A reforma psiquiátrica e a política de saúde mental do Rio Grande do Norte: papéis e funções de profissionais e gestores
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19909 |
Resumo: | Este estudo emergiu do intuito de conhecer a realidade assistencial da saúde mental do Rio Grande do Norte (RN) diante dos avanços e desafios na pactuação de caminhos intersetoriais e da consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado. Definiu-se como objetivos, a partir da problemática e das inquietações: Identificar o conhecimento dos gestores do Rio Grande do Norte sobre a Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) no estado do RN; Descrever as atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde no atendimento individual realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do RN; Compreender a relação do conhecimento dos gestores sobre a Política Nacional de Saúde Mental na prática dos profissionais que atuam nos CAPS do interior do RN. Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, realizado em 30 CAPS do interior do RN, onde 183 profissionais dos serviços responderam a um questionário estruturado com questões fechadas a respeito do trabalho que desenvolvem no atendimento individual; e 19 coordenadores de saúde mental dos municípios e o coordenador estadual da RAPS foram entrevistados a respeito do seu conhecimento sobre a Política de Saúde Mental. Coletou-se os dados após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer nº 508.430 CAAE: 25851913.7.0000.5537, nos meses de agosto a outubro de 2014 nos 26 municípios do interior do Estado que dispõem de CAPS. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados pela estatística descritiva com o auxílio do software Statistical Package for the Social Scienses (SPSS) versão 20.0, enquanto os dados qualitativos foram preparados em um corpus e analisados com o auxílio do software Analyse Lexicale par Contexte d’um Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) que permite realizar análises estatísticas textuais e categorização das falas dos sujeitos, submetidos a análise de conteúdo de Bardin. Cinco categorias foram geradas com enfoques no conhecimento dos gestores, denominadas: De volta à sociedade: protagonismo e autonomia dos usuários; Distanciamento entre a política e a prática; Entraves que afetam o serviço; Estruturação da Rede de Atenção Psicossocial; Equipe multiprofissional: atribuições e atividades. As idades dos profissionais dos CAPS variaram de 20 a 58 anos, com prevalência do sexo feminino, com 76,5% do total, destaca-se em sua maioria de assistentes sociais (16,8%), psicólogos (15,3%), enfermeiros (14,8%) e técnicos de enfermagem (14,8%). Evidenciou-se precarização na assistência no que diz respeito a elevada carga horária de trabalho e dos baixos salários dos profissionais dos CAPS e pôde-se observar grande envolvimento dos profissionais na assistência, mesmo diante das dificuldades encontradas nos serviços. Constatou-se pouco conhecimento dos gestores a respeito da Política Nacional de Saúde Mental tendo como causas dessa realidade a má formação e capacitação desses profissionais. A resposta dos profissionais que trabalham na assistência revela uma maior coerência com o que se espera de um serviço de atenção psicossocial. Aponta-se como tese deste estudo que a Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental no Rio Grande do Norte caminham num processo de expansão estrutural, porém com precarização dos serviços a partir de uma gestão ainda despreparada para atuar num contexto psicossocial. |
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Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19909Este estudo emergiu do intuito de conhecer a realidade assistencial da saúde mental do Rio Grande do Norte (RN) diante dos avanços e desafios na pactuação de caminhos intersetoriais e da consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado. Definiu-se como objetivos, a partir da problemática e das inquietações: Identificar o conhecimento dos gestores do Rio Grande do Norte sobre a Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) no estado do RN; Descrever as atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde no atendimento individual realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do RN; Compreender a relação do conhecimento dos gestores sobre a Política Nacional de Saúde Mental na prática dos profissionais que atuam nos CAPS do interior do RN. Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, realizado em 30 CAPS do interior do RN, onde 183 profissionais dos serviços responderam a um questionário estruturado com questões fechadas a respeito do trabalho que desenvolvem no atendimento individual; e 19 coordenadores de saúde mental dos municípios e o coordenador estadual da RAPS foram entrevistados a respeito do seu conhecimento sobre a Política de Saúde Mental. Coletou-se os dados após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer nº 508.430 CAAE: 25851913.7.0000.5537, nos meses de agosto a outubro de 2014 nos 26 municípios do interior do Estado que dispõem de CAPS. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados pela estatística descritiva com o auxílio do software Statistical Package for the Social Scienses (SPSS) versão 20.0, enquanto os dados qualitativos foram preparados em um corpus e analisados com o auxílio do software Analyse Lexicale par Contexte d’um Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) que permite realizar análises estatísticas textuais e categorização das falas dos sujeitos, submetidos a análise de conteúdo de Bardin. Cinco categorias foram geradas com enfoques no conhecimento dos gestores, denominadas: De volta à sociedade: protagonismo e autonomia dos usuários; Distanciamento entre a política e a prática; Entraves que afetam o serviço; Estruturação da Rede de Atenção Psicossocial; Equipe multiprofissional: atribuições e atividades. As idades dos profissionais dos CAPS variaram de 20 a 58 anos, com prevalência do sexo feminino, com 76,5% do total, destaca-se em sua maioria de assistentes sociais (16,8%), psicólogos (15,3%), enfermeiros (14,8%) e técnicos de enfermagem (14,8%). Evidenciou-se precarização na assistência no que diz respeito a elevada carga horária de trabalho e dos baixos salários dos profissionais dos CAPS e pôde-se observar grande envolvimento dos profissionais na assistência, mesmo diante das dificuldades encontradas nos serviços. Constatou-se pouco conhecimento dos gestores a respeito da Política Nacional de Saúde Mental tendo como causas dessa realidade a má formação e capacitação desses profissionais. A resposta dos profissionais que trabalham na assistência revela uma maior coerência com o que se espera de um serviço de atenção psicossocial. Aponta-se como tese deste estudo que a Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental no Rio Grande do Norte caminham num processo de expansão estrutural, porém com precarização dos serviços a partir de uma gestão ainda despreparada para atuar num contexto psicossocial.This study arose from an interest in knowing the reality of mental health care in Rio Grande do Norte (RN) on the advances and challenges in the intersectoral agreements paths and consolidation of the Psychosocial Care Network (RAPS) from the state. Considering problematic and concerns were defined as objectives: Identify the knowledge of managers of Rio Grande do Norte on the National Mental Health Policy (PNSM) in the RN State; Describe the activities developed by health professionals in the individual service offered in the CAPS from RN; Understanding the relationship of managers’ knowledge on national mental health policy in professionals’ practice working in the the CAPS from the countryside. It is a descriptive study with a quantitative and qualitative approach, carried out in 30 CAPS from RN’s countryside, where 183 professionals answered a structured questionnaire with closed questions about the activities they do in individual care; and 19 mental health coordinators of municipalities and the state coordinator of RAPS were interviewed about their knowledge on the Mental Health Policy. Data were collected after approval by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte, with the number 508.430 CAAE: 25851913.7.0000.5537 from August through October of 2014 in 26 municipalities with CAPS from the state. Quantitative data were tabulated and analyzed using a descriptive statistics aided by the software Statistical Package for the Social Scienses (SPSS) version 20.0. The qualitative data were prepared in a corpus and analyzed through software Analyse Lexicale par Contexte d’um Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE) that allow to perform textual statistical analysis and categorization from their comments, submitted to Bardin content analysis. Five categories were generated approaching the managers’ knowledge, namely: Back to society: leadership and users’ role and autonomy; The gap between policy and practice; Barriers that affect the service; Structuring the Psychosocial Care Network; Multidisciplinary team: attribuitios and activities. The CAPS professionals’ ages ranged from 20 to 58 years, prevailing females, with 76.5% of the total, the majority were social workers (16.8%), psychologists (15.3%), nurses (14.8%) and nursing technicians (14.8%). The results showed precariousness in care associated with physical workload regard to high workload and low wages of the CAPS professionals' and, also, it was possible to observe a large involvement of professionals in care delivery, despite the difficulties encountered in services. It was found little knowledge in managers regarding the National Mental Health Policy having as causes of this reality the poor education and training of these professionals. The responses of professionals working in care reveals strong consistency with what is expected of a psychosocial care service. Points up as a thesis of this study that the psychiatric reform and mental health policy in Rio Grande do Norte is following a structural expansion process, but with precariousness of services from a still unprepared management to act in a psychosocial context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMSaúde mentalServiços de saúde mentalRecursos humanos em saúdePesquisa em EnfermagemA reforma psiquiátrica e a política de saúde mental do Rio Grande do Norte: papéis e funções de profissionais e gestoresPsychiatric reform and the mental health policy of Rio Grande do Norte: professional and managers’ roles and functionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRafaellaLeiteFernandes_TESE.pdfRafaellaLeiteFernandes_TESE.pdfapplication/pdf10272837https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19909/1/RafaellaLeiteFernandes_TESE.pdf4223dbc3fe4bc6388d2a6686fc3b2e2eMD51TEXTRafaellaLeiteFernandes_TESE.pdf.txtRafaellaLeiteFernandes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain237045https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19909/6/RafaellaLeiteFernandes_TESE.pdf.txt2f131cd05d55bce655f9e60cc7292933MD56THUMBNAILRafaellaLeiteFernandes_TESE.pdf.jpgRafaellaLeiteFernandes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3069https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19909/7/RafaellaLeiteFernandes_TESE.pdf.jpg61d5aeabbec4d696df058d6b27af83adMD57123456789/199092017-11-01 10:11:21.447oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19909Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T13:11:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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