A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032 |
Resumo: | The awareness of the difficulty which pupils, in general have in understanding the concept and operations with Rational numbers, it made to develop this study which searches to collaborate for such understanding. Our intuition was to do with that the pupils of the Education of Young and Adults, with difficulty in understanding the Rational numbers, feel included in the learning-teaching process of mathematics. It deals with a classroom research in a qualitative approach with analysis of the activities resolved for a group of pupils in classroom of a municipal school of Natal. For us elaborate such activities we accomplished the survey difficulties and obstacles that the pupils experience, when inserted in the learning-teaching process of the Rational numbers. The results indicate that the sequence of activities applied in classroom collaborated so that the pupils to overcome some impediments in the learning of this numbers |
id |
UFRN_09de58a6fd1c292f65682ada67e3ea59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16032 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Tácio Vitaliano dahttp://lattes.cnpq.br/9945721468897540Morey, Bernadete Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491Dezotti, Cláudia Helenahttp://lattes.cnpq.br/5696610183846775Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Brito, Arlete de Jesus2014-12-17T15:04:48Z2008-02-142014-12-17T15:04:48Z2007-04-26SILVA, Tácio Vitaliano da. A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032The awareness of the difficulty which pupils, in general have in understanding the concept and operations with Rational numbers, it made to develop this study which searches to collaborate for such understanding. Our intuition was to do with that the pupils of the Education of Young and Adults, with difficulty in understanding the Rational numbers, feel included in the learning-teaching process of mathematics. It deals with a classroom research in a qualitative approach with analysis of the activities resolved for a group of pupils in classroom of a municipal school of Natal. For us elaborate such activities we accomplished the survey difficulties and obstacles that the pupils experience, when inserted in the learning-teaching process of the Rational numbers. The results indicate that the sequence of activities applied in classroom collaborated so that the pupils to overcome some impediments in the learning of this numbersA consciência da dificuldade que alunos, em geral, têm em compreender o conceito e operações com Números Racionais, nos fez desenvolver este estudo que busca colaborar para tal compreensão. Nosso intuito foi fazer com que os alunos da Educação de Jovens e Adultos, com dificuldade em compreender os Números Racionais, sintam-se inclusos no processo ensinoaprendizagem de matemática. Trata-se de uma pesquisa em sala de aula, numa abordagem qualitativa com análise das atividades resolvidas por um grupo de alunos, em sala de aula de uma escola municipal de Natal. Para elaborarmos tais atividades, realizamos o levantamento de dificuldades e obstáculos que os alunos têm, quando inseridos no processo de ensinoaprendizagem dos Números Racionais. Os resultados indicam que a seqüência de atividades aplicadas em sala de aula colaboraram para que os alunos superassem alguns entraves na aprendizagem destes númerosapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaNúmeros RacionaisEducação MatemáticaConceitoRational NumbersMathematical EducationConceptCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTacioVS.pdfapplication/pdf1674095https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/1/TacioVS.pdfd9c147d25ee2ae51bde593f7d628ca51MD51TEXTTacioVS.pdf.txtTacioVS.pdf.txtExtracted texttext/plain177178https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/6/TacioVS.pdf.txt905ddda685bfca3dd629ecb2e4de31b8MD56THUMBNAILTacioVS.pdf.jpgTacioVS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2029https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/7/TacioVS.pdf.jpga569f4745ee3ae75b9c39f16923f77fbMD57123456789/160322017-11-02 10:16:21.377oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16032Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:16:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula |
title |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula |
spellingShingle |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula Silva, Tácio Vitaliano da Números Racionais Educação Matemática Conceito Rational Numbers Mathematical Education Concept CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula |
title_full |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula |
title_fullStr |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula |
title_sort |
A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula |
author |
Silva, Tácio Vitaliano da |
author_facet |
Silva, Tácio Vitaliano da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9945721468897540 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Dezotti, Cláudia Helena |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5696610183846775 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tácio Vitaliano da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Arlete de Jesus |
contributor_str_mv |
Brito, Arlete de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números Racionais Educação Matemática Conceito |
topic |
Números Racionais Educação Matemática Conceito Rational Numbers Mathematical Education Concept CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rational Numbers Mathematical Education Concept |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The awareness of the difficulty which pupils, in general have in understanding the concept and operations with Rational numbers, it made to develop this study which searches to collaborate for such understanding. Our intuition was to do with that the pupils of the Education of Young and Adults, with difficulty in understanding the Rational numbers, feel included in the learning-teaching process of mathematics. It deals with a classroom research in a qualitative approach with analysis of the activities resolved for a group of pupils in classroom of a municipal school of Natal. For us elaborate such activities we accomplished the survey difficulties and obstacles that the pupils experience, when inserted in the learning-teaching process of the Rational numbers. The results indicate that the sequence of activities applied in classroom collaborated so that the pupils to overcome some impediments in the learning of this numbers |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-14 2014-12-17T15:04:48Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Tácio Vitaliano da. A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032 |
identifier_str_mv |
SILVA, Tácio Vitaliano da. A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/1/TacioVS.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/6/TacioVS.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/7/TacioVS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9c147d25ee2ae51bde593f7d628ca51 905ddda685bfca3dd629ecb2e4de31b8 a569f4745ee3ae75b9c39f16923f77fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117884805120000 |