019) sobre pontos de vista (PDV). A análise textual estabelecida neste trabalho, portanto, se concentra na identificação de diferentes pontos de vista evocados nas narrativas, sob a hipótese de que as diferenças entre as marcas textuais analisadas nos dois sinóticos e, consequentemente, as imagens discursivas (re)construídas a partir destas marcas são assertivas sobre as perspectivas social, política, cultural de cada evangelista ao constituírem seus textos, partindo da ideia de que o autor faz escolhas para seu texto que remetem a uma proposição de sua realidade e de seus posicionamentos acerca dela. Entende-se, então, que as marcas textuais podem servir de pistas para uma interpretação do mundo psicossocial e cultural de seus locutores/enunciadores. Somou-se também às análises desta pesquisa o conceito de representações discursivas (Rd), visto em Adam (2008) – e trabalhado por Rodrigues (2014), Rodrigues et al. (2010, 2012) e Passeggi (2001) – como meio de (re)construir, a partir de objetos de discurso referenciados e predicados, representações discursivas relevantes para a compreensão do universo semântico dos evangelistas. As análises demonstram que, apesar de retratarem um mesmo evento, os evangelistas suscitam, através dos personagens atuantes, pontos de vista diferentes em seus textos, os quais corroboram para a construção de diferentes imagens discursivas sobre o universo da narrativa. Lucas, por exemplo, quando comparado a Mateus, evidencia bem mais o ponto de vista das mulheres, quando estas estão presentes na narrativa, dando ênfase às suas perspectivas. Além disso, dispensa atenção à representação do Messias pautada em sua força e sua humanidade. Mateus, por seu turno, demonstra-se mais incisivo e veemente ao referenciar personagens que se colocam como opositores da missão de Jesus, retratando-os como fracos diante da força do Cristo, e assim o faz atribuindo-lhes predicados semanticamente negativos. O trabalho com os evangelhos sinóticos, dentro da perspectiva teórica desta dissertação, se depara como um objeto de análise ao mesmo tempo amplo e complexo, totalmente útil para uma abordagem que – menos interessada em questões teológicas e mais atenta à importância simbólica da Bíblia – enxerga o texto bíblico primordialmente como texto.In this research, biblical texts found in the synoptic gospels of Matthew and Luke are analyzed, considering common events narrated by these two authors. This study focuses on inquiring into the syntactic-semantic choices made by each narrator and seeks to interpret the different discursive constructions shown by the evangelists in accomplishing their texts. Although considered synoptic (which means “same vision” gospels), the aforementioned Gospels are believed to bear their author’s hallmarks, which bring different meanings in specific “co(n)texts”, and this can be noticed in the way their writers choose to present a certain character. This research is based on the textual linguistic postulates by Koch (2015, 2016, 2018) and Marcuschi (2008, 2012); with a special focus on Adam’s studies of Textual Discourse Analysis (2008, 2017, 2019) and on Rabatel’s theory (2009, 2016, 2019) on points of view. Therefore, the textual analysis made in this dissertation seeks to identify different points of view presented in the Gospel narratives in order to discover whether they can be used as signs for an interpretation of a psychosocial and cultural reality of the authors/enunciators. The concept of discursive representations, conceived by Adam (2008) and discussed by Rodrigues (2014), Rodrigues et al. (2010, 2012) and Passeggi (2001), was also added to this research to allow a (re)construction of significant discursive representations of the semantic universe of the evangelists. The analyses reveal that, despite depicting the same events, evangelists elicit, through active characters, different points of view in their texts, which corroborate for the construction of several discursive images that can disclose a lot of the Gospel narrative universe. Luke’s narrative, for example, when compared to that of Matthew, provides quiet a greater visibility to women’s point of view, when they are present in the narrative, emphasizing their perspective. Furthermore, his narrative promotes the construction of the representation of the Messiah based on his strength and his humanity. Matthew’s narrative, on the other hand, unveils a representation of the opponents to Jesus’ mission as weak enemies before the Messiah’s strength, and this is done by attributing negative semantic traits to them. The textual and discursive analysis of the synoptic Gospels, in accordance with the theoretical grounds in this dissertation, works with a broad and complex object, which is totally useful for an approach that treats the Bible mostly as a text, but nevertheless respects the symbolic importance of the Sacred Scripture.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilAnálise textualPontos de vistaRepresentações discursivasEvangelhos sinóticosPontos de vista e representações discursivas: uma análise da narrativa em evangelhos sinóticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPontosvistarepresentacoes_Silva_2021.pdfapplication/pdf1430369https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32786/1/Pontosvistarepresentacoes_Silva_2021.pdf85dc1144d9e5915160443e4e7edcac0fMD51123456789/327862021-07-01 19:42:10.558oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32786Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-01T22:42:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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