Crianças e espaços públicos: a percepção da infância como subsídio para transformar áreas com vulnerabilidade socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Clarissa Freitas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57883
Resumo: As configurações dos espaços frequentados pelas crianças, as oportunidades que estes oferecem e as interações sociais que ali acontecem influenciam o desenvolvimento infantil e permanecem na memória dos adultos. Por outro lado, a desigualdade social gera lacunas na garantia dos direitos básicos das pessoas não favorecidas socioeconomicamente, dificultando seu acesso a muitos espaços e serviços. Assim, pressupondo-se que entender a percepção infantil pode promover oportunidades para a incorporação de novos conhecimentos ao planejamento das cidades, questiona-se: que espaços públicos são frequentados/utilizados por crianças moradoras de áreas em situações de vulnerabilidade socioeconômica? Quais destes lugares permanecem presentes em suas memórias (e como)? Que características devem ter os espaços públicos localizados em áreas vulneráveis para que as crianças se apropriem deles e os convertam em lugares de bem-estar, capazes de eliciar boas memórias da cidade? A pesquisa foi alicerçada na Psicologia Ambiental e em conceitos, como percepção ambiental, apropriação do espaço, identidade de lugar, vinculação ao lugar e ambientes restauradores. Pressupondo-se que, em geral, nossas cidades não dispõem de muitos locais que sejam adequados ao uso, reforcem sensações de segurança e restauração (física e psicológica) e promovam memórias positivas da cidade, notadamente em áreas socioeconomicamente vulneráveis, a hipótese de pesquisa indica que, como as crianças em situação de pobreza se apropriam de lugares pouco propícios ao seu desenvolvimento saudável, conhecer suas percepções e memórias pode subsidiar propostas de equipamentos voltados para o atendimento das necessidades desta população. A tese se aproximou desta realidade por meio de um estudo na cidade de Fortaleza, Ceará, tendo como recorte espacial a Comunidade Dom Hélder Câmara, localizada na Praia do Futuro. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a apropriação desta área vulnerável com base nas percepções de crianças que ali vivem atualmente e nas memórias de pessoas que moraram no local na infância, a fim de elaborar indicativos para melhorar a qualidade de vida desta população. A investigação empírica teve abordagem qualitativa e recorreu a multimétodos por meio de questionários, mapas de emoções, poema dos desejos, diário de campo, entrevistas estruturadas e semiestruturadas. Participaram da investigação: (i) crianças atualmente moradoras da comunidade; (ii) adultos responsáveis pelas crianças participantes e que viveram no local durante a infância; (iii) técnicos/especialistas que estudam ou trabalham a realidade de crianças em situação de pobreza na cidade. A sistematização das questões emergentes evidenciou a relação entre problemas socioambientais, econômicos e políticos inerentes àquele contexto e possibilitou a indicação de caminhos a considerar em seu enfrentamento, com potencial para contribuir com políticas públicas no setor. Ressalta-se a importância de não apenas contar com a resiliência da população, mas, sobretudo, facilitar o acesso da infância ao usufruto de direitos essenciais, incluindo um ambiente capaz de proporcionar dignidade e qualidade de vida para todos.
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Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57883As configurações dos espaços frequentados pelas crianças, as oportunidades que estes oferecem e as interações sociais que ali acontecem influenciam o desenvolvimento infantil e permanecem na memória dos adultos. Por outro lado, a desigualdade social gera lacunas na garantia dos direitos básicos das pessoas não favorecidas socioeconomicamente, dificultando seu acesso a muitos espaços e serviços. Assim, pressupondo-se que entender a percepção infantil pode promover oportunidades para a incorporação de novos conhecimentos ao planejamento das cidades, questiona-se: que espaços públicos são frequentados/utilizados por crianças moradoras de áreas em situações de vulnerabilidade socioeconômica? Quais destes lugares permanecem presentes em suas memórias (e como)? Que características devem ter os espaços públicos localizados em áreas vulneráveis para que as crianças se apropriem deles e os convertam em lugares de bem-estar, capazes de eliciar boas memórias da cidade? A pesquisa foi alicerçada na Psicologia Ambiental e em conceitos, como percepção ambiental, apropriação do espaço, identidade de lugar, vinculação ao lugar e ambientes restauradores. Pressupondo-se que, em geral, nossas cidades não dispõem de muitos locais que sejam adequados ao uso, reforcem sensações de segurança e restauração (física e psicológica) e promovam memórias positivas da cidade, notadamente em áreas socioeconomicamente vulneráveis, a hipótese de pesquisa indica que, como as crianças em situação de pobreza se apropriam de lugares pouco propícios ao seu desenvolvimento saudável, conhecer suas percepções e memórias pode subsidiar propostas de equipamentos voltados para o atendimento das necessidades desta população. A tese se aproximou desta realidade por meio de um estudo na cidade de Fortaleza, Ceará, tendo como recorte espacial a Comunidade Dom Hélder Câmara, localizada na Praia do Futuro. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a apropriação desta área vulnerável com base nas percepções de crianças que ali vivem atualmente e nas memórias de pessoas que moraram no local na infância, a fim de elaborar indicativos para melhorar a qualidade de vida desta população. A investigação empírica teve abordagem qualitativa e recorreu a multimétodos por meio de questionários, mapas de emoções, poema dos desejos, diário de campo, entrevistas estruturadas e semiestruturadas. Participaram da investigação: (i) crianças atualmente moradoras da comunidade; (ii) adultos responsáveis pelas crianças participantes e que viveram no local durante a infância; (iii) técnicos/especialistas que estudam ou trabalham a realidade de crianças em situação de pobreza na cidade. A sistematização das questões emergentes evidenciou a relação entre problemas socioambientais, econômicos e políticos inerentes àquele contexto e possibilitou a indicação de caminhos a considerar em seu enfrentamento, com potencial para contribuir com políticas públicas no setor. Ressalta-se a importância de não apenas contar com a resiliência da população, mas, sobretudo, facilitar o acesso da infância ao usufruto de direitos essenciais, incluindo um ambiente capaz de proporcionar dignidade e qualidade de vida para todos.The configurations of the spaces frequented by children, the opportunities they offer and the social interactions that take place there influence child development and remain in the memory of adults. On the other hand, social inequality creates gaps in guaranteeing the basic rights of socioeconomically disadvantaged people, making it difficult for them to access many spaces and services. Thus, if understanding children's perception can promote opportunities for incorporating new knowledge into city planning, the question is: What public spaces are frequented/used by children living in areas in situations of socioeconomic vulnerability? Which of these places remain present in your memories (and how)? What characteristics should public spaces located in vulnerable areas have so that children can take advantage of them and convert them into places of well-being, capable of eliciting good memories of the city? The research will be based on Environmental Psychology, and concepts such as environmental perception, appropriation of space, place identity, attachment to place and restorative environments. Assuming that, in general, our cities do not have many places that are suitable for use, reinforce feelings of security and restoration (physical and psychological), and promote positive memories of the city, notably in socioeconomically vulnerable areas, the research hypothesis indicates that, as children in situations of poverty appropriate places that are not conducive to their healthy development, knowing their perceptions and memories can support proposals for equipment aimed at meeting the needs of this population. The thesis approached this reality through a study in the city of Fortaleza, Ceará, with the Dom Hélder Câmara Community, located in Praia do Futuro, as its spatial focus. The general objective of the research was to understand the appropriation of this vulnerable area based on the perceptions of children who currently live there and the memories of people who lived there as children, in order to develop indicators to improve the quality of life of this population. The empirical investigation had a qualitative approach, and used multimethods, through questionnaires, emotion maps, wish poems, field diaries, structured and semi-structured interviews. The following participated in the investigation: (i) children currently living in the community; (ii) adults responsible for the participating children and who lived there during their childhood; (iii) technicians/specialists who study or work on the reality of children in poverty in the city. The systematization of emerging issues highlighted the relationship between socio-environmental, economic and political problems inherent to that context, and made it possible to indicate paths to consider in tackling them, with the potential to contribute to public policies in the sector. The importance of not only relying on the resilience of the population is highlighted, but, above all, facilitating children's access to the enjoyment of essential rights, including an environment capable of providing dignity and quality of life for all.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOCriançasCidadesVulnerabilidade socioambientalApropriação do espaçoCrianças e espaços públicos: a percepção da infância como subsídio para transformar áreas com vulnerabilidade socioambientalChildren and public spaces: the perception of childhood as subsidy to transform areas with socio-environmental vulnerabilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCriancasespacospublicos_Andrade_2023.pdfapplication/pdf5297648https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57883/1/Criancasespacospublicos_Andrade_2023.pdf20e68d86ee1075a38db5436c285e37a6MD51123456789/578832024-03-18 17:41:55.628oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57883Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-18T20:41:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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