A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tácio Vitaliano da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032
Resumo: The awareness of the difficulty which pupils, in general have in understanding the concept and operations with Rational numbers, it made to develop this study which searches to collaborate for such understanding. Our intuition was to do with that the pupils of the Education of Young and Adults, with difficulty in understanding the Rational numbers, feel included in the learning-teaching process of mathematics. It deals with a classroom research in a qualitative approach with analysis of the activities resolved for a group of pupils in classroom of a municipal school of Natal. For us elaborate such activities we accomplished the survey difficulties and obstacles that the pupils experience, when inserted in the learning-teaching process of the Rational numbers. The results indicate that the sequence of activities applied in classroom collaborated so that the pupils to overcome some impediments in the learning of this numbers
id UFRN_09de58a6fd1c292f65682ada67e3ea59
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16032
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Tácio Vitaliano dahttp://lattes.cnpq.br/9945721468897540Morey, Bernadete Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491Dezotti, Cláudia Helenahttp://lattes.cnpq.br/5696610183846775Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Brito, Arlete de Jesus2014-12-17T15:04:48Z2008-02-142014-12-17T15:04:48Z2007-04-26SILVA, Tácio Vitaliano da. A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032The awareness of the difficulty which pupils, in general have in understanding the concept and operations with Rational numbers, it made to develop this study which searches to collaborate for such understanding. Our intuition was to do with that the pupils of the Education of Young and Adults, with difficulty in understanding the Rational numbers, feel included in the learning-teaching process of mathematics. It deals with a classroom research in a qualitative approach with analysis of the activities resolved for a group of pupils in classroom of a municipal school of Natal. For us elaborate such activities we accomplished the survey difficulties and obstacles that the pupils experience, when inserted in the learning-teaching process of the Rational numbers. The results indicate that the sequence of activities applied in classroom collaborated so that the pupils to overcome some impediments in the learning of this numbersA consciência da dificuldade que alunos, em geral, têm em compreender o conceito e operações com Números Racionais, nos fez desenvolver este estudo que busca colaborar para tal compreensão. Nosso intuito foi fazer com que os alunos da Educação de Jovens e Adultos, com dificuldade em compreender os Números Racionais, sintam-se inclusos no processo ensinoaprendizagem de matemática. Trata-se de uma pesquisa em sala de aula, numa abordagem qualitativa com análise das atividades resolvidas por um grupo de alunos, em sala de aula de uma escola municipal de Natal. Para elaborarmos tais atividades, realizamos o levantamento de dificuldades e obstáculos que os alunos têm, quando inseridos no processo de ensinoaprendizagem dos Números Racionais. Os resultados indicam que a seqüência de atividades aplicadas em sala de aula colaboraram para que os alunos superassem alguns entraves na aprendizagem destes númerosapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaNúmeros RacionaisEducação MatemáticaConceitoRational NumbersMathematical EducationConceptCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTacioVS.pdfapplication/pdf1674095https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/1/TacioVS.pdfd9c147d25ee2ae51bde593f7d628ca51MD51TEXTTacioVS.pdf.txtTacioVS.pdf.txtExtracted texttext/plain177178https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/6/TacioVS.pdf.txt905ddda685bfca3dd629ecb2e4de31b8MD56THUMBNAILTacioVS.pdf.jpgTacioVS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2029https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/7/TacioVS.pdf.jpga569f4745ee3ae75b9c39f16923f77fbMD57123456789/160322017-11-02 10:16:21.377oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16032Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:16:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
title A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
spellingShingle A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
Silva, Tácio Vitaliano da
Números Racionais
Educação Matemática
Conceito
Rational Numbers
Mathematical Education
Concept
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
title_full A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
title_fullStr A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
title_full_unstemmed A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
title_sort A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula
author Silva, Tácio Vitaliano da
author_facet Silva, Tácio Vitaliano da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9945721468897540
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Dezotti, Cláudia Helena
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5696610183846775
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tácio Vitaliano da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Arlete de Jesus
contributor_str_mv Brito, Arlete de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Números Racionais
Educação Matemática
Conceito
topic Números Racionais
Educação Matemática
Conceito
Rational Numbers
Mathematical Education
Concept
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Rational Numbers
Mathematical Education
Concept
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The awareness of the difficulty which pupils, in general have in understanding the concept and operations with Rational numbers, it made to develop this study which searches to collaborate for such understanding. Our intuition was to do with that the pupils of the Education of Young and Adults, with difficulty in understanding the Rational numbers, feel included in the learning-teaching process of mathematics. It deals with a classroom research in a qualitative approach with analysis of the activities resolved for a group of pupils in classroom of a municipal school of Natal. For us elaborate such activities we accomplished the survey difficulties and obstacles that the pupils experience, when inserted in the learning-teaching process of the Rational numbers. The results indicate that the sequence of activities applied in classroom collaborated so that the pupils to overcome some impediments in the learning of this numbers
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-26
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-14
2014-12-17T15:04:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Tácio Vitaliano da. A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032
identifier_str_mv SILVA, Tácio Vitaliano da. A Compreensão da idéia do número racional e suas operações na EJA: uma forma de inclusão em sala de aula. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/1/TacioVS.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/6/TacioVS.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16032/7/TacioVS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9c147d25ee2ae51bde593f7d628ca51
905ddda685bfca3dd629ecb2e4de31b8
a569f4745ee3ae75b9c39f16923f77fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117884805120000