Análise da distribuição de momento fletor devido a carga móvel em pontes curvas de concreto armado
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23445 |
Resumo: | A análise estrutural de pontes com geometria longitudinal curva apresenta maior complexidade do que as retas, devido ao acoplamento entre o momento fletor e o momento de torção, levando a necessidade de utilizar elementos estruturais que transmitam esses esforços com eficiência. Os estudos sobre o comportamento estrutural de pontes curvas ainda precisam de uma maior quantidade de contribuições, por isso, o objetivo principal desse trabalho é realizar um estudo paramétrico sobre a distribuição de momento fletor devido a carga móvel em pontes com traçado longitudinal curvo no plano horizontal, na posição longitudinal mais crítica a estrutura. Portanto, foram utilizados modelos analíticos de cálculo referentes ao Método V-Load e ao Método M/R, bem como foram construídos 15 modelos numéricos utilizando o MEF por meio do programa CSiBridge V17. Todos os estudos foram realizados com as cargas móveis referentes ao TB-450 definido pela NBR 7188:2013. Os cálculos revelaram que os fatores de distribuição de momento fletor (FDMF) aumentam com a redução do raio de curvatura para as longarinas e/ou septos externos a curva. Além disso, nas pontes com longarinas curvas foi detectada uma distribuição mais igualitária de momento fletor do que nas pontes com longarinas retas, o que também foi constatado através da inserção de transversinas de apoio. Por fim, na análise dos métodos analíticos, foram obtidos resultados superestimados de FDMF tanto para o V-load quanto para o M/R em relação as análises via MEF. |
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Os estudos sobre o comportamento estrutural de pontes curvas ainda precisam de uma maior quantidade de contribuições, por isso, o objetivo principal desse trabalho é realizar um estudo paramétrico sobre a distribuição de momento fletor devido a carga móvel em pontes com traçado longitudinal curvo no plano horizontal, na posição longitudinal mais crítica a estrutura. Portanto, foram utilizados modelos analíticos de cálculo referentes ao Método V-Load e ao Método M/R, bem como foram construídos 15 modelos numéricos utilizando o MEF por meio do programa CSiBridge V17. Todos os estudos foram realizados com as cargas móveis referentes ao TB-450 definido pela NBR 7188:2013. Os cálculos revelaram que os fatores de distribuição de momento fletor (FDMF) aumentam com a redução do raio de curvatura para as longarinas e/ou septos externos a curva. Além disso, nas pontes com longarinas curvas foi detectada uma distribuição mais igualitária de momento fletor do que nas pontes com longarinas retas, o que também foi constatado através da inserção de transversinas de apoio. Por fim, na análise dos métodos analíticos, foram obtidos resultados superestimados de FDMF tanto para o V-load quanto para o M/R em relação as análises via MEF.The structural analysis of bridges with curved longitudinal geometry presents greater complexity than the straight due to the coupling between the bending moment and the torsion moment, leading to the need to use structural members that transmit these forces efficiently. The structural behavior of curved bridges still needs a greater amount of contributions, so the main objective of this work is to perform a parametric study of the live load bending moment distribution in horizontally curved bridges in plan, at the most critical longitudinal position of the structure. For this, analytical models were used through the V-Load Method and the M/R Method, as well as 15 numerical models were constructed using MEF through the software CSiBridge V17. All the studies were performed with live load called TB-450 defined by NBR 7188: 2013. Calculations revealed that bending moment distribution factor (BMDF) increased with radius of curvature reduction for the external curve girder. In addition, an improvement was found in the distribution of bending moment through the insertion of support transverse. In the bridges with curved girders a more uniform bending moment distribution was detected than bridges with straight girders. Finally, in the analysis of the analytical methods, overestimated FDMF results were obtained both for the V-load and for the M/R in relation to the MEF analyzes.porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILPontes curvasCarga móvelAnálise estruturalDistribuição de momento fletorAnálise da distribuição de momento fletor devido a carga móvel em pontes curvas de concreto armadoLive load bending moment distribution analysis in curved reinforced concrete bridgesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdfArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdfapplication/pdf4657546https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23445/1/ArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdfac90aa60e2cff5f0e7a91d47fc940658MD51TEXTArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdf.txtArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain242481https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23445/4/ArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdf.txt188780e86a9c58a42e588e834ba209d2MD54THUMBNAILArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdf.jpgArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2855https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23445/5/ArthurDaSilvaReboucas_DISSERT.pdf.jpga23d139cd5b55a1309cfcd531b7d4f1bMD55123456789/234452017-11-05 01:07:25.85oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23445Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T04:07:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A análise estrutural de pontes com geometria longitudinal curva apresenta maior complexidade do que as retas, devido ao acoplamento entre o momento fletor e o momento de torção, levando a necessidade de utilizar elementos estruturais que transmitam esses esforços com eficiência. Os estudos sobre o comportamento estrutural de pontes curvas ainda precisam de uma maior quantidade de contribuições, por isso, o objetivo principal desse trabalho é realizar um estudo paramétrico sobre a distribuição de momento fletor devido a carga móvel em pontes com traçado longitudinal curvo no plano horizontal, na posição longitudinal mais crítica a estrutura. Portanto, foram utilizados modelos analíticos de cálculo referentes ao Método V-Load e ao Método M/R, bem como foram construídos 15 modelos numéricos utilizando o MEF por meio do programa CSiBridge V17. Todos os estudos foram realizados com as cargas móveis referentes ao TB-450 definido pela NBR 7188:2013. Os cálculos revelaram que os fatores de distribuição de momento fletor (FDMF) aumentam com a redução do raio de curvatura para as longarinas e/ou septos externos a curva. Além disso, nas pontes com longarinas curvas foi detectada uma distribuição mais igualitária de momento fletor do que nas pontes com longarinas retas, o que também foi constatado através da inserção de transversinas de apoio. Por fim, na análise dos métodos analíticos, foram obtidos resultados superestimados de FDMF tanto para o V-load quanto para o M/R em relação as análises via MEF. |
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