Práticas sustentáveis no desenvolvimento da atividade turística sustentável: um estudo de caso no Geoparque Seridó - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Henrique Bezerril de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50858
Resumo: A investigação sobre as práticas e ações sustentáveis do Geoparque Seridó (GS) emerge na discussão a respeito da sustentabilidade pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, levando em consideração que a busca por tais ODS prevalece como um objetivo mundial em prol de um planeta melhor para as gerações presentes e futuras, surgem os elementos e práticas sobre a geodiversidade, bem como os geoparques como relevante fator para consecução da agenda 2030. O presente estudo tem como objetivo geral compreender as práticas sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento da atividade turística sustentável do GS, considerando especificamente: identificar as práticas sustentáveis desenvolvidas no GS; analisar as práticas sustentáveis a partir da percepção da gestão do GS, artesãos, guias de turismo e condutores locais; e discutir sobre as práticas sustentáveis do GS no contexto da atividade turística sustentável. O estudo desenvolvido constitui-se de natureza interpretativista, sendo uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, e estudo de caso como delineamento a partir de um roteiro turístico executado no GS. Para a coleta de dados foi realizada entrevistas semiestruturadas, coleta de falas de entrevistas na internet e pesquisa bibliográfica. Assim, foram entrevistados atores locais relacionados à atividade turística do território estudado, bem como representante da gestão do geoparque e turistas. Para o tratamento dos dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Como resultados do estudo foi identificada diversas práticas, ações e atividades educacionais que são realizadas com o intuito de conservar e preservar o patrimônio geológico do GS por meio da educação e do turismo: como palestras para alunos de escolas públicas e privadas, formação de guias mirins, macro projeto, oficinas, proteção aos geossítios, estruturas de madeiras para acesso de turistas, leis municipais, mapas conceituais, mascotes, aplicações tecnológicas, cursos, capacitações para guias, placas de educação ambiental, trilhas educativas, eventos, geoprodutos, associação de mulheres, guiamentos com vista a sensibilizar o turista e parcerias com empresas de turismo. Constatou-se que são práticas e ações sustentáveis que visam envolver a comunidade na sensação de pertencimento para com o GS, onde o turismo está relacionado, bem como aquelas práticas que inserem a comunidade diretamente com a atividade turística. Evidenciou-se que a relação dos atores locais com o turismo é baseada na educação ambiental de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do território do GS a partir das experiências turísticas com os geoprodutos, isto posto, contribui para atividade turística do GS ser pautada do desenvolvimento humano dos turistas que experienciam o que o território oferece, auxiliando em novos aprendizados e mudança de comportamento.
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Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50858A investigação sobre as práticas e ações sustentáveis do Geoparque Seridó (GS) emerge na discussão a respeito da sustentabilidade pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, levando em consideração que a busca por tais ODS prevalece como um objetivo mundial em prol de um planeta melhor para as gerações presentes e futuras, surgem os elementos e práticas sobre a geodiversidade, bem como os geoparques como relevante fator para consecução da agenda 2030. O presente estudo tem como objetivo geral compreender as práticas sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento da atividade turística sustentável do GS, considerando especificamente: identificar as práticas sustentáveis desenvolvidas no GS; analisar as práticas sustentáveis a partir da percepção da gestão do GS, artesãos, guias de turismo e condutores locais; e discutir sobre as práticas sustentáveis do GS no contexto da atividade turística sustentável. O estudo desenvolvido constitui-se de natureza interpretativista, sendo uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, e estudo de caso como delineamento a partir de um roteiro turístico executado no GS. Para a coleta de dados foi realizada entrevistas semiestruturadas, coleta de falas de entrevistas na internet e pesquisa bibliográfica. Assim, foram entrevistados atores locais relacionados à atividade turística do território estudado, bem como representante da gestão do geoparque e turistas. Para o tratamento dos dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Como resultados do estudo foi identificada diversas práticas, ações e atividades educacionais que são realizadas com o intuito de conservar e preservar o patrimônio geológico do GS por meio da educação e do turismo: como palestras para alunos de escolas públicas e privadas, formação de guias mirins, macro projeto, oficinas, proteção aos geossítios, estruturas de madeiras para acesso de turistas, leis municipais, mapas conceituais, mascotes, aplicações tecnológicas, cursos, capacitações para guias, placas de educação ambiental, trilhas educativas, eventos, geoprodutos, associação de mulheres, guiamentos com vista a sensibilizar o turista e parcerias com empresas de turismo. Constatou-se que são práticas e ações sustentáveis que visam envolver a comunidade na sensação de pertencimento para com o GS, onde o turismo está relacionado, bem como aquelas práticas que inserem a comunidade diretamente com a atividade turística. Evidenciou-se que a relação dos atores locais com o turismo é baseada na educação ambiental de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do território do GS a partir das experiências turísticas com os geoprodutos, isto posto, contribui para atividade turística do GS ser pautada do desenvolvimento humano dos turistas que experienciam o que o território oferece, auxiliando em novos aprendizados e mudança de comportamento.The investigation of sustainable practices and actions of the “Geopark Seridó” (GS) emerges in the discussion about sustainability based on the Sustainable Development Goals (SDGs) from the 2030 Agenda of the United Nations (UN). Thus, taking into account that the search for such SDGs prevails as a global objective in favor of a better planet for present and future generations, elements and practices on geodiversity emerge, as well as geoparks as a relevant factor for achieving the 2030 Agenda. This study has the general objective of understanding the sustainable practices that contribute to the development of sustainable tourism activity of the GS, specifically considering: identifying the sustainable practices developed in the GS; analyzing sustainable practices from the perception of GS management, artisans, tour guides, and local drivers; and discussing the sustainable practices of GS in the context of sustainable tourism. The study developed has an interpretive nature, which appears as an exploratory research with a qualitative approach, and a case study as a delineation from a tourist itinerary carried out in the GS. For data collection, semi-structured interviews, collection of speeches from interviews on the internet, and bibliographic research were carried out. That being so, local actors related to the tourist activity of the studied territory were interviewed, as well as a representative of the geopark management and tourists. For data processing, the content analysis technique was used. As a result of the study, several practices, actions, and educational activities were identified, which are carried out with the aim of conserving and preserving the geological heritage of the GS through education and tourism, such as lectures for students from public and private schools; training of young guides; macro project; workshops; protection of geosites; wooden structures for tourist access; municipal laws; conceptual maps; mascots; technological applications; courses; training for guides; environmental education signs; educational trails; events; geoproducts; women's association; guides to sensitize tourists; and partnerships with tourism companies. It was found that these are sustainable practices and actions that aim to involve the community in the sense of belonging to the GS, where tourism is related, as well as those practices that insert the community directly with the tourist activity. It was evidenced that the relationship of local actors with tourism is based on environmental education in order to contribute to the sustainable development of the GS territory from the tourist experiences with geoproducts, that said, it contributes to the GS tourist activity being guided by the human development of tourists who experience what the territory offers, facilitating new learning and behavior change.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismo sustentávelPráticas sustentáveisGeoparque SeridóTerritórioEducação ambientalPráticas sustentáveis no desenvolvimento da atividade turística sustentável: um estudo de caso no Geoparque Seridó - BrasilSustainable practices in the development of sustainable tourism activity: a case study in the “Geopark Seridó” - Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticassustentaveisdesenvolvimento_Lima_2022.pdfapplication/pdf2722381https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50858/1/Praticassustentaveisdesenvolvimento_Lima_2022.pdfd699178afbd57f5dc6782c6512a182d2MD51123456789/508582023-01-05 16:05:56.867oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50858Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-05T19:05:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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