Desenvolvimento de teoria de médio alcance de enfermagem para letramento em saúde prejudicado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Barbosa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49901
Resumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa o desenvolvimento de uma Teoria de Médio Alcance (TMA) de Enfermagem sobre Letramento em Saúde Prejudicado. A pesquisa coaduna com a tendência de estudos a nível mundial quanto ao incentivo de investigações científicas por considerar o Letramento em Saúde (LS) como elemento essencial para o cuidado e melhoria da capacidade de resposta do indivíduo sobre o seu estado de saúde. A inclusão recente do LS na Nanda Internacional (NANDA-I) reforça a importância e a necessidade de se trabalhar aspectos teóricos e práticos sobre o LS, sobretudo sob a ótica da ciência da Enfermagem. Dessa forma teorizar sobre a temática em questão propicia um arcabouço de conhecimento para fortalecer a enfermagem enquanto disciplina e ciência, além de fornecer limites para atuação profissional com base nos preceitos éticos e norteadores da prática profissional. Estudos de TMA têm sido desenvolvidos no sentido de apoiar e contribuir com o desenvolvimento da NANDA-I de modo a clarificar conceitos ou até mesmo inserir diagnósticos ainda não contemplados. Este estudo objetiva desenvolver uma Teoria de Médio Alcance para o Letramento em Saúde Prejudicado. Trata-se de um estudo metodológico de proposta diagnóstica para o Letramento em Saúde Prejudicado a partir do desenvolvimento de uma TMA. Dessa forma, o estudo foi realizado em duas etapas, a saber: 1)Validade Teórico-Causal para o desenvolvimento da TMA para Letramento em Saúde Prejudicado e 2)Análise de conteúdo por juízes da proposta de diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Prejudicado. A validade teórico-causal foi operacionalizada a partir de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida em cinco fontes de dados, a saber: Scopus, Web of Science, Lilacs, Medline e Science Direct. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 78 estudos compuseram a amostra final da primeira etapa. A análise de conteúdo por juízes ocorreu mediante a participação de 44 juízes segundo critérios previamente estabelecidos, cuja proposição diagnóstica construída a partir da validade teórico causal foi refinada segundo critérios de relevância, clareza e precisão avaliados. Para análise descritiva de caracterização dos participantes, foram consideradas as frequências, medidas do centro de distribuição e suas variabilidades. Foi aplicado o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificação da normalidade dos casos. Realizou análise estatística de cálculo do IVC para identificar a proporção dos juízes que consideram o instrumento com seus respectivos indicadores clínicos e fatores etiológicos, adequado. Este estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (ANEXO A) com número 4.745.373 e CAAE 46968421.4.0000.5537. Na primeira etapa, a TMA permitiu a identificação de 14 fatores etiológicos, oito características definidoras, duas populações em risco e três condições associadas. Ademais, possibilitou serem construídas nove proposições e estabelecidas as relações causais entre o fenômeno e a prática clínica além da construção do pictograma. Na segunda etapa, os juízes consideraram a proposição diagnóstica adequada, sendo considerados 15 fatores etiológicos, oito características definidoras, quatro condições associadas e cinco populações em risco. Concluiu-se que o desenvolvimento da TMA possibilitou a construção de um diagnóstico com foco no problema até o momento, inexistente na taxonomia NANDA-I, considerado válido pelos especialistas, a partir da análise de conteúdo.
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A pesquisa coaduna com a tendência de estudos a nível mundial quanto ao incentivo de investigações científicas por considerar o Letramento em Saúde (LS) como elemento essencial para o cuidado e melhoria da capacidade de resposta do indivíduo sobre o seu estado de saúde. A inclusão recente do LS na Nanda Internacional (NANDA-I) reforça a importância e a necessidade de se trabalhar aspectos teóricos e práticos sobre o LS, sobretudo sob a ótica da ciência da Enfermagem. Dessa forma teorizar sobre a temática em questão propicia um arcabouço de conhecimento para fortalecer a enfermagem enquanto disciplina e ciência, além de fornecer limites para atuação profissional com base nos preceitos éticos e norteadores da prática profissional. Estudos de TMA têm sido desenvolvidos no sentido de apoiar e contribuir com o desenvolvimento da NANDA-I de modo a clarificar conceitos ou até mesmo inserir diagnósticos ainda não contemplados. Este estudo objetiva desenvolver uma Teoria de Médio Alcance para o Letramento em Saúde Prejudicado. Trata-se de um estudo metodológico de proposta diagnóstica para o Letramento em Saúde Prejudicado a partir do desenvolvimento de uma TMA. Dessa forma, o estudo foi realizado em duas etapas, a saber: 1)Validade Teórico-Causal para o desenvolvimento da TMA para Letramento em Saúde Prejudicado e 2)Análise de conteúdo por juízes da proposta de diagnóstico de enfermagem Letramento em Saúde Prejudicado. A validade teórico-causal foi operacionalizada a partir de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida em cinco fontes de dados, a saber: Scopus, Web of Science, Lilacs, Medline e Science Direct. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 78 estudos compuseram a amostra final da primeira etapa. 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The research is consistent with the trend of studies worldwide regarding the encouragement of scientific investigations by considering Health Literacy (HL) as an essential element for the care and improvement of the individual's ability to respond to their health status. The recent inclusion of the SL in Nanda International (NANDA-I) reinforces the importance and the need to work on theoretical and practical aspects of the SL, especially from the perspective of Nursing science. In this way, theorizing on the subject in question provides a framework of knowledge to strengthen nursing as a discipline and science, in addition to providing limits for professional performance based on ethical precepts and guidelines for professional practice. TMA studies have been developed in order to support and contribute to the development of NANDA-I in order to clarify concepts or even insert diagnoses not yet covered. This study aims to develop a Middle Range Theory for Impaired Health Literacy. This is a methodological study of a diagnostic proposal for Impaired Health Literacy from the development of a TMA. Thus, the study was carried out in two stages, namely: 1) Theoretical-Causal Validity for the development of the TMA for Impaired Health Literacy and 2) Content analysis by judges of the proposed nursing diagnosis Impaired Health Literacy. The theoretical-causal validity was operationalized from an integrative literature review, developed in five data sources, namely: SCOPUS, WEB OF SCIENCE, LILACS, MEDLINE and SCIENCE DIRECT. After applying the inclusion and exclusion criteria, 78 studies made up the final sample of the first stage. The content analysis by judges took place through the participation of 44 judges according to previously established criteria, whose diagnostic proposition constructed from the causal theoretical validity was refined according to criteria of relevance, clarity and precision evaluated. For the descriptive analysis of the characterization of the participants, the frequencies, measures of the distribution center and their variability were considered. The Kolmogorov-Smirnov test was applied to verify the normality of the cases. A statistical analysis was performed to calculate the CVI to identify the proportion of judges who consider the instrument with its respective clinical indicators and etiological factors to be adequate. This study obtained a favorable opinion from the Research Ethics Committee (CEP) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) (ANNEX A) with number 4,745,373 and CAAE 46968421.4.0000.5537. In the first stage, 14 etiological factors, eight defining characteristics, two populations at risk and three associated conditions were identified. The TMA made it possible to construct nine propositions and establish causal relationships between the phenomenon and clinical practice, in addition to the construction of the pictogram. In the second stage, the judges considered the diagnostic proposal adequate, considering 15 etiological factors, eight defining characteristics, four associated conditions and five populations at risk. It was concluded that the development of the TMA enabled the construction of a diagnosis focused on the problem until now, non-existent in the NANDA-I taxonomy, which was considered valid by the specialists, based on the content analysis.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMDiagnóstico de enfermagemLetramento em saúdeTeoria de enfermagemTerminologia padronizada em enfermagemDesenvolvimento de teoria de médio alcance de enfermagem para letramento em saúde prejudicadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentoteoriamedio_Silva_2022.pdfapplication/pdf2372676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49901/1/Desenvolvimentoteoriamedio_Silva_2022.pdfc7b6b53d2d792dd113b02e28f1b4b3aaMD51123456789/499012022-11-25 18:05:22.014oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49901Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-25T21:05:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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