Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24025
Resumo: No Brasil, no final da segunda metade do século XX, pesquisas em Educação Matemática (EM) despontaram em vários Programas de Pós-Graduação. No estado do Rio grande do Norte (RN) não foi diferente, uma vez que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui Programas de Pós-Graduação que contemplam pesquisas nessa área, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), vinculado ao Centro de Educação (CE) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). Neste contexto, elaboramos nossa questão-foco: Como iniciou e se consolidou a pesquisa em Educação Matemática, no Estado do RN? Para responder a esta questão, traçamos como objetivo geral fazer uma descrição historiográfica, no período de 1995 a 2015, dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes nos dois Programas citados. Isto posto, essa pesquisa se justifica pelo fato de, em 1995, ser criada no PPGED a Linha de Pesquisa intitulada Educação Matemática e, em 2002, desde a criação do PPGECNM, ter Linhas de Pesquisas que contemplavam pesquisas nessa área. Para configurar esta pesquisa historiográfica, utilizamos a História Cultural e as novas tendências metodológicas da escrita da história, entendendo que esta se volta ao estudo da dimensão cultural de uma determinada sociedade historicamente localizada (BURKE, 2011). Nossas fontes de pesquisa foram os documentos institucionais dos referidos Programas, esses vistos à luz da teoria de Le Goff (2003), bem como os depoimentos dos professores que foram os percursores nas pesquisas em Educação Matemática na UFRN. Esses depoimentos foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), realizadas com eles, que, inclusive autorizaram, por meio de uma carta de cessão, a divulgação de seus verdadeiros nomes. Além disso, por estarmos em um Programa de um Mestrado Profissional, produzimos um vídeo, atrelado a nossa questão-foco, como Produto Educacional, que tem por objetivo informar e motivar os professores da Educação Básica e graduandos da licenciatura em Matemática, quando formados, a lançarem mão de uma formação continuada, agregando a sua formação inicial melhorias salariais, culturais, sociais, entre outras, assim como fizeram os egressos do PPGED, da área de EM. Após análise e triangulação das fontes (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2007) vimos que no PPGED e no PPGECNM há pesquisas que se voltam para a EM e percebemos que em cada um deles houve uma forma singular do desenvolvimento dessas. Vimos também que, no PPGED, a Linha EM foi inserida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na estrutura do Programa em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo então professor do PPGED, PhD John Andrew Fossa. As contribuições deste professor ajudaram significativamente na criação da Linha EM, como também ampliaram novas possibilidades de pesquisas em Educação Matemática no RN, conforme podemos visualizar a partir de uma árvore genealógica (MENDES, 2015a) que construímos, mostrando alguns egressos, orientandos do professor John Andrew Fossa e de outros professores contratados pelo Departamento de Matemática da UFRN, que também contribuíram de forma significativa para o avanço na pesquisa na área de EM. Nossas análises também mostraram que, atualmente, há egressos do PPGED que dão continuidade às pesquisas na área de EM no âmbito da UFRN. Por fim, ao contarmos essa história, esperamos ter contribuído para o entendimento do percurso, da constituição e da consolidação da pesquisa em Educação Matemática no RN.
id UFRN_047606d5a28322f647546a116ca2e140
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24025
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cardoso, Wguineuma Pereira Avelinohttp://lattes.cnpq.br/3384127886085225http://lattes.cnpq.br/8693761992237347http://lattes.cnpq.br/8693761992237347Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paivahttp://lattes.cnpq.br/0351736925269307Nascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Gutierre, Liliane dos Santos2017-10-10T00:13:50Z2017-10-10T00:13:50Z2017-07-21CARDOSO, Wguineuma Pereira Avelino. Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24025No Brasil, no final da segunda metade do século XX, pesquisas em Educação Matemática (EM) despontaram em vários Programas de Pós-Graduação. No estado do Rio grande do Norte (RN) não foi diferente, uma vez que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui Programas de Pós-Graduação que contemplam pesquisas nessa área, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), vinculado ao Centro de Educação (CE) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). Neste contexto, elaboramos nossa questão-foco: Como iniciou e se consolidou a pesquisa em Educação Matemática, no Estado do RN? Para responder a esta questão, traçamos como objetivo geral fazer uma descrição historiográfica, no período de 1995 a 2015, dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes nos dois Programas citados. Isto posto, essa pesquisa se justifica pelo fato de, em 1995, ser criada no PPGED a Linha de Pesquisa intitulada Educação Matemática e, em 2002, desde a criação do PPGECNM, ter Linhas de Pesquisas que contemplavam pesquisas nessa área. Para configurar esta pesquisa historiográfica, utilizamos a História Cultural e as novas tendências metodológicas da escrita da história, entendendo que esta se volta ao estudo da dimensão cultural de uma determinada sociedade historicamente localizada (BURKE, 2011). Nossas fontes de pesquisa foram os documentos institucionais dos referidos Programas, esses vistos à luz da teoria de Le Goff (2003), bem como os depoimentos dos professores que foram os percursores nas pesquisas em Educação Matemática na UFRN. Esses depoimentos foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), realizadas com eles, que, inclusive autorizaram, por meio de uma carta de cessão, a divulgação de seus verdadeiros nomes. Além disso, por estarmos em um Programa de um Mestrado Profissional, produzimos um vídeo, atrelado a nossa questão-foco, como Produto Educacional, que tem por objetivo informar e motivar os professores da Educação Básica e graduandos da licenciatura em Matemática, quando formados, a lançarem mão de uma formação continuada, agregando a sua formação inicial melhorias salariais, culturais, sociais, entre outras, assim como fizeram os egressos do PPGED, da área de EM. Após análise e triangulação das fontes (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2007) vimos que no PPGED e no PPGECNM há pesquisas que se voltam para a EM e percebemos que em cada um deles houve uma forma singular do desenvolvimento dessas. Vimos também que, no PPGED, a Linha EM foi inserida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na estrutura do Programa em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo então professor do PPGED, PhD John Andrew Fossa. As contribuições deste professor ajudaram significativamente na criação da Linha EM, como também ampliaram novas possibilidades de pesquisas em Educação Matemática no RN, conforme podemos visualizar a partir de uma árvore genealógica (MENDES, 2015a) que construímos, mostrando alguns egressos, orientandos do professor John Andrew Fossa e de outros professores contratados pelo Departamento de Matemática da UFRN, que também contribuíram de forma significativa para o avanço na pesquisa na área de EM. Nossas análises também mostraram que, atualmente, há egressos do PPGED que dão continuidade às pesquisas na área de EM no âmbito da UFRN. Por fim, ao contarmos essa história, esperamos ter contribuído para o entendimento do percurso, da constituição e da consolidação da pesquisa em Educação Matemática no RN.In Brazil, at the end of the second half of the twentieth century, research in Educação Matemática - EM (Mathematics Education) emerged in several Post-Graduate Programs.In the state of Rio Grande do Norte (RN) it was not different, since the Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Federal University of Rio Grande do Norte) has post-graduate programs that contemplate research in this area, namely: the Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (Post-graduate Program in Education), linked to the Centro de Educação - CE (Education Center) and the Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECNM (Post-graduate Program in Teaching Natural Sciences and Mathematics), linked to the Centro de Ciências Exatas e da Terra - CCET (Center of Exact and Earth Sciences). In this context, we elaborated our question-focus: How did the research in Educação Matemática (Mathematics Education) start and consolidate in the State of RN? In order to answer this question, we have as general objective to make a historiographical description, from 1995 to 2015, of the ways of institution and consolidation of research in Educação Matemática (Mathematics Education) present in the two Programs mentioned. Therefore, this research is justified by the fact that in 1995 the Research Line was created in PPGED entitled Educação Matemática (Mathematics Education) and in 2002, since the creation of the PPGECNM, there were lines of research that included research in this area. To configure this historical research, we used the cultural history and new methodological trends in history writing, understanding that this is about the study of the cultural dimension of a certain historically located society (BURKE, 2011). Our sources of research were the institutional documents of these Programs, those seen in the light of Le Goff's theory (2003), as well as the statements of the professors who were the forerunners of research in Educação Matemática (Mathematics Education) at UFRN. These statements were collected through semi-structured interviews (LAVILLE; DIONNE, 1999) with them, including authorizing, through a letter of assignment, a disclosure of their real names. In addition, because we are in a Program of a Professional Master's Degree, we produced a video, linked to our question-focus, as Produto Educacional (Educational Product), which aims to inform and motivate Basic Education teachers and undergraduate students in Mathematics, when graduated, to take on a continuous formation, adding to their initial formation salary, cultural and social improvements, among others, as did the graduates of PPGED, From the EM area. After analyzing and triangulating the sources (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2007), we have seen that in PPGED and PPGECNM there are researches that turn to EM and we noticed that in each of them there was a unique form of the development of these. We also saw that in the PPGED, the EM Line was inserted by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) in the structure of the Program due to the existence of the research projects being developed by the PPGED professor, PhD John Andrew Fossa. The contributions of this professor helped significantly in the creation of the EM Line, but also expanded new possibilities of research in Mathematics Education in the RN, as we can see from a genealogical tree (MENDES, 2015a) that we built, showing some graduates of the master's degree, masters orientated by Professor John Andrew Fossa and other professors hired by the Departamento de Matemática da UFRN (Department of Mathematics of UFRN), who also contributed significantly to the advancement in research in the field of EM. Our analyzes also showed that, currently, there are graduates of the PPGED who continue the researches in the area of EM within the UFRN. Finally, as we tell this story, we hope to have contributed to the understanding of the course, constitution and consolidation of the research in Educação Matemática (Mathematics Education) in the RN.porEducação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015) vozes, imagens e escritosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEducação matemáticaPesquisaPrograma de Pós-GraduaçãoUFRNProduto educacionalVídeoEducação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdfWguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdfapplication/pdf2743031https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/1/WguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdfe11c2fb42b67404245d1597f60266d09MD51ProdutoEducacional_Cardoso_2017.mp4ProdutoEducacional_Cardoso_2017.mp4Vídeovideo/mp481941448https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/6/ProdutoEducacional_Cardoso_2017.mp4b9c729eba9cf4dd980e4f5e48d0bde53MD56TEXTWguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.txtWguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain342115https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/4/WguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.txt87a6060ddc5759f22d95e6e88fd0a146MD54THUMBNAILWguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.jpgWguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1882https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/5/WguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.jpg26991bc12cdf0a349735319784ccb560MD55123456789/240252022-03-29 17:48:44.522oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24025Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-29T20:48:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
title Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
spellingShingle Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Educação matemática
Pesquisa
Programa de Pós-Graduação
UFRN
Produto educacional
Vídeo
title_short Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
title_full Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
title_fullStr Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
title_full_unstemmed Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
title_sort Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
author Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
author_facet Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3384127886085225
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8693761992237347
http://lattes.cnpq.br/8693761992237347
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Wguineuma Pereira Avelino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
contributor_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Educação matemática
Pesquisa
Programa de Pós-Graduação
UFRN
Produto educacional
Vídeo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Pesquisa
Programa de Pós-Graduação
UFRN
Produto educacional
Vídeo
description No Brasil, no final da segunda metade do século XX, pesquisas em Educação Matemática (EM) despontaram em vários Programas de Pós-Graduação. No estado do Rio grande do Norte (RN) não foi diferente, uma vez que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui Programas de Pós-Graduação que contemplam pesquisas nessa área, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), vinculado ao Centro de Educação (CE) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). Neste contexto, elaboramos nossa questão-foco: Como iniciou e se consolidou a pesquisa em Educação Matemática, no Estado do RN? Para responder a esta questão, traçamos como objetivo geral fazer uma descrição historiográfica, no período de 1995 a 2015, dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes nos dois Programas citados. Isto posto, essa pesquisa se justifica pelo fato de, em 1995, ser criada no PPGED a Linha de Pesquisa intitulada Educação Matemática e, em 2002, desde a criação do PPGECNM, ter Linhas de Pesquisas que contemplavam pesquisas nessa área. Para configurar esta pesquisa historiográfica, utilizamos a História Cultural e as novas tendências metodológicas da escrita da história, entendendo que esta se volta ao estudo da dimensão cultural de uma determinada sociedade historicamente localizada (BURKE, 2011). Nossas fontes de pesquisa foram os documentos institucionais dos referidos Programas, esses vistos à luz da teoria de Le Goff (2003), bem como os depoimentos dos professores que foram os percursores nas pesquisas em Educação Matemática na UFRN. Esses depoimentos foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), realizadas com eles, que, inclusive autorizaram, por meio de uma carta de cessão, a divulgação de seus verdadeiros nomes. Além disso, por estarmos em um Programa de um Mestrado Profissional, produzimos um vídeo, atrelado a nossa questão-foco, como Produto Educacional, que tem por objetivo informar e motivar os professores da Educação Básica e graduandos da licenciatura em Matemática, quando formados, a lançarem mão de uma formação continuada, agregando a sua formação inicial melhorias salariais, culturais, sociais, entre outras, assim como fizeram os egressos do PPGED, da área de EM. Após análise e triangulação das fontes (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2007) vimos que no PPGED e no PPGECNM há pesquisas que se voltam para a EM e percebemos que em cada um deles houve uma forma singular do desenvolvimento dessas. Vimos também que, no PPGED, a Linha EM foi inserida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na estrutura do Programa em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo então professor do PPGED, PhD John Andrew Fossa. As contribuições deste professor ajudaram significativamente na criação da Linha EM, como também ampliaram novas possibilidades de pesquisas em Educação Matemática no RN, conforme podemos visualizar a partir de uma árvore genealógica (MENDES, 2015a) que construímos, mostrando alguns egressos, orientandos do professor John Andrew Fossa e de outros professores contratados pelo Departamento de Matemática da UFRN, que também contribuíram de forma significativa para o avanço na pesquisa na área de EM. Nossas análises também mostraram que, atualmente, há egressos do PPGED que dão continuidade às pesquisas na área de EM no âmbito da UFRN. Por fim, ao contarmos essa história, esperamos ter contribuído para o entendimento do percurso, da constituição e da consolidação da pesquisa em Educação Matemática no RN.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-10T00:13:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-10T00:13:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Wguineuma Pereira Avelino. Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24025
identifier_str_mv CARDOSO, Wguineuma Pereira Avelino. Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação matemática na pós-graduação da UFRN (1995-2015) vozes, imagens e escritos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/1/WguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/6/ProdutoEducacional_Cardoso_2017.mp4
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/4/WguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24025/5/WguineumaPereiraAvelinoCardoso_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e11c2fb42b67404245d1597f60266d09
b9c729eba9cf4dd980e4f5e48d0bde53
87a6060ddc5759f22d95e6e88fd0a146
26991bc12cdf0a349735319784ccb560
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117709107822592