Evasão discente no ensino superior: o caso da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena Neta, Natalia dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57495
Resumo: O movimento de ampliação do acesso ao ensino superior vem acompanhado de uma preocupação com a permanência desses estudantes e com a obtenção de seus diplomas de graduação, tendo em vista que a evasão representa prejuízo nos mais variados aspectos. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar a evasão de alunos do ensino superior e desenvolver um modelo preditivo do risco de evasão do aluno de graduação da UFRN. Para alcançar isto foi realizada uma pesquisa explicativa com uma abordagem quantitativa, a partir de dados disponibilizados pela Superintendência de Tecnologia da Informação desta universidade. Para o desenvolvimento do modelo foram utilizados Algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionado. Como resultado, foi desenvolvido um modelo de previsão baseado em árvores que explica a evasão em relação ao cenário da UFRN em média de 76%.Observou-se, ainda, que o número de reprovações foi a variável com maior efeito na evasão, segundo o modelo selecionado. Por fim, constatou-se que a análise foi limitada pela disponibilização de um conjunto de informações insuficiente, ensejando melhor organização e disponibilização dos dados pela instituição.
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